O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.
É contingente, ou seja, é verificável por meio de experimentos. É sistematizado, já que se desenvolve de acordo com um método ou uma ordenação (sistematicamente). É falível, pois nunca definitivo. É aproximadamente exato e muito próximo do que é a realidade.
É um conhecimento gerado por intuição, de forma acidental ou apenas pela observação causal. Ainda, pode ser alcançado por meio de um esforço deliberado para a resolução de um problema.
Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.
O conhecimento científico que nos proporcionou, por exemplo, encontrar a cura de diversas doenças, a partir de novos medicamentos. Todas as vacinas de doenças foram alcançadas através da pesquisa científica. Também é a partir da ciência que surgem novas tecnologias de proteção ambiental.
Epistemologia das Ciências para Popper e Khun (Pt3 A construção da realidade em Piaget e Winnicott)
O que significa conhecimento?
O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.
São exemplos a matemática, a química, a física. Já as ciências biológicas envolvem a aplicação da biologia para o estudo de organismos vivos (espécies, reprodução, sistemas, saúde, etc.). Envolvem toda espécie de organismos vivos, independente de seu reino, filo, classe, ordem, família, gênero ou espécie.
Qual é a diferença entre ciência e conhecimento científico?
A ciência representa todos os conhecimentos obtidos a partir de estudos e práticas, para encontrar solução de algum problema. Para ser científico, o conhecimento deve ser validado e demonstrado através de investigações e experimentações.
Podemos dizer que a palavra de ciência é o diagnóstico de Deus para situações problemáticas de nossa vida, pois por meio deste carisma, pode-se chegar à raiz de um problema (por exemplo, uma doença) ou ao conhecimento de uma cura.
trata o conhecimento como algo exterior, expresso em conjecturas verbais ou lógicas, independente da crença do indivíduo acerca do status de qualquer teoria.
A ciência busca sempre descobrir problemas novos, mais profundos e mais gerais (sujeitando suas respostas, sempre provisórias, a testes renovados e mais rigorosos). A ciência possui como principal função o aperfeiçoamento do conhecimento, possibilitando a substituição de conceitos anteriores por novos.
Classicamente, o objetivo principal da ciência tem sido o da construção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas potenciais aplicações — por exemplo, investigar as reações químicas que um composto orgânico sofre de modo a aprender sobre a sua estrutura.
Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
A ciência às vezes passa despercebida, mas está o tempo todo presente no cotidiano: ao acordarmos, no momento da refeição, no banho e até mesmo quando fazemos compras. A ciência é feita em laboratórios e centros de pesquisa, mas surge, principalmente, da curiosidade humana com o funcionamento das coisas.
Astronomia, química, geologia, biologia e física são as principais vertentes do campo, uma vez que todas elas embasam suas teorias e análises em fenômenos encontrados no universo.
“A ciência é um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experimentação dos fatos, através de um método considerado científico. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza, visando à dominação dela em seu próprio benefício.
A palavra “ciência” vem do Latim scientia que significa “conhecimento”. É, portanto, uma de construir e organizar o conhecimento através de explicações verificáveis e predições a respeito do Universo.
A origem da palavra ciência vem do latim scientia, que significa conhecimento, e sua prática é guiada pelo método científico, essencial para o desenvolvimento do conhecimento científico. O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores.
Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.