Esclarece essa confusÆo ai, uns falam que ‚ XT e outros dizem que XTZ.. O nome correto ‚ Yamaha XTZ 250, essa sigla significa que ‚ fora de estrada “X”, motor quatro tempos “T” e esportiva “Z”.
Tezos (XTZ) é uma rede Blockchain baseada em contratos inteligentes de primeira camada. Essa plataforma permite a criação e hospedagem de projetos, aplicativos e ativos em um ambiente autoatualizável de código aberto, seguindo os mesmos padrões da Ethereum.
O modelo, lançado no final dos anos de 1980, tinha a proposta de ser uma moto on e off-road e fez sucesso na Europa. A sigla NX, de acordo com a Honda, significa “New X-over” (Nova Crossover). Em suma, a nova NX 500 herda as características da CB 500X, que sai de linha.
1) Variáveis e índices: o símbolo xj (leia x índice j) representa qualquer um dos n valores x1, x2, ..., xn resultantes da mensuração de uma variável aleatória X na amostra (conjunto de dados). A letra j, usada como índice, indica um dos possíveis valores, de 1 a n, da variável aleatória.
A família XRE encerra nossa jornada, representada pelas XRE 300 e 190. Essas não são apenas motos off-road; são símbolos da versatilidade que marcou as XL e XLX dos anos 1980 e 1990. Assim como suas predecessoras, as XRE combinam o espírito aventureiro com a adaptabilidade para encarar as estradas urbanas.
Dessa forma, temos os Conselhos Regionais vinculados a um Conselho Federal, no caso da profissão farmacêutica, temos os CRFs (Conselhos Regionais de Farmácia) com atuação regional, vinculados e subordinados ao CFF (Conselho Federal de Farmácia).
A primeira Honda assim batizada foi a XR 500, de 1979, modelo enduro que derivava totalmente da XL 250 Motosport, apenas dotada de motor maior. Pensando nisso, a Honda dedicou a sigla XR à sua safra de motos off-road, com motores quatro tempos, diferente da linha CR da época, que trazia motores dois tempos.
Toda essa imersão tecnológica nos tornou verdadeiros experts na arte de economizar texto: oq (o que), qd (quando), vc (você), fz (fazer), sqn (só que não)...
O que significa CBR? Já as Honda CBR são uma criação mais recente, surgindo nos primeiros anos da década de 1980. Elas ostentam o clássico "R" (de Racing ou Racer) para sinalizar que são modelos mais esportivos em comparação com as CB.
Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.
Sim, deixamos justamente para o fim a sigla da motocicleta mais vendida no Brasil, CG, cujo senso geral indica significar “City General”, ou seja, uma utilitária pau para toda obra. Porém, do mesmo modo que não há um posicionamento oficial da Honda para determinar o significado da sigla CB, o mesmo ocorre com CG.
Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, abreviada por KTM, cuja razão social é KTM Sportmotorcycle AG, é uma empresa austríaca que fabrica motocicletas de alto rendimento.
A XTZ 125 foi uma das motos Yamaha de maior sucesso no Brasil. O modelo de baixa cilindrada foi produzido de 2003 a 2016, deixando saudades por sua simplicidade, economia e robustez. Foi substituída pela XTZ 150 Crosser, mais potente, melhor equipada e alimentada por injeção eletrônica.
A sigla MT significa Masters of Torque, “Mestres do Torque” na tradução para o português, uma alusão a característica mais marcante dos modelos da MT Series, que é torque generoso presente em seus motores. Consequentemente, as MTs são ágeis e extremamente rápidas nas acelerações e retomadas de velocidade.
A Yamaha YBR 125 K ganhou esse nome por oferecer apenas a partida a pedal, onde a letra 'K' indica que o sistema é por meio do chute (kick). Já a YBR 125 E apresenta partida elétrica e a ED, “electric start disc”. Sistema de partida por botão e freio a disco na roda dianteira.
A marca GS ("Geprüfte Sicherheit") significa “certificado de segurança” e é um selo de aprovação de segurança testada, sendo regulamentada pela lei alemã de segurança de produtos. Não é uma marca obrigatória para venda.
Como no caso da sigla CB, há várias interpretações: “Competition Racer” ou “Competition Ready” (pronta para competição) são as mais usuais, mas é também provável que a sigla derive de “cross”, no sentido de atravessar caminhos desta palavra em inglês.
Abaixo alguns exemplos: a) desgaste natural de peças e conjuntos decorrente da utiliza- ção da motoneta, tais como pneus, câmaras de ar, lâmpa- das, corrente de transmissão, pinhão, coroa, componentes do sistema de freio (discos, sapatas, cabos, pastilhas e cubos da roda), amortecedores e cabos em geral; b) desgaste, ...
CG significa City General, e CB, City Bike. As CGs recebem esse título, pois são motos urbanas de uso geral, tal como a popular CG 160. Já as CBs recebem esse nome para caracterizar que, apesar de possuírem distinções esportivas em desempenho e estética, ainda são motos urbanas, tal como a CB 500F, por exemplo.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
Já a NXR 150 Bros Standard (movida a gasolina) está disponível somente na versão KS. Seu motor OHC (Over Head Camshaft), de 149,2 cm3, quatro tempos, monocilíndrico, é baseado no propulsor da CG 150 Titan 2009 e agrega toda a sua confiabilidade, resistência, durabilidade e facilidade de manutenção.
O painel multifuncional traz outro diferencial para a CUB: luz que avisa se o motociclista está pilotando de forma econômica. É indicada com a letra “E” que fica posicionada na parte superior do painel.