A convergência tecnológica é um termo utilizado para se referir a tendência de utilizar uma mesma estrutura tecnológica para aproveitar serviços e produtos que, antigamente, eram usados apenas de forma independente.
Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.
O que vem a ser a convergência de tecnologias digitais e quais seus benefícios?
Você já deve ter ouvido o termo por aí. De forma abrangente, “convergência tecnológica” é a expressão usada para definir o uso de uma única estrutura de tecnologia para diferentes serviços. Uma solução que unifica plataformas de dados, voz, vídeo e de toda a infraestrutura de TI.
Qual são os três principais elementos que compõem o conceito de convergência tecnológica?
O conceito de Cultura da Convergência, criado por Henry Jenkins, refere-se a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa, e a inteligência coletiva.
1. Disposição de linhas, raios luminosos ou eléctricos que se dirigem para o mesmo ponto. 2. [Figurado] Tendência de várias coisas para se fixarem num ponto ou se identificarem.
A convergência de redes permitirá aplicações do tipo telefonia via IP, acesso a Web através de telefones móveis e o streaming de vídeo se tornará uma realidade.
O que representa a convergência tecnológica para os países em desenvolvimento?
"Convergência Tecnológica representa o conjunto de conhecimentos e tecnologias que se associam na busca de um objetivo comum. Esta abordagem foca a necessidade do estabelecimento de agendas ou metas comuns para a convergência" (High Level Expert Group, Comunidade Européia, 2004).
Qual o impacto da convergência digital na educação?
Acesso ampliado ao conhecimento. Recursos educacionais digitais: A convergência tecnológica facilita o acesso a uma ampla gama de recursos educacionais, como e-books, vídeos, artigos científicos e tutoriais on-line, permitindo que os alunos aprendam além das limitações físicas da sala de aula.
A insuficiência de convergência, diagnosticada por um oftalmologista ou ortoptista, é a incapacidade de manter a função binocular (manter os dois olhos trabalhando juntos) enquanto se olha para objetos próximos. Normalmente, um olho se volta para fora (exotropia) ao focar em um objeto próximo.
Tecnologia digital é um conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1).
A convergência midiática é a conexão da mídia de massa com a tecnologia digital em constante evolução atualmente. Ela é resultado dos avanços técnicos, industriais, culturais e sociais e impacta significativamente a forma como as organizações se comunicam com seus stakeholders.
Essa integração de tecnologias e serviços, compartilhando o mesmo meio – a internet –, é o que se chama convergência digital. Acesso à internet pela televisão, uso de telefonia e transmissões de rádio pela internet e até o uso de celulares para assistir TV são alguns exemplos de convergência digital.
Uma das grandes vantagens da convergência é acelerar o processo de transformação digital das empresas, que começam a investir em mais soluções e ferramentas avançadas. Dessa forma, é possível substituir a execução manual de tarefas por tecnologias capazes de automatizar processos e melhorar o desempenho da organização.
O tempo de convergência é, portanto, um fator importante em qualquer protocolo de roteamento dinâmico. Refere-se à prática de distribuir carga entre os múltiplos caminhos para um mesmo destino, com o objetivo de se usar a largura de banda de forma eficiente.
1 Ato ou efeito de convergir. 2 Estado ou propriedade de convergente. 3 Direção comum para o mesmo ponto. 4 Med Movimento coordenado dos olhos, que faz com que a imagem de um ponto incida em pontos correspondentes das duas retinas.
Redes convergentes, às vezes chamadas de “redes do futuro”, são aquelas que estão preparadas para suportar tanto as necessidades de comunicação atuais do negócio quanto a evolução delas, garantindo altos níveis de serviço e escalabilidade para as aplicações.
As redes convergentes viraram esse jogo, unindo imagens, voz e dados em uma única rede digital, que atua de forma integrada. Sem contar com o ganho de uma gestão simplificada, com maior controle dos canais de comunicação e monitoramento da qualidade.
A convergência ocorre no nível dos emissores de normas, enquanto que a harmonização visa aumentar a comparabilidade de relatórios contábeis entre os países. Ainda segundo Lemes e Carvalho (2009, p. 33), “a convergência serve de evidência da harmonização contábil”.
A Convergência Midiática ou Teoria da Convergência é um conceito desenvolvido pelo pesquisador americano Henry Jenkins, em 2006. Ela reflete sobre as transformações na sociedade possibilitadas pelo desenvolvimento tecnológico e o uso simultâneo de vários tipos de mídia.