Tto — tratamento. Para finalizar, não poderíamos deixar de fora da nossa lista uma das siglas mais utilizadas entre os profissionais: tto. Na prática, ela significa tratamento e orienta aqueles que leem as prescrições sobre as formas corretas de atendimento ao enfermo relacionadas a seu caso.
A noradrenalina, também conhecida como norepinefrina, NOR, NA ou NE, é produzida pelas terminações nervosas pós-ganglionares simpáticas e, em menor quantidade, pelas células da medula adrenal.
Escrever PO como “dia pós-operatório” (1.o PO, 10.o PO) é inadequado por não expressar o período a que se refere (poderiam ser horas, dias, meses, anos pós-operatórios). Usa-se comumente DPO como sigla de dia pós-operatório. Subentende-se dia do período pós-operatório, expressão completa.
PT na enfermagem é a sigla para "Punção Venosa Periférica". Trata-se de um procedimento realizado por profissionais de enfermagem para acessar as veias periféricas do paciente, com o objetivo de administrar medicamentos, coletar amostras de sangue ou realizar transfusões.
"A Secretaria da Educação decidiu que vai usar essas siglas AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), é o que conhecemos como d.C (depois de Cristo) e a.C (antes de Cristo).
Hemodiálise (HD) é um tipo de diálise que filtra seu sangue fora de seu corpo utilizando uma máquina e um dialisador, que é como um filtro que atua como um rim artificial. Durante a hemodiálise (HD), a máquina de diálise remove uma pequena quantidade de seu sangue do seu corpo através de uma agulha ou cateter.
MSD é uma sigla utilizada na enfermagem que significa "Movimento de Saída do Domicílio". Essa expressão é utilizada para descrever o momento em que um paciente recebe alta hospitalar e retorna para sua residência.
Regime de Hospital-Dia é a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas.
O Espaço Económico Europeu (EEE) foi criado em 1994 para alargar as disposições do mercado interno da UE aos países da Zona Europeia de Comércio Livre (EFTA). As partes no EEE são a Noruega, a Islândia e o Listenstaine. A Suíça é membro da EFTA, mas não do EEE.
As pessoas foram assim identificadas: PPN — paciente de parto normal; PPC — paciente submetida a cesareana; E — enfermeira; AE — auxiliar de enfermagem; A1E — aluna de enfermagem.
Já as siglas BEG, LOTE, PA são abreviações de termos médicos muito utilizados no dia a dia, eles significam: BEG: bom estado geral, LOTE: lúcido, orientado no tempo e no espaço e PA: pressão arterial.
Código 4 (preto) – Vitima com sinais de óbito evidente. Os atendimentos liberados como CÓDIGO VERMELHO ( prioridade máxima no atendimento básico ) são atendimentos que devem ser realizados imediatamente com as viaturas disponíveis definidas em suas regiões de descentralização .
código azul: acionado quando um paciente entra em parada cardiorrespiratória; código amarelo: acionado quando existe qualquer sinal de alteração clínica em um paciente de risco; código vermelho: acionado para demandar o atendimento imediato em pacientes com estado crítico ou risco de morte.
O Código Amarelo Adulto consiste no reconhecimento precoce de mudanças agudas nos parâmetros vitais no paciente adulto, previamente estabelecidos, que permitirá ao enfermeiro, acionar o médico plantonista, agilizando o atendimento.
Via Retal: É a via na qual a introdução de medicamentos é realizada através do ânus, sob a forma de supositório, pomada ou creme e/ou clister medicamentoso (é a introdução de pequena quantidade de líquidos via retal, até 150ml, sendo que acima desta quantidade é chamado de enteroclisma ou lavagem intestinal).
Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.