O M1 é o primeiro chip de computador pessoal construído com tecnologia de processo de 5 nanômetros de ponta e contém incríveis 16 bilhões de transistores, o máximo que a Apple já colocou em um chip.
M1: os haveres financeiros de liquidez imediata, correspondentes à soma dos depósitos à vista e da moeda em poder do público (como as reservas são uma fração dos depósitos, o M1 é sempre maior que a base monetária);
Os dois modelos são octa-core com quatro núcleos de alta performance. Contudo, no M2 pode-se ter até 10 núcleos e memória RAM de 8 ou 16 GB, enquanto o M1 oferece até 8 GB de RAM. Isso posto, é inegável a performance superior do MacBook Air M2.
O M1 inclui uma CPU de 8 núcleos que consiste em quatro núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência. Cada um dos núcleos de alto desempenho proporciona um desempenho líder de mercado para tarefas de um thread, mantendo a maior eficiência de funcionamento possível.
O chip M1 é usado no novo MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac mini. Ele substitui o processador Intel Core i7 nesses modelos. No entanto, o Intel i7 tem seus próprios benefícios, pois oferece mais suporte para aplicativos e mais armazenamento.
O Apple Silicon possui diferenças estruturais em relação a outros chips baseados em arquitetura Arm. Isso acontece porque a Arm desenvolve núcleos próprios de CPU com a marca Cortex e também permite que suas licenciadas, como a Qualcomm e a Apple, criem suas próprias otimizações de microarquitetura.
O MacBook M1 é a primeira versão do notebook da Apple equipado com o chip fabricado em arquitetura ARM pela própria Maçã. Lançado em 2020, o computador pode ser encontrado nas versões Air ou Pro, com diferenças em construção e conjunto de hardware.
O chip M1 Ultra tem CPU poderosa de 20 núcleos, com 16 núcleos de alto desempenho e quatro de alta eficiência. Em comparação ao chip de 16 núcleos mais rápido disponível para desktop PC, o M1 Ultra oferece rendimento com múltiplas threads 90% superior na mesma faixa de consumo de energia.
A M1 é o conceito mais restrito de liquidez, corresponde à soma dos valores da circulação monetária e dos depósitos à ordem. A M2 é a medida da liquidez em sentido lato, corresponde à soma da M1 e das responsabilidades quase-monetárias.
Os chips M1, M2 ou M3 são os substitutos da Apple para os antigos processadores Intel. A ideia é que eles tragam maior desempenho para os computadores Apple, além de deixá-los cada vez mais exclusivos.
De acordo com informações publicadas pelo jornalista Tim Culpan, a primeira fábrica da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) nos Estados Unidos começou a produzir chips para a Apple — mais precisamente o SoC 1. A16 Bionic, o qual foi lançado pela Maçã em 2022 como o processador dos iPhones 14 Pro.
Na verdade, a Samsung continua fabricando os núcleos dos processadores usados nos iPhones da Apple, o que foi recentemente confirmado por imagens microscópicas do chip A6. Assim como no iPhone 4, a última versão do smartphone da Maçã traz a sua peça principal fabricada pela rival.
O modelo criado pelo designer Antonio de Rosas é apenas um conceito do que poderia ser o iPhone 13 com chip M1. Ainda que a eliminação do entalhe seja muito desejada, dificilmente o modelo seguinte de celular da Maçã será semelhante a forma retratada pelo designer no vídeo.
Equipado com o processador A15 Bionic, superando seu antecessor A14, oferece maior velocidade e eficiência. Sua câmera dupla traseira de 12 MP, junto ao novo Photonic Engine, proporciona imagens nítidas e detalhadas, enquanto o modo Retrato está disponível tanto na câmera frontal quanto na traseira.
O iPhone 15 vem equipado com o mais recente processador A16 Bionic da Apple, que oferece desempenho incrível. O aparelho também vem com o novo sistema operacional iOS 17, que oferece uma experiência de usuário aprimorada, com novos recursos e melhorias.
O Neural Engine no chip M4 é o mais poderoso da Apple até hoje e tem desempenho melhor que qualquer unidade de processamento neural em um PC de inteligência artificial atualmente.
O M4 é o atual chip mais avançado da Apple. Anunciado em maio de 2024, ele se diferencia das gerações anteriores por estrear em uma nova linha do iPad em vez de em Macs, o que significa que todo o seu potencial ainda não foi atingido.
Um computador Mac com processador baseado em ARM64 costuma ser chamado de Apple Silicon Mac, enquanto aquele com processador Intel é conhecido como Mac baseado em Intel.
Os novos processadores Intel Core i7 quad-core são de série no MacBook Pro de 15 e 17 polegadas. E os modelos de 13 polegadas incluem o novo processador Intel Core i5 dual-core ou o processador dual-core mais rápido disponível — o Intel Core i7. Todos os modelos utilizam chips Intel recentemente melhorados.
Intel Core i7 de quatro núcleos e 1,2 GHz (Turbo Boost até 3,8 GHz) com cache L3 de 8 MB. Memória LPDDR4X de 16 GB com 3733 MHz. SSD de 512 GB, 1 TB ou 2 TB.