O que significa artigo 847?

Art. 847. O executado pode, no prazo de 10 (dez) dias contado da intimação da penhora, requerer a substituição do bem penhorado, desde que comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 847?

Art. 847. Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quais os requisitos para substituição da penhora?

A substituição da penhora pode ser requerida pelo exequente ou pelo executado. Nos termos do artigo 847 do Código de Processo Civil, o executado pode requerer a substituição no prazo de 10 (dez) dias contado da intimação da penhora, desde que não haja prejuízo ao exequente e seja menos onerosa para o devedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em quais hipóteses o juiz poderá substituir a penhora realizada?

848 do CPC/2015, são hipóteses justificadoras do pedido de substituição: (i) quando a penhora não obedecer à ordem legal; (ii) quando a penhora não incidir sobre os bens designados em lei, contrato ou ato judicial para o pagamento; (iii) se, havendo bens no foro da execução, outros bens houverem sido penhorados; (iv) ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em elpidiodonizetti.com

Não é possível a alienação antecipada dos bens penhorados ainda que com autorização do juiz?

A alienação antecipada é possível somente em casos excepcionais, quando os bens penhorados estiverem sujeitos a deterioração ou depreciação ou quando houver manifesta vantagem para ambas as partes Ausentes tais requisitos, impõe-se o indeferimento da medida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Artigo 847 e 848 do Código de Processo Civil

Como funciona a alienação antecipada?

O juiz determinará a alienação antecipada para preservação do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprs.mp.br

É possível alienação antecipada de bens que correm o risco de perecimento ou desvalorização ou quando houver dificuldade para sua manutenção?

É possível alienação antecipada de bens que correm o risco de perecimento ou desvalorização, ou quando houver dificuldade para sua manutenção. O art. 144-A do CPP permite expressamente a alienação antecipada de bens que correm o risco de perecimento ou desvalorização, ou quando houver dificuldade para sua manutenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

O que a justiça não pode penhorar?

De acordo com a Lei, é proibida fazer a penhora de salário e de valores que estão relacionados ao subsídio de uma pessoa, ou seja, os valores que são destinados para o sustento da pessoa que está inadimplente e de sua família, como: Vencimentos e salários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acordocerto.com.br

Quando a penhora é nula?

1. A ausência de intimação da parte executada, ou de seu advogado, acerca da penhora do imóvel, é causa de nulidade absoluta do ato, tendo em vista o total cerceamento de defesa do executado. 2. Da mesma forma, a falta de intimação do cônjuge, sobre a penhora, torna o ato nulo, nos termos do artigo 842 , do CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando não encontrar bens penhoráveis do executado o que o oficial de justiça deverá fazer na sequência?

836, § 1º e determina que: Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Tem como reverter uma penhora?

Para recuperar o imóvel após a penhora, pode ser necessário pagar a dívida ou buscar alternativas legais para contestar a decisão. Os passos legais para negociar com o credor geralmente envolvem a mediação e possíveis acordos de pagamento parcelado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível cancelar uma penhora?

Deve ser apresentado mandado judicial expedido pelo juízo do feito, com assinatura do MM Juiz devidamente autenticada, dirigido ao oficial de Registro de Imóveis, determinando o cancelamento da penhora/arresto, do qual conste o trânsito em julgado da decisão ou que dela não cabe mais recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rgialfredochaves.com.br

O que fazer para impedir a penhora?

A Impugnação à penhora é utilizada para liberar constrições judiciais sobre bens que não podem ser penhorados, de acordo com o Código de Processo Civil, por meio de uma petição simples intermediária dentro dos próprios autos executivos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em freelaw.work

O que diz o artigo 846 do CPC?

Se o executado fechar as portas da casa a fim de obstar a penhora dos bens, o oficial de justiça comunicará o fato ao juiz, solicitando-lhe ordem de arrombamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que é o artigo 884?

“Art. 884. Garantida a execução ou penhorados os bens, ainda que em valor insuficiente para o pagamento integral da importância reclamada, terá o executado cinco dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. Esta Lei entra em vigor noventa dias após a data de sua publicação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que significa o artigo 778?

Se o credor tem seu crédito expresso em título executivo judicial ou extrajudicial, a lei lhe confere a prerrogativa de executar o patrimônio do devedor caso este, espontaneamente, não cumpra, na forma e no momento avençado, o dever de prestar aquilo a que se comprometeu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo pode durar a penhora?

Em alguns casos, a penhora pode ser rápida e efetivada em poucos meses. Em situações mais complexas, o processo pode se estender por vários anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Qual é o prazo para impugnar a penhora?

O prazo de 5 dias previsto no art. 854, § 3o, do CPC não é preclusivo, porque tanto a impenhorabilidade como o excesso de penhora são matérias de ordem pública. Na realidade, a apresentação de defesa no prazo legal serve apenas para suspender – e, se acolhida, impedir – a conversão da indisponibilidade em penhora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando não tenho bens para penhora o que acontece?

Se o devedor não tiver bens para penhorar, o juiz suspende a execução por um ano. Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que sejam encontrados bens penhoráveis, o processo será arquivado, podendo ser desarquivado caso sejam identificados bens a serem penhorados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spcbrasil.org.br

Quais os 4 bens que nunca podem ser penhorados?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Onde guardar dinheiro para não ser penhorado?

A poupança é muito utilizada pelos brasileiros, isso é um fato. Apesar de odiada por alguns (principalmente coachs de investimentos), a poupança ainda é um dos modos mais utilizados para guardar dinheiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais dívidas podem bloquear bens?

Durante o processo judicial de cobrança de dívida, o banco pode pedir para o juiz a penhora de bens como forma de pagamento desse débito. Os bens que o banco pode penhorar incluem imóveis, veículos, dinheiro em conta, maquinário, estoque e até faturamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gwdadvogados.com.br

O que é alienação antecipada de bens?

A alienação antecipada dos ativos deve ser realizada pelos magistrados em até 30 dias a partir da apreensão, arresto ou sequestro de bens no processo criminal. A decisão dos juízes e juízas devem ter um posicionamento do Ministério Público sobre o cabimento dessa alienação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aasp.org.br

Quando cabe à alienação judicial de bens?

A alienação judicial é um processo pelo qual um bem é vendido pela Justiça para o pagamento de uma dívida em atraso. Ela ocorre quando o devedor não consegue pagar e o credor entra com uma ação judicial para receber o valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que é alienação Código Civil?

A alienação, também chamada de alheação e alheamento, é o termo jurídico, de caráter genérico, pelo qual se designa todo e qualquer ato que tem o efeito de transferir o domínio de uma coisa para outra pessoa, seja por venda, por troca ou por doação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br