A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
Casamento. A aliança de casamento é, tradicionalmente, colocada no dedo anelar da mão esquerda. O material mais utilizado para as alianças é o ouro amarelo, pois a cor dourada simboliza nobreza, prosperidade e a luz, ou seja, desejos para o início de uma nova vida juntos.
O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.
Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado. A diferença entre as duas alianças é que, geralmente, a joia de namoro é uma aliança de prata ou de aço. E a joia de noivado costuma ser de ouro ou um anel solitário combinado com a aliança.
EM QUAL DEDO E MÃO USAR ALIANÇA, ANEL DE COMPROMISSO ( MÃO DIREITA OU ESQUERDA / DEDO ANELAR )
Porque aliança de namoro é na mão direita?
A do casamento era usado no dedo anelar da mão esquerda porque se acreditava que a mão estava ligada ao coração pela veia do amor, que passava por este dedo. Enquanto isso, a aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita, por não ser o casamento, a união sacramentada.
Então, segundo essas regras, a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. Dessa forma, não há confusão na hora de diferenciar o anel de casamento e o de namoro.
Diferente de um anel de noivado ou uma aliança, o anel usado na mão direita pode significar que a mulher comprou para si mesma, e não quer que seja confundido com um anel de compromisso, por exemplo.
Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado. No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo.
Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.
A tradição de usar três alianças de namoro é uma bela maneira de celebrar as diferentes fases de um relacionamento. Cada anel carrega um significado especial, marcando os momentos importantes e fortalecendo o compromisso entre o casal.
As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda. A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento.
De acordo com padre, a aliança tem o sentido bíblico de consagração para uma missão. Alguns religiosos usam aliança na mão esquerda. O Missionário Redentorista, Pe.
Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração. Contudo, ele não é usado apenas como anel de noivado, aparador ou qualquer outro uso relacionado ao casamento.
O anel de noivado, no momento que é dado para a noiva, deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo permanece sem usar nada durante o noivado. No dia do casamento, o anel pode ser usado junto com a aliança, que também será colocada na mão esquerda.
E a terceira aliança que a gente usa na vida né, pra representar, pra simbolizar o amor, é aliança de casamento né, que se troca na cerimônia. e a gente usa na mão esquerda, tanto homem quanto a mulher.
Quando um casal decide usá-la, mais do que mostrar o compromisso ao mundo, quer ter sempre por perto algo que permita lembrar da pessoa amada. De acordo com a tradição, a aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita, o mesmo dedo em que se usa a de noivado.
O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.
A tradição diz que a aliança de compromisso é usada sempre no dedo anelar da mão direita. Posteriormente, ela é substituída pela de noivado, de ouro, usada na mesma mão até o casamento. Ou mesmo quando a aliança de prata é colocada na mão esquerda quando o casal passa a ter uma união estável ao invés de um namoro.
Tradicionalmente, usar anel no mindinho direito indica a graduação, assim como o dedo indicador. Porém, no mindinho esquerdo, o anel pode indicar que a pessoa é viúva ou divorciada, mas dizem também que servia para indicar desinteresse em casamento, por causa da Era Vitoriana.
Mas você já parou para pensar qual o significado de usar anéis na mão direita? Pois eles podem indicar desde uma conquista pessoal até uma declaração de autonomia financeira! A ideia de usar um anel na mão direita como um ícone de independência surgiu na década de 1920, durante a Lei Seca nos Estados Unidos.
Se após o pedido, a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel, a tradição diz que já deve ser colocado na mão esquerda.