O USB-C é uma evolução do USB 3.0, que se diferencia esteticamente do 2.0 pela cor azul, sendo, portanto, um USB 3.1 com um conector Tipo C. Ele é, teoricamente, duas vezes mais rápido que USB 3.0. Também é eletricamente compatível com o USB 3.0, embora, obviamente, não irá ligar fisicamente sem um adaptador.
O USB-C pode fornecer resolução de vídeo Ultra-HD 4K e transportar áudio também. Isto significa que pode carregar produtos de tamanho normal e transferir dados até 20 vezes mais rápido do que o USB 2.0 3, enquanto desfruta de uma experiência Ultra-HD 4K.
USB-C é o mais recente e todos os novos Smartphones Samsung vêm com portas USB-C . Esses cabos USB permitem transferência de dados em alta velocidade e um maior fluxo de energia, permitindo que seu celular carregue mais rápido. Os cabos USB-C também são reversíveis e podem ser conectados em qualquer posição.
USB-A. A forma retangular do USB-A foi o primeiro padrão USB. Em um cabo tradicional, o conector Tipo-A é conhecido como conector A-macho, que se conecta à entrada A-fêmea presentes em desktops, laptops, consoles de jogos, teclados, mouses e pen drives.
USB-B. O USB-B é um tipo raro de conector, ou seja, não é muito encontrado no mercado. O seu design é quadrado, com quatro pinos, sendo dois na parte inferior e dois na parte superior. O seu principal diferencial é que ele possibilita a transferência de dados mais veloz.
O USB-C é mais complicado do que você imagina. Assista antes de comprar um adaptador (e um notebook)
O que é cabo USB AB?
O cabo USB A+B 2.0 Universal é um tipo de cabo de conexão usado para conectar uma impressora a um computador ou outro dispositivo compatível. Possui um conector USB tipo A em uma extremidade e um conector USB tipo B na outra extremidade.
Entre os benefícios da adoção do USB-C pelos novos iPhones, está a maior integração entre dispositivos de diferentes companhias. Seria possível utilizar o mesmo cabo em todo o ecossistema, bem coo aproveitar um celular com carregamento reverso para encher a bateria de um iPhone 15, por exemplo.
O USB-C tem suporte para carregamento rápido para aparelhos Android e iOS. Enquanto modelos antigos têm uma potência em média de 2,5 watts, o carregamento por USB-C pode chegar até 100 watts de potência. Seu celular carrega muito mais rápido porque é capaz de transmitir uma potência maior para a sua bateria.
A melhor forma de saber o tipo do carregador é verificar a entrada do seu aparelho ou consultar o manual do usuário. Você também pode observar o formato do conector que se encaixa no dispositivo que será carregado. Existem vários tipos de conectores, como USB-A, USB-C, micro USB, Lightning, etc.
As portas USB foram criadas para facilitar a instalação e o uso de equipamentos conectados aos computadores. Há conectores USB do tipo A, que funcionam para transmitir dados e energia, e geralmente possuem cabos fixos. O USB tipo B faz parte de um cabo removível, e serve para enviar energia.
O padrão USB é determinado pelo número: 1.0, 2.0, 3.0 e assim por diante. O mais antigo é o USB 1.0, criado em 1996. O mais recente é o USB 3.2, anunciado recentemente pelo USB Implementers Forum (USB-IF), órgão responsável por definir os padrões dessa tecnologia.
O USB4 2.0 foi revelado em 2022 para permitir taxas de transferência de dados de até 80 ou 120 Gb/s, de acordo com o modo de operação. Essa versão também traz uma implementação do USB Power Delivery que oferece até 240 W para alimentação elétrica.
Primeiramente, é importante entender o que quer dizer a sigla USB. Ela corresponde ao termo Universal Serial Bus, que em tradução para o português quer dizer Porta Serial Universal. Em outras palavras, consiste em um tipo de cabo que se adapta a uma enorme quantidade de aparelhos diferentes.
Por padrão, entradas USB 3.0 são identificadas com a cor azul, mas diversos fabricantes adotam cores diferentes por uma questão de identidade visual. A forma mais fácil de identificar uma porta 3.0 é observar o “SS”, ou “SuperSpeed”, que não indica apenas uma velocidade maior.
A maioria das TVs, hoje em dia, vem com portas USB, o que permite que você acesse com facilidade arquivos que estão em outros aparelhos, como seu smartphone, pendrives e HDs externos, para assistir a vídeos ou ouvir músicas, por exemplo.
O nome de entrada de carregador é importante para identificar os aparelhos com sistema operacional. De modo geral, quase todos os celulares e tablets, o padrão é o cabo micro USB, que tem um plug pra ser conectado ao aparelho.