"Ü" ou "ü" é um caractere que representa também uma letra de muitos alfabetos latinos, ou a letra U com umlaut. Johann Martin Schleyer propôs em Volapük uma alternativa para o "ü", mas raramente é usado.
Sempre que o “u”, nesses grupos é pronunciado, o Vocabulário Ortográfico coloca, depois da palavra, um “ü” entre parênteses: aguentar (ü), tranquilo (ü). Quando a pronúncia do “u” é livre, as duas possibilidades são apontadas, como acontece com antiguidade (u ou ü) líquido (u ou ü).
No Brasil. De acordo com o Formulário Ortográfico de 1943, o trema era usado para assinalar que a letra u nas combinações que, qui, gue e gui, normalmente muda, deveria ser pronunciada e átona. Exemplos: qüinqüênio (pronuncia-se então "cuincuênio") e conseqüência (pronuncia-se então "consecuência").
PONTUAÇÃO: (Quais são os Sinais de Pontuação?) APRENDA Agora Mesmo Em 12 Minutos!
O que significa ö?
"Ö", ou "ö", é um carácter usado em muitos alfabetos latinos, ou a letra O com umlaut. O ö é usado em línguas escandinavas (islandês, sueco, norueguês, etc.), línguas germânicas (alemão), no turco, finlandês, estoniano, húngaro, etc.
Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não.
O sinal de dois-pontos serve para marcar uma pausa breve antes de uma citação, uma fala direta, um esclarecimento, um aposto enumerativo, uma oração apositiva e uma explicação, por exemplo.
Æ ou æ (chamado em Inglês antigo de æsc, pronunciado [æʃ]) é uma letra vogal que deriva de uma ligadura de a com e, mas que hoje é considerada uma letra por si só no dinamarquês, feroês, islandês e norueguês.
Portugal abandonou esse sinal diacrítico em 1945 e ele não aparecia com frequência nos textos de nenhum país lusófono – com exceção do Brasil, é claro.
Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.
Tentei o seguinte, que não parece funcionar: pressione as teclas "Ctrl" e "Shift", e pressione a tecla de dois pontos. Solte as teclas e, em seguida, digite uma vogal em maiúscula ou minúscula. Kitos paljon!
Com isso, as palavras que levam o trema ficam assim: aguentar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, delinquente, equino, frequência, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, etc. A única exceção do uso do trema será para os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, como Hübner, Müller, etc.
Dois-pontos (:) O sinal de dois-pontos é usado para estabelecer relação entre dois enunciados, indicando que há uma citação, uma enumeração ou uma explicação referente à primeira oração. Os dois-pontos indicam uma leve pausa a partir da qual é possível iniciarmos uma citação, uma enumeração ou uma explicação.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
O zero cortado, 0 cortado ou simplesmente Ø é um círculo cortado na horizontal ou transversalmente, representando o diâmetro. O símbolo Ø é também utilizado como uma vogal no alfabeto de várias línguas como a norueguesa e a dinamarquesa.
O símbolo ou variável para diâmetro, ⌀ , é às vezes usado em desenhos técnicos ou especificações como um prefixo ou sufixo para um número (por exemplo, "⌀ 55 mm"), indicando que representa o diâmetro.