Ao redor do mundo são usadas diferentes medidas para quantificar potência do motor de um carro. Por aqui, no Brasil, utilizamos o 'cv', que significa Cavalo-Vapor, para indicar a força do propulsor.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W. O cavalo-vapor é uma unidade pouco utilizada no meio científico devido à existência do watt (unidade SI).
Nesse sentido, a potência do CV e HP não são iguais, sendo o Horsepower ligeiramente maior. Assim, um motor de 100 HP terá 74570 Watts, enquanto o mesmo motor, mas escrito com CV teria 73550 Watts, ou seja, o motor calculado por CV teria cerca de 1000 Watts a menos.
Vamos adotar, por exemplo, um motor que tem especificação de 80 CV de potência. Considerando essas medidas e os cálculos de laboratório, pode-se afirmar que um motor com essa potência será capaz de deslocar 20 toneladas, numa velocidade de 30 centímetros por segundo.
Do ponto de vista técnico, um cavalo-vapor, ou horsepower (HP), representa a quantidade de trabalho que um motor pode realizar em um determinado intervalo de tempo. Logo, um veículo com 300 HP tem capacidade de realizar 300 vezes o trabalho que um cavalo poderia realizar em um minuto.
É simples: o valor apontado no motor é a medição de cilindradas daquela peça. Por exemplo, um motor 1.4 tem 1.400 cilindradas. Um 1.0 tem 1.000 cilindradas. Já um 1.6 tem 1.600 cilindradas.
HP e CV são duas formas de medida de potência iguais? Não. Cavalo-Vapor e horsepower não são duas unidades de medidas exatamente iguais. Ou seja: 1 cv é igual a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 cv.
Cilindradaé a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor chamado cilindro. Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e refere-se à velocidade final que uma moto atinge.
Carros mais populares geram potências menores, variando entre 70 cv a 150 cv com três-cilindros. Já nos modelos mais sofisticados, a potência supera, com facilidade, 200 cv.
A medida é baseada na potência gerada pelo cavalo em 1 segundo para permitir que um objeto de 75 kg seja levantado a uma altura de 1 metro. O que James Watt descobriu foi que um cavalo produz cerca de 745,7 watts, conhecido como um cavalo de potência ou horsepower .
1 cv equivale a 0,7355 kW, e 1 hp corresponde a 0, 7457 kW. Já o PS (Pferdestärke) é, basicamente, o cavalo-vapor. Medido segundo uma norma alemã, o PS equivale, assim como o cv, a 735,5 watts.
A ferramenta usada para calcular a potência de um motor é o dinamômetro. Há o de rolo, no qual o veículo “roda” e a medição é feita nas rodas motrizes, e o de bancada, em que o motor é instalado e a medição, feita isoladamente.
Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante. Assim, um carro 1.0 possui mil cilindradas, enquanto um 1.6 comporta 1.600 cilindradas.
O motor de combustão interna, conhecido como F163CF, gera 900 cavalos de potência, tornando-o o motor de seis cilindros mais potente já produzido pela Ferrari. O sistema híbrido, composto por três motores elétricos, adiciona mais 300 cv, elevando a potência total para 1.200 cv.
O carisma dessa naked de quatro cilindros é inegável. Ainda hoje o ronco do motor de 600 cc e 102 cavalos de potência, tira o sono de muito motociclista que deseja ter uma dessa na garagem.
Abrigando o histórico HEMI V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic é a picape mais potente do Brasil, ao lado de outro modelo da marca: a Ram 1500 Rebel. O motor entrega 400 cv a 5.600 rpm e o também generoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.
Existe um senso comum de que quanto maior a cilindrada, maior a velocidade alcançada pelo veículo e maior o consumo de combustível. Apesar de haver relação, essa afirmação não está 100% correta. “1.0, 1.4 e 1.6 têm a ver com a cilindrada do motor. Ou seja, o volume aspirado na câmara de combustão.
O kW (quilowatt) é uma unidade de medida de potência desenvolvida no início do século 20 cujo nome é uma homenagem ao engenheiro James Watt. 1 hp equivale a 0,746 kW e 1 cv a 0,736 kW. Parte do Sistema Internacional de Medidas, o kW é visto no lugar de cv e hp nas fichas técnicas de carros alemães.