C: Pneus para van comercial. XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões. Esses pneus precisam ser substituídos por um equivalente (exemplo: um pneu HL por outro pneu HL) T: Temporário (estepes)
A melhor classificação de um pneu, considerando eficiência de combustível, aderência em pista molhada e ruído externo, seria “A” para eficiência de combustível, “A” para aderência em pista molhada, e uma única onda sonora para ruído externo.
O índice de temperatura escrita no pneu indica a capacidade do pneu dissipar o calor e como lida com o acúmulo dele. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior.
Como FUNCIONA a etiqueta do INMETRO para PNEUS? O que SIGNIFICA? Classificação e Melhores avaliados
Como saber se o pneu é de boa qualidade?
Caso não saiba, todo pneu é submetido a testes, recebendo uma pontuação que chamamos de classificação. As mesmas são A, B e C. Ou seja, pneus de classe A são considerados ótimos, B bom e C médios. Essas informações estão sempre gravadas na lateral do pneu, e também podem estar presentes na embalagem.
Pneus de primeira linha são classificados de acordo com critérios como resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e ruído. Verificar se o pneu possui classificações elevadas nessas categorias pode indicar uma maior qualidade e desempenho.
A letra R mostra o tipo de construção interna do pneu. Essa letra representa o tipo radial, um dos modelos mais usados em motos de alta cilindrada; mas também poderia ser B: Reforçado ou simplesmente vir com um - (um tracinho) o que representaria um pneu de estrutura convencional (ou diagonal);
O Assurance foi classificado pelo Inmetro com a letra E para eficiência energética, a pior classificação na escala de E até A. Portanto, ele é um pneu que faz o carro “beber muito”, por assim dizer.
No Brasil, Bridgestone, Pirelli, Michelin e Continental possuem fábricas e são consideradas referências nacionais em qualidade. Eles oferecem uma vasta gama de pneus que atendem às necessidades dos consumidores e condições brasileiras.
A Michelin costuma aparecer em primeiro lugar nas listas de melhores marcas de pneus para carros. A empresa começou sua história em 1889 na França. Seu fundador foi Clermont-Ferrand. Desde então ela tem se destacado com a criação de produtos excelentes e está presente em diversos mercados.
O grande vencedor nesse ranking, pelo menos de acordo com os parâmetros do Inmetro, foi o Michelin Primacy 4. E suas notas comprovam que estamos falando de um pneu com ótimos atributos. Um exemplo disso é a nota B em resistência ao rolamento, no mesmo nível dos melhores concorrentes.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
A letra “C” presente na descrição dos pneus Vanco e VanContact, posicionada após a medida do pneu, mostra que se tratam de pneus “comerciais”, construídos para serem utilizados em vans e em caminhões leves, capazes de levar grandes cargas.
O “17” indica que o pneu tem 17 polegadas de diâmetro, ao passo que “M/C” significa que o pneu é para uma mota. O “R” indica que o pneu tem uma construção do tipo radial (se em vez do R aparecer um traço "-", significa que a construção é convencional).
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
Os pneus de primeira linha tem 8mm de sulco na banda de rodagem. Eles também podem rodar 50 mil km ou mais – os de segunda linha rodam apenas 40mil km. Além disso, os pneus de primeira linha são aqueles que mantêm maior estabilidade do automóvel e oferecem segurança nas mais variadas condições.
Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.
No Brasil, a classificação de pneus é expressa por meio de uma etiqueta fornecida pelo Inmetro, na qual a qualidade e a eficiência dos pneus são avaliados em três critérios antes de sua comercialização, sendo eles: resistência ao rolamento, aderência em pistas molhadas e ruído externo.
A Formula Pirelli foi criada depois da venda da Ceat, que era a segunda marca da famosa fabricante italiana de pneus. Atualmente, a Formula é a única linha de baixo custo oferecida pela Pirelli. Apesar de ser considerada como segunda marca da Pirelli, o pneu Formula apresenta excelente custo benefício.
A Kelly, sob a bandeira da Goodyear, oferece produtos confiáveis a preços mais acessíveis, similar às grifes que lançam linhas secundárias de roupas e calçados. 4. Qualidade e Economia: Os pneus Kelly compartilham a qualidade dos produtos Goodyear, mas são vendidos a preços reduzidos.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.