O que significa abaulamento discal em L4, L5 e L5 S1?
Quando um abaulamento discal ocorre nas vértebras L4-L5 ou L5-S1, significa que o disco intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, ou entre a quinta vértebra lombar e o primeiro segmento sacral, está afetado.
O abaulamento discal é considerado grave quando o disco intervertebral comprime de forma significativa a medula espinhal, causando sintomas debilitantes, como dor intensa, fraqueza muscular, perda de sensação e dificuldade no controle da bexiga e intestino.
O estágio de abaulamento da hérnia de disco geralmente não fornece aposentadoria ao segurado do INSS, desde que o trabalhador comprove que a condição é incapacitante.
O abaulamento discal ocorre quando o disco invertebral se desgasta ou perde a sua elasticidade, o que gera fissuras e, consequentemente, altera o formato do disco. Se não tratado ou em estado avançado, pode evoluir para a hérnia de disco, mas não significa que todo individuo com a condição vá desenvolver esse problema.
Como, em geral, o abaulamento discal não causa compressão neurológica, o tratamento é baseado em medicação para alívio dos sintomas e fortalecimento da região para menor sobrecarga da coluna. Fisioterapia e RPG (Reeducação Postural Global) também costumam ser utilizados para casos como este.
Hérnia de disco, protusão, extrusão e abaulamento discal. O que são?
Qual a diferença entre hérnia de disco e abaulamento?
O que é abaulamento discal? Abaulamento discal é o estágio mais leve das hérnias de disco. Essa deformação do disco geralmente ocorre como consequência do desgaste da cartilagem. Entretanto, na maioria dos casos, abaulamento discal não causa sintomas.
Quanto tempo dura uma crise de abaulamento discal?
A hérnia de disco aguda é caracterizada por uma crise de dor com duração inferior a 12 semanas. Nesses casos, o desconforto é na coluna lombar, entre a última costela e o quadril do paciente, e piora conforme o paciente se movimenta. Dessa forma, o paciente acaba andando com o corpo tenso ou "rígido".
Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática.
A cirurgia tradicional para hérnia de disco consiste em realizar uma incisão na pele do paciente visando alcançar a coluna vertebral. De acordo com o local da hérnia de disco e o segmento da coluna, a incisão pode ser feita na região posterior, lateral ou anterior da coluna vertebral.
O que significa abaulamento discal L4, L5 e L5-S1?
O abaulamento discal em L4-L5 e L5-S1 significa uma elevação dos discos intervertebrais na coluna, que pode causar dores e limitações. Para garantir benefícios do INSS devido a essa condição, é preciso demonstrar seu impacto ou seja como a doença afeta a sua capacidade de trabalho.
Quem tem abaulamento discal pode se aposentar? Não. O abaulamento discal não é condição para aposentadoria. No entanto, portadores de hérnia de disco podem ter 15 dias ou mais de afastamento do trabalho e, nesse último caso, o INSS pode ser acionado para ter o auxílio-doença.
Quem tem abaulamento discal pode pegar peso? A capacidade de pegar peso quando se tem abaulamento discal depende de vários fatores, incluindo a gravidade dos sintomas, a localização do abaulamento discal, o tratamento recebido e a resposta individual do paciente ao esforço físico.
A vértebra S1 é a primeira vértebra sacral, localizada abaixo da vértebra L5 e acima do osso do cóccix. A região L5-S1 é a junção entre a coluna lombar e a região sacral, e é uma área comum de problemas na coluna vertebral, incluindo hérnia de disco e estenose espinhal.
O que é abaulamento discal comprimindo o saco dural?
A protrusão discal ou abaulamento discal é uma alteração do disco intervertebral que fica muito profunda na coluna, não é palpável. O que pode haver é uma contratura muscular pela dor. Isso sim é palpável.
O ideal é optar por exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação, hidroginástica ou ciclismo. Um tênis confortável e próprio para atividade física com um adequado sistema de amortecimento também é muito indicado.
O que é discopatia degenerativa em L4, L5 e L5 S1?
O que é discopatia degenerativa? A discopatia degenerativa é uma condição progressiva que afeta os discos intervertebrais. Apesar de ser mais comum na região lombar, também pode afetar as outras partes da coluna e causar dor, formigamento, rigidez e até dificuldade para mover as costas.
As vértebras L4 e L5 estão localizadas logo acima do sacro, na parte inferior das costas. Entre cada par de vértebras, há um disco intervertebral que atua como um amortecedor, permitindo flexibilidade e mobilidade à coluna.
O que é a desidratação discal? Desidratação discal é uma condição degenerativa do disco intervertebral, que acomete essa estrutura tão importante para o funcionamento da coluna. Este problema atinge o núcleo pulposo do disco, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.
Para reverter o abaulamento discal tem que alongar a musculatura e afastar as vértebras para descomprimir o disco intervertebral e descomprimir os nervos. E não é simplesmente alongar e ficar numa posição estática. Pois, vai causar mais tensão ainda. O alongamento tem que ser em relaxamento.
Entre os principais sintomas dessa condição médica, podem ser citados desconforto e dor na região afetada da coluna, espasmos musculares, rigidez e mobilidade reduzida.
O sacro, também chamado de vértebra sacral ou coluna sacral (S1), é um osso grande e plano, de forma triangular, aninhado entre os ossos do quadril e posicionado abaixo da última vértebra lombar (L5).
O tratamento do abaulamento discal normalmente é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios em caso de dor e sessões de fisioterapia para melhorar a estabilidade da coluna.
Na maioria dos casos não se faz cirurgia para o abaulamento discal. Cirurgia para o reparo de um disco vertebral só é indicada em menos de 5% dos casos, e mesmo assim, ocorre excesso de cirurgias de coluna, muitas delas desnecessárias. Cirurgias na coluna podem ser desnecessárias em 60% dos casos.
Em resumo, a hérnia de disco pode sim levar à aposentadoria por invalidez, desde que seja comprovada a incapacidade total para o trabalho. Caso contrário, existem outros benefícios previdenciários que podem ser solicitados, como o auxílio-doença e o benefício de prestação continuada.