A presença de albumina na urina é um indicador de alguma lesão renal, como consequência de situações que podem interferir na atividade do rim, como: hipertensão arterial, diabetes, excesso de peso, reumatismo, entre outras. É muito importante que se procure inicialmente um nefrologista.
As maiores concentrações de albumina no sangue, também denominada como hiperalbuminemia, está geralmente relacionada à desidratação do corpo. A desidratação ocorre por uma série de motivos, sendo os principais a falta de ingestão de água (extremamente prejudicial para os processos metabólicos) ou por diarreias.
Albuminúria: (valores de normalidade)-Quantificaçao (C)
Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores abaixo de 30mg. A presença de albuminúria em valores entre 30 e 300mg definem microalbuminúria.
Qual o tratamento para albuminuria? Para reduzir a albuminuria é preciso controlar a glicemia e a pressão arterial, além do consumo de proteína. Um atendimento com nefrologista e nutricionista seria excelente para o caso. Agende uma consulta.
O tratamento para albuminúria deve ser feito pelo nefrologista e varia de acordo com sua causa. Geralmente, pessoas que apresentam microalbuminúria respondem de forma satisfatória aos medicamentos receitados pelo médico, de acordo com a condição que causou aumento da albumina na urina.
A presença de albumina na urina é um indicador de alguma lesão renal, como consequência de situações que podem interferir na atividade do rim, como: hipertensão arterial, diabetes, excesso de peso, reumatismo, entre outras. É muito importante que se procure inicialmente um nefrologista.
Talvez se deva procurar atingir níveis de pressão arterial suficientes para reduzir a microalbuminúria em pelo menos 50%, incluindo sempre, entre os anti-hipertensivos utilizados, bloqueadores do sistema reninaangiotensina em doses máximas.
Reações de hipersensibilidade ou reações alérgica-anafilática como erupções cutâneas, prurido, urticária, dispneia, taquicardia, bradicardia, hipotensão. Estas reações podem, em casos isolados, levar ao choque com risco de morte.
No entanto, o sinal mais comum é uma urina espumosa. Se a albuminúria se tornar persistente pode causar uma diminuição das proteínas no sangue , o que faz com que os líquidos passem pelas paredes dos vasos sanguíneos para os tecidos moles do organismo e provoquem edema nos olhos , pés e mãos .
Desnutrição, em que não há a absorção correta ou ingestão adequada de nutrientes, interferindo na absorção ou produção de albumina; Inflamações, principalmente relacionadas ao intestino, como por exemplo a doença de Crohn e a colite ulcerativa.
A microalbuminúria corresponde à presença de quantidades entre 30 e 300 mg de albumina na urina de 24 horas o que normalmente é indicativo de lesão nos rins. Entenda o que é a microalbuminúria, principais causas e tratamento.
Quais alimentos que ajudam a baixar a proteína na urina?
berries – cranberry, mirtilo, morango, framboesa e amora têm propriedades antioxidantes e previnem infecções urinárias, bem como a formação de cristais; melancia – por conter bastante água, auxilia na hidratação e, consequentemente, na remoção de resíduos por meio da urina.
A albumina realiza o transporte de hormônio da tireoide pela corrente sanguínea, auxilia a condução do pigmento da bile de coloração amarelada (bilirrubina), resultado de alguns processos realizados no organismo, e que permanece no plasma sanguíneo até ser expulso na urina.
O limite superior da excreção normal de proteínas urinárias é considerado como sendo de 150 mg/dia, que podem ser dosados em uma coleta de urina de 24 horas ou em uma relação aleatória de proteína urinária/creatinina (valores > 0,3 são anormais); para albumina, a excreção é de aproximadamente 30 mg/dia.
A administração de grande quantidade de albumina pode ser suplementada com concentrados de eritrócitos ou por sangue total para combater a anemia relativa que venha a ocorrer.
A única causa de aumento da albumina plasmática (hiperalbuminemia) é a desidratação. Pode ocorrer nas seguintes situações: (a) Diminuição da sua síntese, devida a dano hepático crônico ou a déficit alimentar de fontes proteicas.
Quando os níveis de Albumina estão altos, isso geralmente indica uma condição conhecida como hiperalbuminemia, que pode ter diferentes causas, como desidratação, distúrbios hepáticos e até situações de estresse e traumas graves.
A albumina humana tem sido usada para repor a perda de proteínas. Tal pode resultar na mobilização do líquido do edema de volta para a circulação sanguínea, possibilitando que seja excretado pelos rins. A albumina humana pode ser administrada sozinha ou em combinação com um diurético.
Um dos tratamentos preconizados para o tratamento da albuminuria (excreção de albumina pela urina) é, além da melhora do controle glicêmico e da pressão arterial, o uso de medicações como os Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina (BRA).
É o nome dado à detecção de pequenas quantidades de proteínas na urina (30 a 300 mg/24 horas) que tem importância no diagnóstico e na evolução da nefropatia diabética, por indicar lesão potencialmente reversível.
Além disso, mesmo pessoas que aparentemente estão saudáveis podem apresentar efeitos colaterais da albumina, como gases e diarreia, por exemplo, devido ao consumo em excesso.
Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue são medidas importantes para prevenir a albuminúria. Além disso, é essencial seguir as orientações médicas e realizar exames de rotina para detectar precocemente qualquer alteração na função renal.
No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.
Alguns estudos indicam que a substituição da proteína animal pela proteína de soja contribui na melhora da função renal. Recomenda-se também reduzir o consumo de sal (para controlar a pressão arterial), parar de fumar, controlar o peso e aumentar a atividade física.