Nome. O nome Benjamim (em hebraico: בנימין) dado pelo pai Israel, significa "filho da felicidade", porém seu nome de nascimento dado por sua mãe Raquel, é Benoni (em hebraico: בנוני) que significa "filho da dor" ou "filho da aflição".
Benjamim era a grande consolação do seu idoso pai, e correspondia com igual afeto à grande amizade que lhe tinha o seu irmão José, mais velho do que ele (Gn 45.14). Nasceu na Palestina, entre Betel e Belém, e a sua vida, quando foi dado à luz, custou a vida de sua mãe (Gn 35.16 e seguintes).
Não era comum uma mulher hebreia colocar nome nos seus filhos; era responsabilidade do pai, porque geralmente o nome da criança era a expressão daquilo que ele queria que ela fosse. Imediatamente o pai Jacó, não aceitando o nome que o menino acabara de receber, o chama de Benjamim.
Sei que no meio evangélico, chamar alguém de lobo é ofendê-lo, mas esse animal criado por Deus tem muitas características desejáveis e valorosas que podem ser aplicadas na vida de um batalhador que deseja vencer na vida. Isso foi visto pelo próprio Deus e decretado por Jacó na vida de benjamim e sua tribo.
Assim, Benjamim significa "filho da mão direita", na verdade, uma metáfora para "filho da felicidade". Isso decorre em virtude do sentido positivo carregado…
QUEM FOI BENJAMIM NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DE BENJAMIM, FILHO DE JACÓ
O que simboliza a mão direita na Bíblia?
Especialmente na religião judaico-cristã essa preeminência é profusa: é a mão direita de Deus quem dá a vitória; Jesus está à direita de Deus e os salvos estarão à sua direita no juízo final. Palavras-chave: Direito. Esquerdo. Cultural.
A tribo de Benjamim (em hebraico, בִּנְיָמִין, transl. Binyāmîn,"filho da felicidade") era uma das doze tribos de Israel. Recebeu o nome do filho mais novo de Jacó (Israel) e Raquel. Os membros dessa tribo eram chamados benjamitas.
Abençoa o serviço dos levitas, ó SENHOR, e aceita todo o trabalho de suas mãos. Quebra os quadris de seus inimigos; derruba seus adversários, para que nunca voltem a se levantar”. A respeito da tribo de Benjamim, disse: “Benjamim é amado pelo SENHOR e vive em segurança ao seu lado.
Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.
Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros: Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; ouvi a Israel, vosso pai.
Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.
Israel decidiu conceder vistos a cerca de 50 membros da tribo Bnei Menashe, que diz ser uma das dez tribos israelenses que teriam se perdido há mais de dois mil anos.
Saiba mais sobre nós. O povo pranteia a desolação de Benjamim — Os habitantes de Jabes-Gileade são destruídos por não terem participado da guerra contra Benjamim — Proveem-se mulheres para os remanescentes de Benjamim.
Descendia de uma família hebreus da tribo de Benjamin, que haviam obtido a cidadania romana, de grandes posses e prestígio político. Seus pais, sendo como eram, fiéis à lei mosaica, o mandaram logo para Jerusalém para ser educado lá.
As Doze Tribos de Israel (Ruben, Simeão, Judá, Zebulão, Isacar, Asher, Neftáli, Efraim, Manassé, Gad, Benjamim e Levi) ligam-se à Palestina, situada a sul da Síria.
Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.
Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.
A Tribo de Benjamim foi uma das tribos que participaram das guerras de Israel contra seus inimigos. Eles lutaram ao lado de outras tribos, como Judá e Efraim, para proteger a terra prometida por Deus. Benjamim era conhecido por sua habilidade em combate, o que contribuiu para sua reputação como uma tribo guerreira.
José disse a cada um dos irmãos onde deviam sentar-se e, para espanto deles, colocou-os ao redor da mesa em ordem de idade, do mais velho para o mais novo. Mandou encher os pratos deles com comida de sua própria mesa, e deram a Benjamim uma porção cinco vezes maior que a dos outros.
Nome. O nome Benjamim (em hebraico: בנימין) dado pelo pai Israel, significa "filho da felicidade", porém seu nome de nascimento dado por sua mãe Raquel, é Benoni (em hebraico: בנוני) que significa "filho da dor" ou "filho da aflição".
Benjamim foi o filho mais novo de Jacó e Raquel. Segundo a Bíblia, Raquel teve dificuldades para engravidar, mas, finalmente, deu à luz Benjamim em uma jornada rumo a Belém, cidade próxima de Jerusalém. A chegada de Benjamim trouxe muita alegria à família de Jacó.