Androginia se refere a dois conceitos: a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino e nem feminino.
INTRODUÇÃO: A ação androgênica determina o crescimento e a proliferação de células prostáticas. Alterações mutacionais e transcricionais no receptor de androgênios (AR) com a participação de co-fatores podem estar envolvidas no contínuo crescimento de tumores prostáticos independente de estímulo hormonal.
De maneira simples, os androgênios são um grupo de hormônios. O mais conhecido de todos é provavelmente a testosterona. Há muitos preconceitos sobre a testosterona e outros androgênios. As pessoas tendem a pensar na testosterona como sendo os hormônios "masculinos".
– Androgenética: é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 40 ou 50 anos.
São produzidos no testículos e são responsáveis pela produção de características sexuais masculinas. Esses dois hormônios são produzidos em ambos os sexos havendo apenas uma predominância dos estrógenos nas mulheres e andrógenos nos homens.
Os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes, enquanto, os efeitos anabólicos promovem aumento da massa e da força muscular. O aumento da força muscular ocorre porque estes destes hormônios aumentam a síntese de proteínas musculares, aumentando a massa muscular.
O termo androgênico é de origem grega, onde andro significa homem e gennan, produzir. Assim, a definição biológica de um androgênio é qualquer substância que produz especificamente o crescimento das gônadas masculinas.
A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino também conhecida como Andropausa é uma síndrome que ocorre com o envelhecimento caracterizada por alterações clínicas e níveis de testosterona abaixo da normalidade.
Andrógenos são hormônios masculinos responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas. É produzido pelo homem, através dos testículos, e também pelas mulheres, por meio dos ovários.
Além da testosterona, outros andrógenos são: Desidroepiandrosterona (DHEA): um hormônio esteróide produzido a partir do colesterol no córtex adrenal, que é o precursor primário dos estrógenos naturais. A DHEA também é chamada de desidroisoandrosterona ou desidroandrosterona.
Os androgénios são hormonas esteróides de origem endógena responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção dos caracteres sexuais masculinos, incluindo o crescimento peniano, escrotal e clitoriano, o desenvolvimento piloso, a alteração vocal e o crescimento musculoesquelético.
Efeitos antiandrogênicos são os que melhoram a pele, diminuindo espinhas e oleosidade, como também a diminuição dos pêlos. Em geral, os anticoncepcionais hormonais combinados possuem esse efeito.
Os antiandrogênicos são medicamentos que atuam inibindo a ação dos hormônios androgênicos, como a testosterona. Eles são frequentemente utilizados no tratamento de condições como hirsutismo, acne, queda de cabelo e câncer de próstata.
Já suas composições androgênicas são responsáveis pelas características sexuais secundárias masculinas e maturação dos órgãos sexuais. Seus derivados químicos, são indicados pelos médicos como fármacos promovendo o efeito anticatabólico, aumentando suas funções terapêuticas (CHITNIS, 2018).
Os efeitos anabólicos promovem o aumento da massa e da força muscular; enquanto os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes. A carga androgênica também é responsável pela maior parte dos efeitos colaterais gerados por essas substâncias.
Os andrógenos são esteroides que apresentam 19 átomos de carbono e estão associados às características sexuais masculinas. Eles são percursores da síntese dos estrógenos que apresentam 18 átomos de carbonos. Através da ação da enzima Aromatase a testosterona perde um átomo de carbono e se transforma em estrogênio.
Existem algumas possíveis causas do hiperandrogenismo, como: obesidade, uso de medicamentos esteroides anabolizantes, síndrome metabólica, dentre outros. No entanto, a principal causa do hiperandrogenismo é a síndrome dos ovários policísticos (SOP), sendo, inclusive, uma das principais características da doença.
Andrógino. Pessoa que possui tanto em suas características físicas quanto de expressão, características que englobam tanto o que é considerado masculino como feminino. Isto é, seja em aspectos da aparência ou nas vestimentas e estilo, a pessoa possui características dos dois gêneros.
Além disso, os hormônios produzidos pelo homem desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e manutenção das características sexuais masculinas, bem como na função muscular, óssea, sexual e cognitiva.