A transparência é um princípio fundamental em diversas áreas da vida, incluindo nos negócios, na política e nas relações pessoais. Trata-se da qualidade de ser claro, aberto e honesto, revelando informações relevantes e agindo de forma ética.
Você sabe o que é ser uma pessoa transparente? Essa pessoa é aquela que não esconde nada para si, ou seja, que compartilha todas as informações necessárias com as pessoas da sua vida.
A transparência revela tanto o que a pessoa é, como o que a pessoa tem! A verdadeira transparência não exagera, não inventa vantagens e nem desvantagens!
Eu concluo essa aula lembrando a você que ser transparente na relação não significa ser o centro das atenções ou apenas celebrar a si mesmo. É sobre ser direto, honesto e respeitoso com o outro. É sobre não ter medo de admitir os seus erros e, acima de tudo, jamais esconder quem você realmente é.
Utilize a empatia e seja sim transparente, mas isso não quer dizer que tenha que ser uma pessoa franca e direta a todo o momento. Você pode ser transparente e agir com delicadeza ao mesmo tempo, estabelecendo uma relação de confiança e respeito com as pessoas com que você se relaciona.
O que é transparência? | Luiz Felipe Pondé | #PraPensarPolítica
O que significa ser transparente?
O que é Transparência? É sempre importante reforçar qual é o real significado da transparência. Basicamente, em um ambiente de trabalho, a pessoa transparente é aquela que não tem nada a esconder, e que lida com os outros de forma sincera e coerente.
A falta transparência nas contas públicas, portanto, está relacionada a falta de linguagem acessível aos que procuram fiscalizar as contas públicas e não possuem discernimento suficiente para fazê-lo, impossibilitando que as denúncias por irregularidades possam ser feitas por aqueles que estão mais próximos aos ...
A transparência é um princípio fundamental em diversas áreas da vida, incluindo nos negócios, na política e nas relações pessoais. Trata-se da qualidade de ser claro, aberto e honesto, revelando informações relevantes e agindo de forma ética.
A transparência ativa ocorre quando há disponibilização da informação de maneira espontânea (proativa). É o que ocorre, por exemplo, com a divulgação de informações na Internet, de modo que qualquer interessado possa acessá-las diretamente. A transparência passiva, por outro lado, depende de uma solicitação do cidadão.
O que ser é transparente nos relacionamentos? É você ser você mesmo, ser autêntico. Não criar máscaras para seduzir a outra pessoa, ou para conseguir algo dela. É você ser quem você é, expressar a sua verdade sem medo de ser feliz.
A transparência pública constitui um dos principais fundamentos da democracia, pois fortalece a capacidade dos indivíduos de participar da tomada das decisões que afetam suas vidas, ou seja, cidadão bem informado tem melhores condições de conhecer e acessar seus direitos, como saúde, educação e benefícios sociais.
Quando a comunicação é transparente, os indivíduos se sentem mais seguros para expressar suas opiniões, ideias e preocupações, promovendo uma forma de trabalho mais colaborativa e produtiva.
Significa que os titulares devem receber informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento. É o direito do titular de ser informado sobre quais dados estão sendo coletados dele.
A transparência pública, além de possuir um papel fundamental no combate à corrupção, viabiliza a contribuição tempestiva da sociedade e dos órgãos de controle, no fornecimento de elementos para que o Estado se torne cada vez mais eficiente e efetivo.
Esta lei estabelece a obrigatoriedade de União, Estados, Distrito Federal e Municípios divulgarem, independentemente de solicitação, informações de interesse geral ou coletivo, garantindo a confidencialidade prevista no texto legal.
Já a transparência passiva se refere aos pedidos de acesso à informação, ou seja, quando o cidadão realiza uma demanda que precisa ser respondida pelo ente federado nos prazos estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação.
A honestidade não é apenas uma virtude, mas sim a base sobre a qual se constrói a confiança mútua. A transparência, por sua vez, é a essência da comunicação eficaz e do estabelecimento de expectativas realistas.
Ética e transparência significam adotar práticas comerciais éticas e um alto nível de integridade na forma como atuamos, em todas as nossas atividades comerciais e relacionamentos, criando ambientes, em todas as nossas operações no mundo, incluindo a nossa cadeia de suprimentos, que promovam a saúde e o bem-estar.
Em resumo, a transparência no ambiente corporativo é a prática de uma comunicação clara, aberta e honesta com as equipes. Isso significa que as informações são compartilhadas com os colaboradores, respeitando questões de confidencialidade e privacidade.
A psicanálise busca se debruçar sobre aquilo que é trazido pelo analisante e, por isso, ela se faz no encontro. Neles, são trazidos questionamentos não somente sobre o sujeito, mas também sobre seu entorno familiar e social.
O Transparência Social utiliza a sua base de dados a partir da integração de diversas fontes públicas de informação, tais como: Cadastros Estaduais de Entidades, Conselhos Municipais, Estado e União, entre outros bancos de dados sob consultas e disponível a qualquer cidadão.
A transparência não é um tema novo nem para a filosofia, nem para a historiografia. Desde Descartes, a filosofia moderna se define por seu esforço de tornar transparente/evidente tanto o conhecimento, quanto o sujeito que conhece.