3- Hornet e Titan Essas duas motos da Honda têm algo em comum: seus nomes não são siglas. 'Titan' é um termo que vem da mitologia grega, sinônimo de força excepcional. A escolha do nome 'Titan' para batizar a mais famosa versão da Honda CG tem tudo a ver com a proposta do modelo, surgido em 1994.
Sim, deixamos justamente para o fim a sigla da motocicleta mais vendida no Brasil, CG, cujo senso geral indica significar “City General”, ou seja, uma utilitária pau para toda obra. Porém, do mesmo modo que não há um posicionamento oficial da Honda para determinar o significado da sigla CB, o mesmo ocorre com CG.
O assento fica a 790 mm do solo, enquanto o vão livre das motos é de 196 mm. O peso a seco declarado para dupla é praticamente idêntico. A Fan 160 tem 116 kg, enquanto a Titan tem 117 kg. O tanque para as duas tem a mesma capacidade: 16,1 litros.
Desde sua estreia em 1976 como CG 125, a Honda CG 160 se estabeleceu como a motocicleta mais vendida do Brasil. Ao longo dos anos, a evolução constante trouxe novas versões, destacando-se a CG Titan e a CG Fan 160. A Titan, surgida na década de 1990, foi uma inovadora na plataforma, introduzindo tecnologias marcantes.
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Qual a diferença entre cg e cb?
CG significa City General, e CB, City Bike. As CGs recebem esse título, pois são motos urbanas de uso geral, tal como a popular CG 160. Já as CBs recebem esse nome para caracterizar que, apesar de possuírem distinções esportivas em desempenho e estética, ainda são motos urbanas, tal como a CB 500F, por exemplo.
A CG 160 Fan é a melhor opção custo-benefício por trazer itens idênticos aos da Titan – rodas e sistema de freios – e preço cerca de 8% inferior. A CG 160 Start é a versão de entrada da linha, mas mesmo sendo a mais acessível das CG seu motor, chassi e suspensões são iguais ao das outras versões.
Em motos com mais de um cilindro, a cilindrada é determinada pela soma do volume de cada um dos cilindros. Por exemplo, como a Tornado é 250 e tem um cilindro, o volume de ar combustível é de 250 cm³. Já a Hornet, é 600 e possui quatro cilindros em linha, o que significa que cada um dos cilindros têm 150 cm³.
As "CRF" mergulham nos terrenos off-road, com o "F" representando diversão. Seja "four" pela quantidade de cilindros ou "fun" pelo prazer de pilotar, cada CRF é uma expressão de liberdade e emoção fora dos limites do asfalto. Nos anos 1970, o cenário off-road recebeu um divisor de águas: a XL 250 Motosport.
Entre elas, a intermediária Fan é a mais escolhida do público. Agora, vamos mostrar para vocês o que muda entre a versão mais básica da moto, a Start, e a mais completa, a Titan.
Entre o um nome forte com quase 5 décadas de mercado e uma rede de concessionária grande, a Honda CG 160 é quase sinônimo de moto. Hoje, para ter uma, a versão mais barata é a Start, que não traz nada além do necessário por R$ 13.280 reais sem contar o frete.
Tezos (XTZ) é uma rede Blockchain baseada em contratos inteligentes de primeira camada. Essa plataforma permite a criação e hospedagem de projetos, aplicativos e ativos em um ambiente autoatualizável de código aberto, seguindo os mesmos padrões da Ethereum.
Porém, na gama de motos XR, estão as famosas motos Honda XRE, caracterizadas pelos modelos 300 e 190, que não têm pegada 100% off-road, assim como a XLR 125 e a XR 250 Tornado. Todas elas são herdeiras da versatilidade que caracterizou as primeiras XL e XLX, produzidas nos anos 1980 e 1990.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.
Já as Honda CBR são mais recentes, nascidas no começo dos anos 1980, e tem o clássico “R” (de Racing ou Racer) para identificá-las como modelos mais esportivos do que as CB. Na sequência dos dígitos referentes a capacidade cúbica do motor – 400, 600, 900 entre tantas versões –, outras letras surgiram.
A CG, por exemplo, líder de vendas no País, é uma moto para uso diário urbano. Por esse motivo, foi batizada de City General (uso geral na cidade, em tradução livre).
O modelo, lançado no final dos anos de 1980, tinha a proposta de ser uma moto on e off-road e fez sucesso na Europa. A sigla NX, de acordo com a Honda, significa “New X-over” (Nova Crossover). Em suma, a nova NX 500 herda as características da CB 500X, que sai de linha.
O painel multifuncional traz outro diferencial para a CUB: luz que avisa se o motociclista está pilotando de forma econômica. É indicada com a letra “E” que fica posicionada na parte superior do painel.
A Titan é a topo de linha e mais requintada; a Fan é sutilmente mais simples que a Titan; e ainda tem a Start, com proposta de ser acessível, sem, por exemplo, a injeção eletrônica flex, com rodas raiadas e freios a tambor nas duas rodas.
Assim, a Start é o modelo de entrada, a Fan é a intermediária e a Titan ocupa o posto de topo da linha, ainda que não tenha nenhuma tecnologia exclusiva. A Cargo é praticamente idêntica à Fan, mas adaptada ao uso profissional. A Start é a mais simples.
Além disso, a CG 160 Start usa freio a tambor na dianteira e rodas raiadas, ao invés do disco de freio e rodas de liga-leve como nas outras versões. Outro diferencial é que seu motor monocilíndrico de não conta com a tecnologia flex, ou seja, não pode usar etanol, apenas gasolina.