Na CID-11, todos os transtornos que fazem parte do espectro do autismo, como o autismo infantil, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno com hipercinesia, por exemplo, foram reunidos em um único diagnóstico: o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), prescrito pelo código 6A02.
Transexualidade — A CID-11 deixa de classificar a transexualidade como uma doença mental, como fazia a CID-10, e a reclassifica como “incongruência de gênero”, em vez de “distúrbio de identidade de gênero”. Com isso, ela foi transferida para a categoria de saúde sexual.
CID E11: o que significa? A CID E11 – Diabetes Mellitus Não-insulino-dependente também é chamada Diabetes tipo II. Nela, a resistência à insulina eleva a glicemia.
A CID contém mais de 50 mil códigos para doenças e causas de morte, e serve de base para estatísticas de saúde em todo o mundo, tendo sido desenvolvida com a intenção de diminuir os erros de notificação, aumentar a praticidade e dar mais abrangência às informações catalogadas.
O código é L11, a descrição é outras afecções acantolíticas, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são L11 não há nenhum.
Já para a décima primeira edição (CID-11), a depressão é dividida em transtorno depressivo único (6A70) e transtorno depressivo recorrente (6A71) e foi apresentada para a adoção dos estados membros em maio de 2019 e deve entrar em vigor dia 1º de janeiro de 20227.
Seguindo a estimativa da OMS , o período de transição ocorre entre dois a três anos, assim espera-se que a CID -11 esteja em uso nos sistemas de informação da vigilância a partir de 1º de janeiro de 2025.
Os sintomas persistem por pelo menos vários meses e são suficientemente graves para resultar em sofrimento significativo ou prejuízo significativo no funcionamento pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou em outras áreas importantes do funcionamento.
O TDAH é classificado no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como F90. 0, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) com Hiperatividade (H). No CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), o TDAH é classificado como 6A05, Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (ICD). OMS. Disponível em: https://www.who.int/classifications/classification-of-diseases.
A Cid 10, com padronização universal epidemiológica, é utilizada como forma de detecção de doenças, sintomas, sinais, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais.
O DDD 11 é um dos códigos de discagem direta à distância mais reconhecidos do Brasil, e cobre principalmente a região metropolitana de São Paulo. Este código abrange não apenas a capital paulista, mas também uma grande área que inclui cidades vizinhas como Barueri, Santo André, Guarulhos e Osasco.
Os CID´s Z00, Z01, Z02, Z04, Z10, Z53, Z54, Z55, Z59, Z65 e Z76, NÃO serão aceitos para fins de avaliação médica. Estes CID´s deverão vir acompanhados de complementação para o respectivo atendimento.
Como acessar a CID-11? A versão em inglês para a CID-11 está disponível no site da OMS. Também é possível visualizar uma versão traduzida para o espanhol, mas a tradução para a língua portuguesa ainda não foi finalizada.
Qual o CID mais grave de ansiedade? O CID mais grave para transtornos de ansiedade, segundo a CID, é o F41. 1 (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Este CID indica um quadro mais severo, caracterizado por preocupação excessiva e persistente, afetando diversas áreas da vida.
CID 10 F41 1 – ansiedade generalizada, doenças não especificadas no § 9º do art. 20 da Lei Complementar nº 432/08. Assim, cumpridos os requisitos para a aposentadoria por invalidez com proventos proporcionais e paridade, forçoso reconhecer a regularidade e legalidade do ato concessório de aposentadora em análise.
Quando a CID-11 entra em vigor? Como ainda estamos no período de transição da CID-10 para a CID-11, a previsão da OMS é que a CID-11 esteja em uso nos sistemas de informação da vigilância a partir de 1º de janeiro de 2025.
Além das atualizações de codificação e capacidade, a CID-11 inclui novos capítulos sobre medicina tradicional, saúde sexual e distúrbios relacionados a jogos – que agora foram adicionados à seção sobre transtornos aditivos. A CID-11 foi adotada na Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2019.
0 e CID-11 6A60. Trata-se de uma condição psiquiátrica caracterizada por episódios de mania e depressão maior, que podem causar flutuações significativas no humor, energia e capacidade de funcionar no dia a dia.
De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.