Hit nacional após estourar na voz de Thullio Milionário, a expressão "casca de bala" tem origem nordestina e é muito usada entre frequentadores de vaquejada. Como sugere a música de mesmo nome do cantor potiguar, "casca de bala" significa alguém muito próximo, um amigo, um parceiro para tudo e todas.
Nas redes sociais, internautas tem utilizado essas palavras ao publicar fotos e vídeos com amigos, companheiros amorosos e até mesmo animais de estimação. A expressão é usada para se referir a um amigo próximo, íntimo, que topa qualquer desafio ou comemoração.
Então, afinal, o que significa o termo “casca de bala”? Em entrevista ao Metrópoles, o cantor explicou: “Casca de bala é a forma carinhosa usada na música para falar daquela pessoa que tá com você para tudo, seu amigo(a), seu fechamento 100%”.
"Em grande parte da literatura de algumas décadas atrás, o termo 'casca de bala' aparece apenas com o sentido de 'cápsula, cilindro que contém o projétil da arma de fogo'. Originalmente, então, a bala em questão não é a guloseima e a casca não é a embalagem", explica Rigolon. Termo também foi apelido de traficante.
A gíria bala se refere a qualquer uma dessas drogas: Ecstasy, MDMA, pílula do amor, Helena, cristal, ice, entre outras. Estas são drogas produzidas em laboratórios clandestinos e possuem como base a anfetamina.
A composição de "Casca de Bala" foi feita em dezembro de 2023. Flávio Pizada Quente disse que a música é sobre aquele "amigo para todas as horas". O compositor relatou que ouviu o termo nas redes sociais e decidiu criar uma canção com uma "levada bem dançante, arranjo contagiante".
A expressão 'Casca de Bala' pode ser interpretada como um apelido para uma pessoa que é dura na queda ou que tem muita resistência, características valorizadas no contexto da vaquejada. A música celebra a camaradagem e a competição, com a repetição do verso 'Eu e casca de bala' enfatizando a força da dupla.
A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".
Qual o significado de chamar alguém de casca de bala?
Como sugere a música de mesmo nome do cantor potiguar, "casca de bala" significa alguém muito próximo, um amigo, um parceiro para tudo e todas. Exatamente como quando a bala gruda no papel e fica difícil tirar.
A expressão “casca de bala” é uma gíria popularmente utilizada para se referir a uma pessoa que aparenta ser durona ou ter uma aparência intimidadora, mas que na verdade é frágil ou sensível por dentro.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O locutor Bruninho Andrade diz que a expressão se refere a uma amizade que é muito grudada, como se fosse uma bala. "Bala e casca se grudam, né? Ainda mais quando ficam no bolso ali, acho que é isso!".
Anteriormente, “Casca de bala” se referia à cápsula de uma bala (a que sai da arma). O termo também já foi apelido de um traficante. Em 2008, o Pastor Wilson de Oliveira contou em seu blog que seu apelido no mundo do crime era Casca de Bala.
O ecstasy, também conhecido como MDMA, é uma substância que ficou conhecida devido aos seus efeitos eufóricos. É uma droga sintética e tem como princípio ativo uma substância conhecida como metilenodioximetanfetamina, que afeta os neurotransmissores do cérebro.
O ecstasy, conhecido popularmente como droga do amor, trata-se de uma substância psicoativa, classificada quimicamente como 3,4-metilenodioximetanfetamina ou MDMA. A bala ecstasy ficou bastante popular como droga do amor por aumentar a percepção de cores e sons, e também por expandir a sensibilidade física do usuário.
Com hit viral, compositor de 'casca de bala' é do Sertão da Paraíba e fala da explosão da música. Flávio Pizada Quente diz se arrepender de ter vendido a música para Thullio Milionário: "qual artista que não quer viralizar uma música na sua voz?".
A expressão 'muito doido' indica que o narrador já está sob efeito do álcool, enquanto 'endreada' pode ser uma gíria regional que sugere que a mulher também está desinibida.