O CID E78 significa que o paciente apresenta dislipidemia. Ou seja, um conjunto de distúrbios nos níveis de lipídios no sangue, também chamado de hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia.
O que é distúrbio do metabolismo de lipoproteínas?
O distúrbio do metabolismo das lipoproteínas é uma condição em que há uma alteração no processamento, transporte ou metabolismo das lipoproteínas no organismo.
O termo hiperlipidemia (dislipidemia) significa altos níveis de gordura na corrente sanguínea. A hiperlipidemia inclui uma série de condições onde as gorduras estão elevadas mas, de maneira geral, ela se aplica a alta de colesterol e de triglicérides no sangue.
Siglas CID: E23 - E66 - E78 - 78.2 Deixe suas Dúvidas sobre as CID-10
Qual o significado do CID E78?
CID E78: o que significa? O CID E78 significa que o paciente apresenta dislipidemia. Ou seja, um conjunto de distúrbios nos níveis de lipídios no sangue, também chamado de hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia.
O colesterol é um tipo de lipídio – um elemento essencial contido em todas as células humanas. No entanto, o excesso de lipídios e outras substâncias gordurosas no sangue pode causar hiperlipidemia e outros distúrbios lipídicos.
O código é E780, a descrição é hipercolesterolemia pura, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são E780 não há nenhum.
Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL (high-density lipoprotein) (HDL-C) que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias.
Os lipídios são substâncias orgânicas de grande importância, pois atuam como hormônios ou precursores hormonais, fonte energética, componentes estruturais das membranas etc. Os principais lipídios plasmáticos são o colesterol, triglicérides, fosfolipídios e ácidos graxos.
O CID F41 refere-se a uma série de transtornos ansiosos que podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade ou estilo de vida. Ao contrário de outros códigos específicos, o CID F41 agrupa vários tipos de ansiedade que não são causados por uma situação particular.
As dislipidemias são caracterizadas pela presença de níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue. Quando estes níveis ficam elevados, é possível que placas de gordura se formem e se acumulem nas artérias, o que pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o “colesterol ruim” porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
A coleta do lipidograma ou dosagem de colesterol total, frações e triglicérides é a melhor maneira de se diagnosticar a presença de hiperlipidemia. O exame é simples e depende apenas da coleta de uma amostra sanguínea, que pode ser realizada em jejum ou não.
Assim como o colesterol, os triglicerídeos fazem parte das gorduras presentes no sangue e servem como uma reserva de energia para o nosso organismo. O QUE PREFERIR: Alimentos integrais, aveia, linhaça, sementes, castanhas, peixe, azeite, frutas, verduras e legumes, chocolate amargo, laticínios desnatados.
A dislipidemia é a doença ocasionada pelo excesso de colesterol e triglicérides no sangue. A principal situação que pode levar à sua ocorrência é a presença de dieta rica em gordura (especialmente a saturada). Mas existem também doenças genéticas nas quais o fígado tem menor capacidade de eliminação do LDL-colesterol.
O diagnóstico de dislipidemia é feito por meio de exames de análise clínica para dosagem do colesterol total e frações (LDL e HDL) e triglicérides. O HDL é conhecido como colesterol bom e altos índices no sangue protegem a saúde do paciente.