Bater a ponta dos dedos no chão três vezes Com isso, saudamos a todos os trabalhadores da espiritualidade. Além disso, demonstra respeito pelo chão sagrado, pelos Orixás e Guias de trabalho daquela casa, daquele solo.
Os pés no chão são para lembrar de onde viemos, porque viemos e lembrar que quem manda nos trabalhos são sempre os espiritos! São eles que ditam as regras e direção sempre.
Bater o pé no chão tem fundamento? Qual? UMBANDA | ADERITO SIMOES
Qual exu bate palmas?
Saudação a Exu
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.
As pessoas costumam usar os aplausos como um gesto social para mostrar aprovação e admiração quando estão em grupos e multidões, mais frequentemente quando fazem parte da plateia de algum show ou performance.
O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.
*Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, vestidos, shorts e bermudas curtos não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres. * Por fim, é importante lembrar que o ambiente de Terreiro não deve nunca ser palco para vaidades.
Porque tem que ficar descalço no terreiro de Umbanda?
Ficar de pés descalços no terreiro de Umbanda é mais do que um hábito ou uma tradição. É um ato de respeito, humildade e segurança, que nos conecta com os nossos ancestrais, com a natureza e com as forças espirituais que nos orientam e nos auxiliam na nossa jornada evolutiva.
A Deitada é uma Reconexão do Sagrado com o íntimo do seu próprio Ser. E a partir dessa Reconexão com seu íntimo, é que o filho que absorveu essa energia positiva passa a ter a Paz que seu orixá te oferece!
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
As palmas são tão poderosas que em alguns terreiros é utilizado junto com os cantos, gerando toda uma camada vibracional. Serve como saudação, a exemplo para Exú: O paó (bater palmas) bate-se 3 vezes assim: 3 + 7 vezes O 3 significa: a ativação do mistério, o 7 ativa-o nas 7 irradiações divinas!