O Consórcio de Inovação na Gestão Pública – CIGA é pessoa jurídica de direito público, sob a forma de associação pública, devendo reger-se pelas normas da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei n.º 11.107, de 6 de abril de 2005, do Decreto n.º 6.017, de 17 de janeiro de 2007, e demais normas pertinentes ...
O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – CIGRES foi constituído sob a forma de associação pública, com personalidade jurídica de direito público e de natureza autárquica intermunicipal, sem fins lucrativos, atendendo as normas da Lei nº 11.107, de 06.04.2005, Decreto nº 6.017, de 17.01.2007.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
Apesar de serem diferentes grupos com diferentes línguas, atribui-se aos ciganos uma língua comum, o romani, que, durante 700 ou 800 anos, na Europa, fragmentou-se em cerca de 60 dialetos, que podem ser agrupados em dois: vlax e não-vlax, designação referente ao principado de Valáquia.
Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”. A expressão também é muito utilizada na dança cigana, como sinônimo de “Bravo” ou “Olé”.
O lema dos povos ciganos é "O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", o que pode ser evidenciado pelos símbolos de sua bandeira.
Para Exu e Pomba Gira, diga laroixu, laroiê, Pomba Gira, boa noite moço OU boa noite moça, existem três formas de cumprimentar eles, primeiro, assim, cruzando os dedos, depois cruzando as mãos. e o terceiro simplesmente abaixou. Também repita aquele abraço de três vezes do caboclo.
“Não é igual ao que era antigamente, mas é uma tradição guardada”, avalia Deolinda Vicente, analisando que “os lutos eram muito pesados”. Antigamente, as mulheres ciganas precisavam vestir roupas pretas e compridas durante anos, cortar o cabelo curto, usar um lenço preto na cabeça e “carregar” o luto para toda a vida.
"Os Calon são ciganos que vieram da Península Ibérica e foram degredados para o Brasil na segunda metade do século 16. Esse grupo foi divido em Gitanos na Espanha, Calão em Portugal e Calon no Brasil." Em Goiás, desde a década de 1970, o grupo deixou de ser nômade e hoje totaliza mais de 2 mil pessoas.
Ala-Arriba é uma expressão usada pela comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e significa "força (para cima)". O conceito refere-se à tradicional entre-ajuda numa comunidade, junto da qual tem servido de lema. Representação da Ala-Arriba no antigo Porto da Póvoa de Varzim.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
O sinal de "3" com as mãos, representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital); o sinal com 4 dedos simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos; e o do Comando Vermelho é o V feito com a mão, em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados.
Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.
Nos primórdios, entre os ciganos, havia apenas o conceito de Devel (Deus) e Beng, a incorporação do demônio ou da energia negativa, contra a qual se cercavam de simpatias, ritos e rezas. A cartomancia e a quiromancia lhes têm sido inerentes.
Embrulhe uma fotografia da pessoa amada em um lenço vermelho. Na noite anterior à transa, coloque um anel seu debaixo do seu travesseiro, junto com o embrulho. Antes de dormir, diga três vezes: "Cigana do amor, ajude-me a ter uma noite linda ao lado de (fale o nome do par).
A mudança de andadores para moradores é apontada pelos ciganos entre- vistados como algo positivo. Eles começaram a buscar por essa organização social a fim de ter melhores condições de vida e pelos sofrimentos que uma vida nômade trazia, como já foi apontado.
Segundo o Houaiss, cigano é usado como “aquele que trapaceia; velhaco, burlador” e “aquele que faz barganha, que é apegado ao dinheiro; agiota, sovina”. Para a procuradoria, trata-se de uma visão depreciativa que influencia o conceito que a sociedade possui dessa etnia.