O Heptagrama ou Estrela de 7 pontas místico e tem significado importante em diversas culturas, com por exemplo, no cristianismo, representa a perfeição de Deus, para os judeus, simboliza os sete dias da criação do mundo.
Essa estrela de sete pontas pode ter diferentes significados, mas todos são relacionados à ideia de “coisa sagrada”, como nos sete dias da semana, nos sete planetas na tradição antiga, nos sete metais mágicos ou nos sete pilares da sabedoria.
Há evidências de ser utilizada também na umbanda, no santo daime, hinduísmo e na maçonaria. Dizem ter a ver com dualidade e a união ao centro, como o bem e o mal, o fogo e água, o feminino e o masculino. Independente da crença, o símbolo de Davi, de maneira geral, representa proteção e conexão com o divino.
desvendando o heptagrama: significados profundos de um símbolo místico
Qual é o símbolo do diabo?
Pentagrama Invertido no Satanismo
Pentagrama invertido é um pentagrama com um dos vértices voltado para baixo, indicando o reino de Satanás. Quando Anton LaVey fundou a sua Igreja de Satã incorporou o símbolo do pentagrama em sentido inverso.
Sendo a Estrela do Oriente ou a Estrela Iniciação, é para os Maçons cristãos a que simbolizou o nascimento de Jesus, para estes é o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho As Estrelas representam as lágrimas da beleza da Criação.
Esse símbolo é tão importante para os judeus e israelitas que ele está presente na bandeira de Israel. 📜A Umbanda também costuma utilizar bastante esse símbolo, sendo que cada ponta do hexagrama representa um orixá. Assim, ela passa a oferecer proteção contra todo o mal.
O pentagrama comporta cinco pontas que, ligadas entre si, formam um pentágono, ao passo que, quando ligadas de duas em duas, representam uma estrela de cinco pontas, ou um pentáculo.
O que significa a estrela de seis pontas na umbanda?
O Significado Estrela de Davi
De maneira geral, as pessoas — pertencentes a religiões diferentes — afirmam que o significado da Estrela de Davi é a união do céu e da terra. Assim, o símbolo traz a intenção de reforçar a fé e, consequentemente, de ajudar a atrair boas energias e fatos positivos.
As estrelas de cinco pontas simbolizam o mundo espiritual, orientação e proteção divina. Além de estarrem presentes nos acessórios das grandes marcas pelo mundo.
Os cristãos consideram o aparecimento da estrela como um dos muitos eventos milagrosos que se relacionam com a vida de Jesus. Além disso, na crença cristã, o aparecimento da Estrela de Belém é a concretização de uma profecia hebraica que anunciava o nascimento de Jesus e o aparecimento do astro.
Em Praga, a estrela de seis pontas – sempre chamada de “Maguen David” – passou a ser usada tanto em sinagogas, como no selo oficial da comunidade e em livros impressos. No século XIX, difundiu-se o símbolo da Estrela de Davi também nos carimbos de judeus e sobre cortinas das Arcas Santas das sinagogas.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
Grande Arquiteto do Universo: A letra “G” pode representar o Grande Arquiteto do Universo, um termo utilizado pelos maçons para se referir à força criadora suprema, seja ela entendida como Deus, o Supremo Criador ou a Divindade universal.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
São maneiras específicas de se apertar as mãos e que envolvem tanto a forma como se segura a mão, até a pressão envolvida nos dedos. Mas para saber com detalhes só se você fizer parte da Maçonaria, pois na Internet você não vai encontrar uma descrição específica e pode até encontrar descrições falsas.
A maçonaria em sua vertente tradicional exige daqueles que buscam iniciar em seus augustos mistérios a crença em Deus1, independente de filiação religiosa, respeitando a liberdade de pensamento e a expressão de fé de cada indivíduo.
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."
Conhecido como "chifrinho do metal", esse gesto se tornou uma marca registrada, mas sua origem foi motivo de disputa quando Gene Simmons tentou patentear uma de suas versões, sendo criticado pela esposa de Ronnie James Dio, vocalista que popularizou o gesto.
Baphomet é uma entidade pagã com cabeça de bode, asas e parte do corpo feminino. Não se sabe ao certo a sua origem, mas há registros de que ela teria sido usada em acusações contra os cavaleiros Templários na França no século XIII.
A imagem folclórica mais popular lhe retrata a ter uma cor vermelha, com feições humanas monstruosas mas com chifres, rabo pontiagudo e um tridente na mão, para remeter a um cetro ou objeto de tortura.