Os estalos tratam-se de uma reação natural do organismo a um estímulo. O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão. O “estalo” é a quebra da tensão do líquido articular.
Descobri há pouco tempo e compartilho com vocês: ESTRALAR também está correto, existe nos dicionários da língua portuguesa, assim como ESTALAR. Ambos significam “dar estalo” ou “estourar” ou ainda “ter um grande ataque”. Exemplos: 1) Ela estalou (ou estralou) os dedos.
As juntas estalando podem ocorrer em qualquer idade e é algo comum. Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases. A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.
“Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases). Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento”, explica Rodrigo Nakao.
Estalar os dedos eventualmente não faz mal, nem prejudica a articulação, no entanto, se o fizer voluntariamente de forma repetitiva, pode causar problemas como perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos por lesão da estrutura que recobre articulação.
O hábito de estalar os dedos está muito ligado ao alívio da ansiedade e do estresse do dia a dia. Algumas pessoas falam que esse costume faz mal e que pode acabar engrossando os dedo.
Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.
De acordo com Fernando Lang da Silveira, professor de física da UFRGS, os estalos ocorrem quando o material se expande ou se contrai – à noite, geralmente eles se contraem, já que a temperatura tende a ser menor, deixando as moléculas menos agitadas e mais próximas entre si.
O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.
As causas para uma casa estalar são diversas, dentre as mais comuns, o professor Antônio destaca a sobrecarga não prevista na estrutura, infiltrações e uso de materiais de baixa qualidade. Para prevenir o problema, manutenção periódica é uma das dicas do professor.
Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.
O estalo nas articulações (chamadas popularmente de “juntas”) pode ocorrer em qualquer idade, sendo algo bastante comum. Contudo, é preciso ficar atento com a frequência e onde o estalo acontece. Quem faz o alerta é o ortopedista especialista em medicina regenerativa Luiz Felipe Carvalho.
Esse movimento geralmente não traumatiza a articulação e, portanto, não 'engrossa' os dedos nem causa nenhum dano aos ligamentos, cartilagens e tendões.” No entanto, se o ato de estalar os dedos for feito de modo compulsivo, há risco de causar frouxidão ligamentar e até uma doença articular degenerativa.
procure um profissional que seja quiropraxista ou osteopata . Eles são os mais indicados . A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Quem trabalha com ajustes "estalar as articulações" são os osteopatas e ou quiropraxistas.