Causas de flashes luminosos e moscas volantes. Os flashes luminosos acontecem quando alguma coisa além da luz do ambiente estimula a retina, que é a estrutura no fundo do olho que detecta a luz. O estímulo faz com que a retina envie um sinal para o cérebro.
Em situações mais graves, a fotopsia pode estar associada a problemas oculares, como inflamações no nervo óptico ou condições neurológicas. Outro distúrbio que às vezes está relacionado aos flashes de luz é o descolamento de retina. A retina não tem fixação própria.
A sensação de ver luzes piscando ou clarões no seu campo de visão é chamada de fotopsia, uma condição que pode estar associada a alguns problemas na saúde ocular.
Podem ser também resultado de inflamação ou por depósitos de cristais no vítreo. O aparecimento dessas moscas volantes podem ser alarmantes, principalmente se aparecem repentinamente, porém, geralmente eles são benignos e resultam de um processo normal de envelhecimento do olho.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
ENXERGAR FLASHES LUMINOSOS (FOTOPSIAS) É PERIGOSO? É UM SINAL DE DESCOLAMENTO DE RETINA?
O que significa ver pontos brilhantes do nada?
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Causas de flashes luminosos e moscas volantes. Os flashes luminosos acontecem quando alguma coisa além da luz do ambiente estimula a retina, que é a estrutura no fundo do olho que detecta a luz. O estímulo faz com que a retina envie um sinal para o cérebro.
Entenda o que pode ser a visão com raios luminosos
A visão com raios luminosos ocorre quando o vítreo, um fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, ativando os fotorreceptores e resultando na sensação de flashes.
Quando esfregamos os olhos com força podemos ver alguns pontos de luz momentaneamente. Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras.
Se você está com o problema de luz piscando na sua casa ou empresa, o principal é chamar um eletricista de confiança para dar uma olhada no problema. É bem provável que seja algum dos problemas que citei acima, mas mesmo que seja, o mais indicado é deixar que um profissional realize o reparo.
Lâmpadas piscando podem colocar a segurança dos moradores em risco, uma vez que pode gerar curto circuitos. O curto circuito pode parecer simples a princípio, porém, tem a capacidade de resultar desde pequenos até grandes estragos, consequentemente queimando aparelhos eletrônicos e causando incêndios, por exemplo.
Os picos de energia ou instabilidade no fornecimento elétrico podem causar piscadas nas lâmpadas e luminárias, gerar fliker – variação perceptível da intensidade da luz, causar superaquecimento, queima do equipamento e até mesmo, riscos de incêndio.
Conheça a Epilepsia Fotossensível e seus Cuidados – A epilepsia fotossensível é uma condição em que as convulsões são desencadeadas por luzes intermitentes ou padrões contrastantes de luz e escuridão. Cerca de 1 em cada 100 pessoas tem epilepsia e dessas pessoas, cerca de 3% têm epilepsia fotossensível.
Existem estudos que comprovam o fato de que flashes de luz podem induzir convulsões em decorrência de uma fotossensibilidade onde as pessoas acabam sentindo desconfortos diversos, como náuseas, tontura e mal-estar, na medida que são expostas a uma alternância intensa de luz.
O olho tremendo não tende a ser algo perigoso e na maioria dos casos é um alerta para fatores comportamentais pouco saudáveis”, explica o oftalmologista Dr. Sérgio Marques.
O piscar em excesso pode ter várias causas. Ele pode ocorrer por conta de um problema na superfície do olho, nos cílios ou nas pálpebras. Pode estar relacionado ao aparecimento ou aumento do grau dos óculos, ou de um desvio dos olhos. Além disso, o piscar pode ser resultado estresse ou ser um tique temporário.
Os principais sintomas do descolamento de retina incluem a percepção de flashes de luz (fotopsias), um aumento repentino de "moscas volantes" (pequenos pontos ou linhas que flutuam no campo de visão) e uma sombra ou cortina que se move sobre uma parte do campo visual.
Enxergar manchas na visão é algo comum e que pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum a partir dos 45 anos, devido ao envelhecimento natural do olho. Além disso, pacientes com miopia ou aqueles que passaram por cirurgia de catarata também têm maior probabilidade de experimentar esse fenômeno.
É comum as pessoas se queixarem da sensação de ver flashes ou pontos luminosos na visão, mesmos com os olhos fechados, após esfregar os olhos com força, ou ao realizar um movimento brusco ou ao levantar-se rapidamente. Esse fenômeno se chama FOTOPSIA.
Corpos flutuantes são pequenos pontos, manchas, linhas ou formas que entram no campo de visão e parecem flutuar na frente do olho. Podem parecer objetos distantes, mas na realidade são sombras de células e fibras encontradas no olho, no humor vítreo.
Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos.
Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo.
Se você enxerga manchas ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão, saiba que moscas volantes é o termo correto para esse sintoma. Geralmente, elas são mais facilmente percebidas durante a leitura, em superfícies brancas ou dependendo da iluminação do local ou da posição do olhar.
Se você está observando a aparição de halos ao redor das luzes, sem intercorrência com outros sintomas, tais como, visão turva, dor nos olhos, ponto cego, baixa visão noturna, manchas na visão, escurecimento da visão etc, não há muitos motivos para se preocupar, podendo ser apenas algo simples e natural.