“Agro é pop, agro é tech, agro é tudo”: o slogan das propagandas transmitidas desde 2016 pela rede Globo trazem a ideia de que o modelo do agronegócio fornece, basicamente, todas as coisas boas e necessárias da vida.
Desde 2016, a propaganda no intervalo dos noticiários na TV, das novelas ou das salas de cinema repete, com imagens coloridas, o sucesso do agronegócio brasileiro por meio do slogan o agro é pop, o agro é tech, o agro é tudo – a indústria e a riqueza do Brasil. (GLASS E SANTOS, 2018).
A campanha " Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é tudo " comandada pela TV Globo tem levado ótima informação para o público em geral quanto ao papel da agropecuária e do agronegócio brasileiros na economia do país.
Confira: Agtech: O termo tem origem na fusão, em inglês, das palavras agriculture e technology, e tem sido usado na última década para definir as empresas de base tecnológica que desenvolvem soluções, sobretudo digitais, para a produção agropecuária.
No agro estão as pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores, seja do agrícola (pequenas, médias e grandes fazendas), dos insumos, industriais, de distribuição e de serviços.
“Agro é pop, agro é tech, agro é tudo”: o slogan das propagandas transmitidas desde 2016 pela rede Globo trazem a ideia de que o modelo do agronegócio fornece, basicamente, todas as coisas boas e necessárias da vida.
O Agro pode ser a Agricultura, a Agropecuária, a tecnologia, a engenharia ou vários outros setores, que juntos, implementam soluções dentro do ambiente rural.
Muito provavelmente não há um brasileiro ou brasileira residente em território nacional que não tenha escutado, repetidas vezes, a expressão “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, conforme professa a campanha de marketing veiculada pelo maior conglomerado de mídia e comunicação deste país, o sistema Rede Globo.
Existem, por exemplo, as fintechs, voltadas ao setor financeiro, ou as edtechs, que atuam no ambiente educacional. É aqui que surgem, então, as agrotechs que, por definição, são startups voltadas ao agronegócio. Em síntese, agrotech faz a junção entre dois termos: agropecuária e tecnologia.
A tecnologia na agricultura envolve a aplicação de novas técnicas e ferramentas digitais no campo. Essa implementação tem contribuído para aumentar a produtividade, reduzir os custos, melhorar a qualidade dos produtos e preservar a natureza.
A história da produção agrícola no Brasil começou pouco depois da chegada dos portugueses. Teve início na região Nordeste, no século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar. As primeiras mudas chegaram ao Brasil em 1933.
A Agrishow cuja abertura foi neste domingo (28), chega a sua 29ª edição este ano. Realizado no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, o evento é tido como a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina e a maior feira agrícola a céu aberto do mundo.
A comunicação do agronegócio precisa se modernizar e mostrar toda a face tecnológica que envolve essa atividade. A avaliação é do diretor de marketing da TV Globo, Roberto Schmidt.
“O Agro Não Para' é um programa transformacional que levará para Israel em sua primeira etapa executivos, empresários, produtores rurais, acadêmicos, startups, investidores, e demais profissionais da área que desejam ampliar seus conhecimentos, iniciativas e ajudar a transformar o agronegócio brasileiro.
Agrotech é o termo usado para designar startups voltadas especificamente ao agronegócio, assim como também existem as fintechs, que otimizam serviços da área financeira através da tecnologia, por exemplo. O nome agrotech é a fusão de duas palavras inglesas: agronomy (agronomia) e technology (tecnologia).
Técnico Agrícola é todo o profissional formado em escola agrotécnica de nível médio e que tenha sido diplomado por escola oficial autorizada ou reconhecida, regularmente constituída nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional..
O objetivo do agronegócio é levar um produto agrícola ao mercado. Envolve todas as etapas necessárias, como produção, processamento e distribuição. O setor sustenta o crescimento da agroindústria, fundamental para o crescimento econômico. Os negócios agro podem melhorar potencialmente a produtividade agrícola.
O Símbolo da Agronomia é uma engrenagem formada a partir de seis letras A, em que cada um delas se refere, respectivamente, à Associação, Agronomia, Agrônomo, Agricultura, Agropecuária e Agroindústria.
Sua relevância é grande, pois desempenha um papel essencial no fornecimento de produtos tanto para a nossa população quanto para o mundo. O Brasil tem grande destaque como um dos principais países exportadores agrícolas do planeta.
O argumento nesse caso é derivado do caráter englobante do conceito de agribusiness: sendo o “agro” “tudo” o que está ligado à agropecuária, ele inclui também a “agricultura familiar”.
Numa perspectiva idealizada, o agroboy é aquele homem, jovem e rico, nascido e criado em grandes propriedades rurais e que se dedica aos prazeres e à vida recreativa.