Demanda bioquímica de oxigênio ou demanda biológica de oxigênio (DBO) ou carência bioquímica de oxigénio (CBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos, sendo expresso em miligramas por litro (mg/L).
Quantidade de matéria orgânica expressa em massa por unidade de tempo (Kg DBO/dia ou Kg DQO/dia),transportada ou lançada num corpo receptor, ou sistema de tratamento de águas residuárias, calculada através da vazão média diária do efluente.
Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), conhecido também como Demanda Biológica de Oxigênio, é a quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em determinada amostra de um efluente como, por exemplo, o esgoto doméstico e o industrial.
A DBO é expressa em miligramas de oxigênio por litro de água (mg/L) e é medida através da determinação do teor de oxigênio dissolvido (DO) presente na água. Esta medida é crucial na avaliação da qualidade da água e na análise do impacto ambiental de despejos de efluentes.
Em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBO máximanoesgoto deve ser de 60 mg. L -1 (DIAS, 2021).
Como consultar a CBO da ocupação do trabalhador? #advogado #trabalho #emprego #direito #trabalhador
Qual a diferença entre DBO e OD?
Geralmente, o DBO mede a quantidade de material solúvel, como os compostos orgânicos que estão presentes em uma amostra de água. O DQO quantifica o material dissolvido, por exemplo, metais ou gases presentes no ambiente.
Uma DBO alta confirma a existência de grande quantidade de matéria orgânica nos efluentes. DBO baixa representa baixo nível de contaminação, ou mesmo a ausência de poluentes e de microrganismos decompositores.
DBO é a quantidade de oxigênio requerida pelas bactérias, para estabilizar a matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. O teste padrão consiste na medida do oxigênio consumido num período de incubação de 5 (cinco) dias, a temperatura de 20 0C.
Ao fim dos cinco dias, repete-se a medida do oxigênio dissolvido (OD final). A DBO5 será a diferença entre o OD inicial e o OD final. É calculada pela seguinte fórmula: DBO5 = F (T0-T5)-(F-1)(D0-D5).
A causa da alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO) nos efluentes vem do excesso de matéria orgânica na água. Essa matéria orgânica normalmente é proveniente de resíduos humanos e animais, como esgoto e processos industriais. Outras causas de DBO elevada incluem escoamento agrícola e efluentes não tratados.
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Para os demais usos, não deverá ser excedido um limite de 200 coliformes fecais por 100 mililitros em 80% ou mais de pelo menos 5 amostras mensais colhidas em qualquer mês; no caso de não haver na região meios disponíveis para o exame de coliformes fecais, o índice limite será de 1.000 coliformes totais por 100 ...
Uma das maneiras mais bem-sucedidas de reduzir a DBO em águas residuais é aumentar a aeração. A aeração usa processos de lodo ativado (ASP). Esta é uma das maneiras mais aceitas de filtrar a poluição de sistemas de águas residuais.
O ideal é um pH acima de 6. Caso a dosagem do coagulante tenha sido grande o suficiente para baixar o pH desta forma, é preciso iniciar o teste desde o início, subindo mais o pH inicial com o alcalinizante.
A DBO de uma amostra de água é geralmente medida em laboratório, por meio de um bioensaio no qual é medido o consumo do oxigênio pelos microrganismos presentes nas amostras de água em condições controladas.
A DQO é um importante indicador da quantidade de matéria orgânica presente na água, o que pode impactar a qualidade da água para consumo e para os ecossistemas aquáticos. Uma alta DQO pode indicar poluição por substâncias orgânicas.
Qual a importância de realizar a medicação da DBO?
Qual a importância de analisar DBO/DQO? No que se refere ao tratamento das águas (brutas ou residuais), a análise das demandas química e bioquímica de Oxigênio (DQO e DBO, respectivamente), possui uma importância expressiva, pois contribui para indicar o nível de poluição presente nas águas analisadas.
Os valores menores que 250 mg / L são questionáveis porque a correção a ser feita é muito alta. Para correção da DQO, é necessário preparar uma curva padrão de DQO versus mg / L de cloretos usando soluções padrões de NaCI em concentrações diversas. O intervalo deve ser de 4000 mg / L até 20000 mg / L de cloretos.
NTU significa Unidade de Turbidez Nefelométrica que significa que o instrumento está medindo a luz dispersa da amostra em um ângulo de 90 graus em relação à luz incidente.
O que são efluentes? Efluentes são resíduos produzidos por indústrias, atividades agrícolas ou ambientes domésticos e descartados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases. Quando despejados na natureza de forma inadequada, eles alteram a qualidade dos corpos receptores (água e ar) causando sua degradação.
Autodepuração: s.f. capacidade de lago ou lagoa restaurar suas características ambientais naturalmente, devido à decomposição de poluentes. A autodepuração se dá através de diversos processos de natureza física, química e biológica. Esses processos equilibram a produção e consumo de oxigênio.
Fotossíntese: Plantas aquáticas e algas liberam oxigênio na água através da fotossíntese. Aeração: A aeração mecânica ou natural, como cachoeiras ou corredeiras, pode aumentar a quantidade de OD na água.
Os agentes químicos têm um poder de oxidação superior a ação microbiológica, sendo capazes de oxidar tanto o conteúdo biodegradável quanto o não biodegradável, e, por isso, os valores de DQO são sempre maiores em comparação a DBO.
coli é considerada um microrganismo indicador, ou seja, quando presente na água pode indicar a ocorrência de contaminação fecal (pois é encontrada no intestino de mamíferos), a provável presença de outros microrganismos patogênicos, além de poder indicar condições higiênico-sanitárias inadequadas do reservatório de ...