O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.
Para tratar o calázio, o médico oftalmologista pode receitar ao seu paciente pomadas, colírios anti-inflamatórios e remédios que devem ser tomados via oral. O profissional também pode indicar um tratamento caseiro e simples, que é a aplicação de compressas com água morna sobre as pálpebras afetadas.
Não é uma doença maligna e não é contagiosa. De um modo geral, o calázio nos olhos não é perigoso e não afeta a visão, pois o nódulo não é suficientemente grande para distorcer a superfície ocular e causar redução da acuidade visual.
Com a piora da inflamação, pode se formar um nódulo que, em alguns casos, necessita ser retirado cirurgicamente. “O calázio se forma quando há retenção de uma substância lipídica, ou seja, gordurosa, produzida nas pálpebras e que compõe o filme lacrimal.
Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.
Seu calázio no olho ainda não sumiu? Os segredos do tratamento e cirurgia
O que é bom para sumir calázio?
Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos e a aplicação de compressas de água quente. No tratamento do calázio, utilizam-se compressas de calor úmido, não sendo indicado o uso de medicamentos.
Condições que aumentam a produção de secreção das glândulas sebáceas ou que as influenciam com a presença de bactérias no local, como acne, dermatite seborreica, rosácea, blefarite ou conjuntivite, também são grandes causadores do calázio.
Uma técnica comum envolve fazer uma pequena incisão na parte de baixo da pálpebra ou na parte superior da pálpebra para acessar a glândula bloqueada. O conteúdo do calázio é então removido com uma cureta (instrumento cirúrgico em forma de colher) ou com uma agulha fina.
O calazio estourou só que continua um caroço pequeno na minha pálpebra o que eu faço? O calázio pode deixar um nódulo cicatricial depois que ele vaza. Esse nódulo normalmente é pequeno e não apresenta alteração estética ou funcional do paciente. Além disso a tendência é que ele vá sumindo com o tempo.
Neste caso, a tetraciclina, doxiciclina, eritromicina ou azitromicina são os mais comumente indicados. Analgésico e anti-inflamatório oral pode ajudar a diminuir a dor nos primeiros dias.
Furar o calázio não é uma boa opção, pode formar uma fístula (que é um caminho do pus para a pele que não cicatriza). As melhores opções e compressas quentes e tratamento com pomada de antibiótico e corticoide.
Qual o nome dos colírios que de usa para o calázio?
Dexavison é uma solução que contém corticóide e antibiótico em sua fórmulação.No início pode melhorar a inflamação mas não deve ser usado por longo prazo.
O tratamento mais simples é a aplicação de compressas de água morna no olho afetado por cerca de dez minutos, cerca de seis vezes ao dia, até que o nódulo diminua e suma por completo. O calor e a umidade sobre o calázio fazem com que a secreção presa e endurecida amoleça. Assim, ela facilita a drenagem do calázio.
Quais as causas do calázio? O calázio é resultado de um processo de inflamação na glândula meibomiana, que fica no interior do olho do paciente, atrás dos cílios, nas duas pálpebras. Essa glândula produz um líquido que permite que o olho deslize melhor, fazendo com que possamos olhar para diferentes lados.
Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.
Deve-se evitar também o uso de lentes de contato e maquiagem por, pelo menos, três a quatro dias, para não correr o risco de infecções e inflamações. Por fim, após a CIRURGIA DE CALÁZIO, o paciente deve ficar cerca de dois dias de repouso.
É possível fazer a cirurgia de calázio pelo SUS? O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a realização de diversas cirurgias oculares. Entretanto, tenha em mente que, na maioria das vezes, os pacientes precisam esperar muito tempo para conseguirem realizar o procedimento cirúrgico. Isso pode agravar o problema ocular.
Faça compressa com água morna e massagem com cotonete. Se for na pálpebra superior, a massagem deve ser feita de cima para baixo e se for na pálpebra inferior, a massagem deve ser feita de baixo para cima rolando o cotonete.
Os riscos são praticamente nulos, visto que a incisão geralmente é pela conjuntiva tarsal/palpebral (internamente) e não leva pontos. Como a conjuntiva é altamente vascularizada, a cicatrização é muito facilitada.
Sim. Opera pelo SUS, você deve pedir para o clínico te encaminhar para o oftalmologista, normalmente você será regulado para um serviço de oftalmologia, para avaliar se há indicação cirúrgica, porém nem todos os locais que fazem consulta, fazem cirurgia de pterigio, podendo ter que ser encaminhado para outro serviço .
Isso porque, além do caroço tender a sumir sozinho no período aproximado de duas a oito semanas, médicos oftalmologistas podem receitar medicamentos e ações que façam com que a lesão diminua e venha a desaparecer.
Fatores associados agravantes, como mencionados acima, devem ser tratados. Compressas frias ajudam numa fase inicia (primeiras 48 horas). Elas provocam a constrição dos vasos locais, diminuindo a vermelhidão e a dor. Numa fase mais avançada, o melhor é se fazer compressas mornas, que aceleram a resolução do processo.
Há precauções que todo paciente deve tomar em caso de terçol ou calázio. A principal é que, em nenhuma hipótese, deve espremer ou pressionar o inchaço. Além de não solucionar a inflamação, a pessoa ainda pode agravar o quadro.