Qual o significado da frase Baruk Raba Beshen Adonai?
A música 'Baruk Raba', interpretada por Fernandinho, é um hino de louvor e adoração profundamente enraizado em tradições e textos bíblicos. A letra começa com a repetição de 'Baruk Raba Beshen Adonai', uma expressão hebraica que significa 'Bendito é o que vem em nome do Senhor'.
A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor". Era o nome usado no Antigo Testamento, quando se fazia referência a Deus, em vez do nome divino de Javé (Jahweh), uma vez que, por respeito, esse não podia se pronunciado.
Baruch (Hebraico: בָּרוּךְ, Moderno Barukh Tiberiano Bārûḵ ; "Abençoado") é um nome próprio judaico usado desde os tempos bíblicos até os dias de hoje. Além do seu uso como nome próprio, relaciona-se a Berakhá ou Brachá (Hebrew: ברכה; plural ברכות, berakhot), nome dado às bênçãos no Judaísmo.
Barukh ata Adonai, ha'mavdil bein kodesh l'hol. Tradução: "Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, que diferencia o sagrado do ordinário, a luz da escuridão, Israel das nações, o sétimo dia dos seis dias de trabalho. Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, que diferencia o sagrado do ordinário".
El Shaddai, também escrito El Shadday (hebraico: אל שדי, / el ʃaˈdːaj /), é um dos nomes de Deus no judaísmo. É tradicionalmente traduzido como "Deus Todo-Poderoso".
Originalmente foi o verso Deuteronómio 6:4 "שְׁמַע יִ: שְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד" significando: "Ouve Israel Adonai nosso Deus Adonai um", que é uma declaração do monoteísmo judaico.
Baruch Hashem é a principal expressão judaica de agradecimento e apreciação. Significa “Graças a D'us,” ou “Louvado seja ao Senhor”. As palavras Baruch Hashem aparecem na parashá dessa semana. Mas não são pronunciadas por um judeu.
HaShem (do hebraico: הַשֵּׁם ), significando, em português, O Nome, é frequentemente usado para designar Deus dentro do judaísmo. Referido na bíblia hebraica em Levítico 24:11.
Emunah deriva de outra palavra hebraica: “aman“. É justamente essa palavra que encontramos em Gênesis 15:6, onde lemos: “E creu (aman) Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.” Gênesis 15:6.
Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.