O que significa alterar a verdade dos fatos?

Quando falamos de litigância de má-fé, alterar a verdade dos fatos é uma das condutas mais comuns. Ela pode decorrer de uma narrativa propositalmente errada dos fatos que embasam o processo. A alteração de uma prova importante para a ação também se enquadra neste caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alkasoft.com.br

O que significa verdade dos fatos?

No Direito brasileiro, a “verdade dos fatos” é entendida como uma “verdade real”, existente a priori, ainda que desconhecida, o que justifica uma investigação minuciosa a seu respeito, uma vez que, na nossa sensibilidade jurídica, a realização da justiça depende da descoberta da “verdade real”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jfrj.jus.br

O que é verdade dos fatos no processo?

A verdade dos fatos funciona como ancoragem à decisão judicial; é limite ao arbítrio; antídoto contra a enfermidade do convencimento íntimo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Não fazem coisa julgada a verdade dos fatos?

Os fundamentos, os motivos e a verdade dos fatos estabelecidos na decisão não fazem coisa julgada, conforme previsto no artigo 504 do Código de Processo Civil. Além disso, a coisa julgada não prejudica terceiros que não participaram do processo, conforme disposto no artigo 506.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a pessoa age de má-fé?

O que é litigância de má-fé? A litigância de má-fé é uma conduta abusiva, desleal ou corrupta realizada por uma das partes dentro de um processo, com o intuito de prejudicar a parte contrária, o entendimento do juiz ou de alcançar algum objetivo ilegal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Ep. 007 - Alterar a verdade dos fatos, é uma estratégia interessante?

O que significa litígio de má-fé?

A litigância de má-fé constitui um tipo especial de ilícito em que a parte, com dolo ou negligência, agiu processualmente de forma inequivocamente reprovável, violando deveres de legalidade, boa-fé, probidade, lealdade e cooperação de forma a causar prejuízo à parte contrária e obstar à realização da justiça. 1.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Quem age com má-fé?

Litigante é aquele que é parte em um processo judicial. Assim, litigar de má-fé é agir com o objetivo de causar dano ao processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que gera a coisa julgada?

A coisa julgada decorre diretamente do esgotamento ou dispensa das vias recursais, tornando definitiva a decisão que enfrentou a questão principal do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é ofensa à coisa julgada?

OFENSA À COISA JULGADA CARACTERIZADA. ART. 966 , IV , DO CPC . A violação a que se refere o artigo 966 , IV , do CPC , se caracteriza quando há repetição de ação após o trânsito em julgado operado em outra ação com tríplice identidade: partes, pedido e causa de pedir .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que pode afastar a coisa julgada?

Questões prejudiciais – O Código de 1973 excluía da coisa julgada “a apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo” (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como o juiz se convence para aceitar as provas?

O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando o juiz pede para especificar as provas?

282, VI); na segunda, após a eventual contestação do réu, o Juiz chama à especificação das provas, que será guiada pelos pontos controvertidos na defesa (CPC, Art. 324).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quem tem que provar é quem acusa?

Quando abordamos o ônus da prova, tratamos de quem tem a incumbência de provar determinado fato ou alegação num processo judicial. O ordenamento jurídico brasileiro estabelece que, em regra, quem faz alguma acusação tem a responsabilidade de comprovar que a alegação é verdadeira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais são os três tipos de verdade?

Tipos de verdade
  • Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito;
  • Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos;
  • É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é uma verdade de fato?

As verdades de fato são empíricas e se referem a coisas que poderiam ser diferentes do que são, mas que são como são porque há uma causa para que sejam assim.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulares.estrategia.com

O que determina a verdade?

“A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse. No entanto, segundo o professor, corresponder é uma condição necessária, mas não suficiente para tornar algo verdadeiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornal.ufg.br

Porque a verdade dos fatos não faz coisa julgada?

Isso porque os motivos (a exemplo da causa de pedir), ainda quando relevantes para o comando concreto pronunciado pelo juiz na decisão, somente fazem coisa julgada se conectados ao pedido, isto é, como elemento da situação jurídica definida pelo dispositivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é um erro de fato?

O erro de fato, enquanto requisito ao provimento da ação rescisória, caracteriza-se quando a sentença admite a existência ou a inexistência do fato ocorrido. É indispensável, em ambos os casos, que não tenha havido controvérsia, nem pronunciamento judicial sobre a matéria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como desfazer a coisa julgada?

Decisões transitadas em julgado podem ser desfeitas através de ações rescisórias (artigo 966, NCPC), cujos requisitos têm por pressupostos a existência de irregularidades, e deve ser interposta no prazo de dois anos, "contados do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo" (artigo 975, NCPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que pode mudar a coisa julgada?

Depois de formada a coisa julgada, nenhum juiz poderá concluir de forma diversa, por qualquer motivo. Em princípio, apenas as sentenças que tenham decidido a disputa existente entre as partes (mérito), fazem coisa julgada material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.trf5.jus.br

O que vem depois da coisa julgada?

Depois de formada a coisa julgada, o juiz não pode mais modificar sua decisão, ainda que se convença de posição contrária a que tinha anteriormente adotado. Só tem eficácia dentro do processo em que surgiu e, por isso, não impede que o tema volte a ser agitado em nova relação processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quais são os tipos de coisa julgada?

É dividida, em geral, em duas espécies, a coisa julgada formal e a coisa julgada material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que é uma falsa fé?

Está associado à hipocrisia, quebra de contrato, afetação e conversa fiada. Pode envolver engano intencional de outros ou autoengano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como comprovar a litigância de má-fé?

A aplicação da penalidade por litigância de má-fé exige a comprovação do dolo da parte, ou seja, da intenção de obstrução do trâmite regular do processo ou de causar prejuízo à parte contrária, o que não ocorre na hipótese em exame.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que pode ser considerado má-fé?

A expressão "má-fé" deriva do latim malefatius (mau destino, ou má-sorte), e é utilizada pelos juristas para exprimir tudo que se faz com maldade, com o total conhecimento do mal contido no ato executado ou do vício que pretende esconder.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br