A Cuca é um ser mítico que está presente no folclore brasileiro, sendo muito conhecida por ser a responsável por sequestrar as crianças desobedientes. A Cuca espreita as casas das pessoas durante a noite e captura as crianças que não dormem na hora correta e que são inquietas.
No México, "Cuca" é o apelido das mulheres que chamam-se 'Refugio'... Minha avó chamava-se assim... Abraços!! "Encher a cuca com bons pensamentos."😉 Em linguagem formal: "Encha sua cabeça com bons pensamentos." ...
A palavra cuca quer dizer: (forma do verbo cucar) substantivo feminino, pedra basáltica com que se calçam cantarias... Expressões da Costa Rica. Você sabe o que é “¡a cachete!” ?
A lenda da Cuca é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro, especialmente depois da personagem ter virado parte do elenco do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. A Cuca é representada por uma velha bruxa, com cabeça de jacaré, que assusta e rouba as crianças travessas que desobedecem aos pais.
A cuca é um doce muito apreciado em nosso país, especialmente nos estados do Sul, onde a cultura alemã tem grande influência. Similar a um bolo – ou pão doce, como algumas pessoas se referem –, a cuca é conhecida pela sua massa fofinha e adocicada, além de contar com uma deliciosa cobertura de açúcar.
Como não se trata de um bolo convencional, o nome original completo é “streuselkuchen” (bolo granulado ou com flocos). – As primeiras cucas que se popularizaram no sul do país eram simples, sem recheio, onde eram utilizadas geleias como um complemento no sabor.
Estima-se que a partir das adaptações orgânicas da língua, a palavra que designa bolo em geral acabou sendo usada para referenciar uma receita em específico, Kuchen tornou-se Cuca (Kuchen). A adaptação variou conforme os dialetos locais.
Mestre-cuca é um cozinheiro com um nível diferenciado de habilidades em sua profissão. É uma designação introduzida no vocabulário brasileiro a partir da década de 1880,para cozinheiro.
Agora, conheça também algumas expressões idiomáticas venezuelanas de uso comum: a pata de mingo: usada para dizer que algo ou algum lugar está bem perto. a pepa de ojo: chegar a uma conclusão sem medir, sem calcular. calentar la oreja: flertar, paquerar, xavecar.
Usa-se “chino” ou “pelado” para dizer menino na Colômbia (niño). No entanto, na Argentina se diz “chico” ou “pibe”. Já no México, se utiliza “chavo”. No Uruguai um “gurí” ou “botija”, o mesmo que “mitaí” no Paraguai e “chamo” na Venezuela.
De acordo com o folclorista Luís Câmara Cascudo, a origem da Cuca está em Portugal e lá ela era chamada de Santa Coca, aparecendo nas procissões da província do Minho. Nessa província, coca era o nome de uma abóbora que era perfurada em várias partes, inserindo-se velas nela, tal como no Halloween norte-americano.
O nome da empresa KUKA é uma abreviatura de Keller und Knappich Augsburg e ao mesmo tempo é uma marca registrada de robôs industriais, além de outros produtos da companhia.
Essa imagem se consolidou graças à obra escrita por Monteiro Lobato, em O sítio do Pica-Pau Amarelo. Nessa obra, Lobato caracterizou a cuca não como uma bruxa velha, mas como uma bruxa em forma de jacaré que possui cabelos loiros.