2 – COMUNICAÇÃO CONCEITUADA O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.
A palavra comunicação, que teve sua primeira apari- ção em português registrada no século XV (comunjcaçã), tem sua origem na palavra latina communio, a mesma da palavra comunhão, grafada no século XIII como comoyon (cf.
A origem desta palavra nos leva à língua latina, onde encontramosas palavras communis comum', communio 'comunidade' e communicare'fazer' ou 'tornar comum'.
A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa partilhar, participar de algo, tornar comum. Os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, por meio da comunicação. Dessa forma, o ato de comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade.
O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.
Comunicação é o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem para outra ou outras. É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros.
Existem 4 tipos de comunicação: passiva, agressiva, passiva-agressiva e assertiva. O estilo assertivo é considerado o mais eficaz e saudável para expressar em ambientes profissionais, não importa a circunstância. A seguir, confira detalhes sobre cada um deles.
De acordo com Medeiros (2010) etimologicamente, comunicação remete aos significados de tornar comum, de fazer saber, de trocar opiniões e isto implica em interação e troca de mensagens.
Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμος [verdadeiro, real] e -λογία [estudo]) é um campo de estudo da linguística que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.
A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros. As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África.
A palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa «dividir alguma coisa com alguém». A comunicação pressupõe, deste modo, que algo passe do individual ao coletivo, embora não se esgote nesta noção, uma vez que é possível a um ser humano comunicar consigo mesmo.
Emissor. O emissor é mais do que apenas o iniciador da comunicação; ele é responsável por codificar a mensagem de uma forma que seja compreensível pelo receptor. Sua habilidade em expressar ideias clara e eficazmente é fundamental para evitar mal-entendidos.
Qual é o significado etimológico da palavra comunicar?
A palavra "comunicação" tem origem no latim "communicatio", que deriva do verbo "communicare", que significa "compartilhar, tornar comum". Essa raiz latina foi usada no século XVII para se referir à transmissão de informações ou mensagens entre pessoas ou grupos.
Enquanto que o simples “falar” pode ser uma conversa banal sobre nada, a comunicação é sobre algo especifico que queremos passar. Podemos estar a querer dizer o melhor discurso do mundo, o que foi muito bem escrito e, no entanto, não estamos a ter sucesso na mensagem que queremos passar.
A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação um ao outro. Os homens das cavernas deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão.
Comunicação é a transmissão de mensagens e significados entre um emissor (quem transmite a mensagem) e um interlocutor (quem recebe a mensagem). Isso inclui qualquer método usado para estabelecer esse contato, seja com a fala, um gesto, pela escrita, desenhos, movimentos, entre outras coisas.
A linguagem é uma capacidade humana de se comunicar e expressar ideias e sentimentos. - Comunicação: é o processo de transmitir informações, ideias, pensamentos e sentimentos de uma pessoa para outra.
Podemos definir como o processo pelo qual uma pessoa entra em contato com outra através de ideias, fatos, pensamentos ou comportamentos, e espera que último dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.
A função final da comunicação é facilitar a tomada de decisões. Ela proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para que se identifiquem e avaliem alternativas. Quanto mais informações estão disponíveis, melhor será a tomada de decisão, por ser feita em contexto esclarecido.