O que significa a Súmula 7 do STJ?

“A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial”. Essa Súmula foi editada para evitar que a instância extraordinária se transforme em uma terceira instância judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em haradaadvogados.com.br

O que quer dizer a Súmula 7 do STJ?

SÚMULA 7 -

A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

O que é a súmula 7 do STJ e qual é o seu impacto no âmbito de cabimento do recurso especial?

O recurso especial, uma de suas principais atribuições, tem regras rígidas e, em respeito a elas, o Tribunal logo editou a Súmula 7: A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como rebater a Súmula 7 do STJ?

Diferentemente da revaloração, pode-se "escapar" da Súmula 7 da Corte Superior através da delimitação concreta e objetiva da questão jurídica apresentada no Recurso Especial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com

Qual a relação entre o enunciado da Súmula 07 do STJ e a classificação dos recursos em ordinário e extraordinário?

O recurso ordinário visa à proteção do direito subjetivo do recorrente, enquanto o extraordinário tutela o direito objetivo, ou seja, vela pela correta aplicação da norma ao caso concreto, protegendo apenas indiretamente o direito subjetivo da parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.uniceub.br

Como entender de vez a Súmula n. 7/STJ

O que diz a Súmula 7?

“A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial”. Essa Súmula foi editada para evitar que a instância extraordinária se transforme em uma terceira instância judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em haradaadvogados.com.br

O que diz a Súmula 7 do STF?

Sem prejuízo de recurso para o Congresso, não é exequível contrato administrativo a que o Tribunal de Contas houver negado registro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual a finalidade da súmula?

No primeiro significado, a súmula nasce de um julgamento, enquanto, no segundo, ela nasce de uma repetição de julgamentos que cristalizam ou direcionam a interpretação de uma norma ou de uma matéria contida no Direito Positivo em determinado sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que diz a súmula do STJ?

As súmulas são o resumo de entendimentos consolidados nos julgamentos do tribunal e servem de orientação a toda comunidade jurídica sobre a jurisprudência firmada pelo STJ, que tem a missão constitucional de unificar a interpretação das leis federais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como impugnar a súmula 7?

Para impugnar a incidência da Súmula n. 83 do STJ, o agravante deve demonstrar que os precedentes indicados na decisão agravada são inaplicáveis ao caso ou deve colacionar precedentes contemporâneos ou supervenientes aos indicados na decisão para comprovar que outro é o entendimento jurisprudencial do STJ.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em canalcienciascriminais.com.br

O que significa súmula no processo?

Súmula - Orientações resultantes de um conjunto de decisões proferidas com mesmo entendimento sobre determinada matéria. Uniformização da jurisprudência de um Tribunal. Precedente é a decisão judicial de um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a diferença do recurso especial e extraordinário?

Enquanto o recurso especial, também conhecido como REsp, objetiva dar uniformidade à interpretação da legislação federal, o recurso extraordinário, ou REx, visa uniformizar a interpretação dada à Constituição Federal. Com essa diferenciação, a Constituição definiu órgãos diferentes para julgar tais recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quanto tempo leva para um recurso especial ser julgado no STJ?

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, nesta quarta-feira (11), emenda regimental que regulamenta o prazo máximo de 30 dias para a publicação de acórdão, contado a partir da data da sessão em que tiver sido proclamado o resultado do julgamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quando é cabível o recurso especial?

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que é revolvimento de provas?

A revaloração da prova, permitida no âmbito do recurso especial, consubstancia-se em atribuir o devido valor jurídico a fato incontroverso, reconhecido pelo acórdão recorrido, ou seja, é a requalificação jurídica dos fatos, quando suficientes para a solução da questão, tal qual assentados pelo acórdão do Tribunal de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é revaloração da prova?

A revaloração da prova situa-se na análise da questão de direito, portanto, trata do cotejo do valor que foi atribuído à prova pela instância inferior e do que lhe é atribuído por lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quantas súmulas O STJ tem?

Súmulas do STJ

665 súmulas encontradas com: (sumula ou su).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scon.stj.jus.br

O que quer dizer a súmula 17 do STJ?

Súmula do STJ

Súmula 17: "Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a força de uma súmula?

DIFERENÇA ENTRE SÚMULA E JURISPRUDÊNCIA

A súmula, por sua vez, apesar de possuir a mesma função e ser realizada da mesma forma, trata-se da consolidação da jurisprudência predominante. Dessa forma, é possível identificar sua diferenciação, visto que uma irá sobrepor à outra, possuindo assim, força de lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bvalaw.com.br

O que prevalece súmula ou lei?

Hierarquia das normas

O advogado Luís Guilherme Vieira lembra, no entanto, que uma súmula vinculante é hierarquicamente maior do que uma lei ordinária. Ou seja, caso venha a ser aprovada, ela não mudará o entendimento do Supremo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a dupla finalidade da súmula?

No direito brasileiro, chama-se súmula um verbete que registra a interpretação pacífica ou majoritária adotada por um Tribunal a respeito de um tema específico, a partir do julgamento de diversos casos análogos, com a dupla finalidade de tornar pública a jurisprudência para a sociedade bem como de promover a ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como se referir a súmula?

Isso importa dizer que, tecnicamente, o modo mais correto de se referir ao posicionamento sumulado é dizer "Enunciado nº. X da Súmula (da Jurisprudência Predominante) do Supremo Tribunal Federal".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Para que serve as súmulas do STF?

Súmula é um enunciado que resume o entendimento majoritário de um tribunal sobre casos semelhantes que ele tenha apreciado reiteradas vezes e sobre os quais ele sempre tenha tomado a mesma decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emaudioconcursos.com.br

O que diz a Súmula 11 do STJ?

A presença da União ou de qualquer de seus entes, na ação de usucapião especial, não afasta a competência do foro da situação do imóvel. Referências: CF/1988, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a Súmula 5 do STJ?

Não é admissível o recurso especial quando a matéria questionada diz respeito à interpretação de cláusula contratual, ainda que se cuide de acordo submetido à homologação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br