Catapora. Veio do tupi tata'pora, palavra formada de ta'ta, fogo + 'pora, que brota. Os dicionários registram a forma “tatapora”, porém se popularizou o termo “Catapora” tornando-se palavra oficial nos dicionários.
Tatá, em tupi, é fogo, e tatapora ou catapora é “fogo que salta”, ou “o que tem fogo dentro”. Parece mesmo ter fogo dentro: a doença causa febre, erupções na pele e coceira, parece queimar a pele. O rosto de alguém com catapora fica feio, cheio de perebas.
Capim: (ka'apii): “ka'a” é mato e “pii” é um adjetivo de fino, delgado. Jabuticaba (ïwapotï'kaba): significa a “fruta em botão”. Jerimum (iurumún): vem do tupi e significa abóbora. Mandioca (mandióka): “oka” casa de Mani (essa é a que na cultura indígena deu origem à planta).
Mingau: Veio do tupi minga'u, comida que gruda. Muamba: Veio do quimbundo muhamba, que era um cesto comprido usado para transportar cargas em viagem. Nhe-nhe-nhem: Veio do tupi nheem, falar.
Catapora - O que é? Quais são os sintomas e tratamentos?
Qual o significado de pipoca na linguagem indígena?
Também a palavra pipoca tem origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”. Quando se fala em consumo de pipoca, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos. De 20 anos para cá, a quantidade produzida de milho para pipoca dobrou em nosso país.
Ubatuba, palavra de origem indígena, significando sítio abundante de ubás (caniços silvestres) é lembrada pelos dois caniços, cruzados ao pé da cruz. Finalmente, a canoa com cinco remadores navegando no mar, rememora a atividade dos indígenas estabelecidos nesta região.
Qual é o significado de Guanabara na língua indígena?
Em tupi-guarani, idioma falado pelos índios nativos à época do Descobrimento do Brasil, a palavra Guanabara quer dizer "braço de mar" ou "seio de mar". Acabou sendo incorporada à realidade do Rio de Janeiro, principalmente pelo fato de este ser o nome da baía que banha a cidade.
A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.
A varicela, mais conhecida como catapora, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pelo vírus herpes zoster. A catapora acomete principalmente crianças, entre o fim do inverno e no início da primavera.
Ela é causada pelo vírus varicela-zóster e destaca-se por ser contagiosa e ocorrer, principalmente, na infância. A transmissão ocorre por meio da inalação de partículas virais, contato com conteúdo das lesões, pela via transplacentária e por meio de objetos contaminados.
Em termos literais, o tupi pi'poka traz a ideia de “pele estourada” – poka significa aquilo que estala, que faz barulho. Como se vê, a semelhança com popcorn, algo como “milho que estoura”, não é apenas sonora.
Qual o significado da palavra abacaxi na língua indígena?
O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso), documentado já no início do séc.
O QUE SIGNIFICA O NOME "PETECA"? COMO FORAM ÍNDIOS QUE A INVENTARAM, O NOME É TUPI SENDO PE'TECA – BATER COM A MÃO. OU EM OUTRA DEFINIÇÃO SIGNIFICA, BATER E SE DIVERTIR.
No contexto dos povos tupi-guarani, uma taba compreende um grupo local, comparável a cidades ou vilas, tipicamente compostas de 2 a 4 mil pessoas, mas podendo chegar a até 8 mil.
MÃE /OUITÊ/IHYA/ AMI/DANA - de acordo com o dicionário de língua portuguesa: é a mulher que deu a luz, que cria ou criou um ou mais filhos. Para o povo Ikpeng o papel da mãe não é o de simples receptáculo, pois ela imprime uma forma ao seu filho, enquanto os pais são responsáveis por sua substância.
(2) Tatih,: “Oi” é um cumprimento Tupi, e é uma das muitas palavras indígenas que utilizamos no português brasileiro. (3) “Oi” é uma interjeição que expressam um cumprimento positivo de boas-vindas. É utilizado como saudação entre duas pessoas. (4) É uma meta linguagem.