Criar laços com outras pessoas é um dos aspectos mais importantes do viver. Estabelecer relacionamentos que enriquecem a vida é estabelecer vínculos de afeto em que dar e receber colocam em funcionamento a dinâmica do compartilhar que dá significado aos relacionamentos autênticos.
Em resumo, o significado do símbolo do laço varia dependendo do contexto em que é utilizado. Desde expressar elegância até simbolizar conscientização, solidariedade, compromisso e luto, o laço é um símbolo versátil que carrega consigo uma rica gama de significados culturais e sociais.
Primeiro PASSO para Criar Laços e se CONECTAR com as Pessoas
O que significa um laço entre duas pessoas?
O laço afetivo é uma conexão emocional profunda que se estabelece entre duas ou mais pessoas. É uma relação baseada no amor, carinho, respeito e cuidado mútuo.
Os laços de afeto são fortalecidos quando a comunicação é forte, como já dissemos por aqui. Conversas regulares e reuniões familiares são boas estratégias para criar uma comunicação aberta dentro da rede familiar. Comprometa-se a ouvir de verdade, de todo o coração.
De uma forma geral, os laços são utilizados em diversas campanhas como símbolo de luta e esperança. O atualmente famoso laço cor-de-rosa, símbolo da campanha de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, em última análise, surgiu a partir de uma crise diplomática…!
Os laços afetivos são relações emocionais que estabelecemos com outras pessoas ao longo de nossas vidas. Essas relações são fundamentais para o nosso bem-estar e desenvolvimento pessoal, pois nos permitem criar vínculos de amor, carinho, amizade e confiança.
Tem aquele amigo que é um ótimo ouvinte; o que dá conselhos como ninguém; aquele que te faz rir mesmo quando as coisas não estão tão boas assim ou, simplesmente, o amigo que é tudo em um!
Sendo assim, segundo Nogueira (2013), é possível dizer que laços afetivos são os níveis de relacionamentos ou vínculos criados no campo da afetividade que faz com que as pessoas mantenham em sua convivência, seja pessoas, objetos ou eventos.
Encontre coisas em que ele seja bom e elogie-o. A crítica deve ser sempre construtiva. Dizer-lhe que não é capaz e não consegue fazer determinada coisa, apenas o irá impedir de pensar que é capaz de realizar os seus objetivos. Inspire-o a ver-se como alguém confiante e seguro de si mesmo.
Criar laços com outras pessoas é um dos aspectos mais importantes do viver. Estabelecer relacionamentos que enriquecem a vida é estabelecer vínculos de afeto em que dar e receber colocam em funcionamento a dinâmica do compartilhar que dá significado aos relacionamentos autênticos.
Considera-se que os laços familiares são a primeira oportunidade de o sujeito relacionar-se com o outro, fator que influencia na formação e desenvolvimento das identidades, ainda mais se considerado que o convívio familiar possibilita ao ser humano a formação de um sentido de pertencimento.
Além disso, quando estamos perto de alguém carismático, naturalmente nos sentimos importantes e bem acompanhados. E convivemos com muita naturalidade com este tipo de pessoa. Por isso, o carisma é um valor muito importante e que precisamos trazer para a nossa vida.
Remete aos deveres que temos em nossa vida, como o compromisso de sempre buscar a elevação espiritual. Na Grécia antiga havia o costume de atar as imagens dos deuses com um lacinho, para que eles permanecessem ali os protegendo.
Ou seja: um aprende com o outro. Um compartilha abertamente o que sabe com o outro. Por que não seguir esse mesmo princípio nas nossas ações de comunicação? Por isso, sempre enxergue o outro com quem você está tentando se conectar como alguém que pode ensinar muito a você.
Portanto, conectar é criar uma ligação permanente entre você, seus clientes, seu público e seus parceiros. Navegar entre esses contatos não é apenas empolgante por conhecer novas pessoas, mas também para gerar oportunidades que farão sua carreira de freelancer prolífica e estável por muito tempo.
Inicialmente, conversar sobre algo de interesse mútuo ou geral como: viagens, hobbies, família, música, sport etc. Para facilitar o vínculo, analise previamente se possível informações relevantes como estilo de vida, histórico profissional, hábitos pessoais, mídias sociais.
Segundo alguns neurocientistas, nosso cérebro é uma entidade governada por uma série de necessidades básicas: a socialização é uma delas. Então, quando, no nosso dia a dia, conhecemos outras pessoas e nos conectamos com elas, o nosso cérebro recebe um impulso; podemos dizer que ele se “ilumina”.
A conexão emocional é um vínculo profundo que ocorre entre duas pessoas. É uma conexão que vai além do nível superficial e se baseia na compreensão e na empatia mútua. É a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos e emoções do outro, estabelecendo uma comunicação emocional autêntica e significativa.