O tratamento restaurador atraumático (TRA) é um tratamento alternativo para a cárie dentária. A dentina cariada desmineralizada e insensível é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia.
Qual a indicação para a técnica de Tratamento Restaurador Atraumático?
A indicação das restaurações de ART são: dentes com lesões cariosas envolvendo dentina cuja abertura cavitária seja de no mínimo 1,6 mm ou que seja suficiente para utilização livremente do menor escavador3, ou que possam ser abertas com uso do opener ou do machado para esmalte, para permitir a introdução do menor ...
O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias, sendo caracterizada pela remoção parcial da dentina atingida pela cárie e selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.
O material de escolha para a técnica ART é o cimento ionômero de vidro (CIV), que representa uma evolução do cimento de silicato e policarboxílico, que era usado comumente na odontologia.
O que é ART? Instituída pela Lei 6496/77, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
A anotação de responsabilidade técnica (ART) é um documento obrigatório para a execução de serviços e obras feitas por engenheiros, arquitetos e profissionais das áreas de geologia, geografia, meteorologia e agronomia. A Lei 6.496/77 é o regimento que define todas as obrigações legais sobre a ART.
Apesar de se utilizar cimento de ionômero de vidro, o ART não é uma técnica provisória. Geralmente, utiliza-se um cimento ionomérico de alta viscosidade, que é mais resistente e duradouro. Além disso, a cavidade é limpa muito parecido com situações em que utilizamos as brocas.
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido nervoso semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo e preenchido com material obturador, selando o canal radicular.
Qual a diferença entre dentina infectada é afetada?
Como diferenciar dentina infectada de dentina afetada? A dentina infectada normalmente se apresenta úmida, muito amolecida e sem resistência para remoção, enquanto a dentina quando afetada, fica seca e resistente à remoção mecânica.
A Taxa Referencial, conhecida como TR, é uma taxa de juros de referência, ou seja, um indicador geral da economia brasileira. Por isso, é utilizada na hora de calcular o rendimento de determinadas aplicações financeiras, como títulos públicos e a Poupança.
O Registro de Responsabilidade Técnica é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um (a) responsável devidamente habilitado(a) e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades.
O documento é exigido na elaboração de projetos, consultoria, execução de obras e serviços, independentemente, do nível de atuação do profissional. Exigência válida também para o registro de desempenho de cargo ou função técnica em órgãos públicos ou empresas privadas.
A Anotação de Responsabilidade Técnica é um documento que ajuda a garantir que uma obra seja realizada com total segurança e qualidade, seguindo normas e padrões vigentes. De forma bem resumida, a ART é um selo de qualidade e comprometimento dos responsáveis técnicos pelo empreendimento.
Essa sigla se refere à Anotação de Responsabilidade Técnica, um documento emitido por profissionais da construção civil associados ao sistema Confea/Crea. Ele é utilizado durante obras ou serviços para identificar o responsável pela atividade.
A NBR 16.280 da ABNT estabelece que o síndico pode solicitar a apresentação do laudo técnico como ART ou RRT para obras e reparos que possam afetar a estrutura do prédio. Alguns exemplos que exigem a documentação são: Construção ou demolição de paredes e divisórias (cozinha americana ou porta, por exemplo);
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é uma forma de assegurar responsabilidade na qualidade e execução de uma obra. Ela existe para certificar que a edificação está segura perante os órgãos reguladores.
A Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, é um documento legal de extrema importância, que indica o responsável técnico por uma obra ou serviço realizado e dispõe sobre as responsabilidades das orientações técnicas presentes nos projetos de construção.