A etnografia, enquanto abordagem teórico- metodológica de pesquisa, permite o acesso ao campo da escola e, mais detidamente, aos sujeitos e suas explicações sobre as situações cotidianas observadas.
Como realizar uma etnografia requer um envolvimento direto do pesquisador, ele é considerado como o instrumento principal para gerar dados para o estudo; então, deve observar e participar constantemente da situação social.
A pesquisa etnográfica é uma pesquisa que estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade. Ou seja: a pesquisa etnográfica estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamento na sua rotina diária das pessoas.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
Desta forma, a etnografia, como também outras pesquisas qualitativas, busca a inserção no contexto natural para acessar as experiências, aos comportamentos, às interações e aos documentos para assim compreender a dinâmica do grupo estudado.
Qual é o propósito principal desse estudo etnográfico?
O propósito principal de um estudo etnográfico é compreender a perspectiva dos participantes de um determinado contexto social. No caso de uma startup de tecnologia educacional, o propósito principal do estudo etnográfico seria entender a perspectiva dos estudantes sobre sua nova plataforma de aprendizado online.
Quais são as contribuições da abordagem etnográfica na educação?
A etnografia pode proporcionar uma objetivação escrita desse saber para a reflexão do professor e para uma aproximação conceitual da prática pedagógica cotidiana ao saber docente. Cabe ao etnógrafo o papel de inventariante das práticas realizando um esforço de análise da cultura de um determinado grupo social.
Como a teoria etnográfica ajuda a compreender os fenómenos da educação?
Nesse sentido, a Etnografia se tornou um recurso metodológico fundamental para a reflexão dos fenômenos educativos, pois permite ao investigador compreender as diversidades culturais com que a escola se defronta diariamente.
A Etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não segue padrões rígidos ou pré- determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
Os etnógrafos estudam e interpretam a cultura, suas universalidades e suas variações através do estudo etnográfico baseado em trabalho de campo. Uma etnografia é um tipo específico de ciência observacional escrita que fornece um relato de uma determinada cultura, sociedade ou comunidade.
A metodologia etnográfica é um método de pesquisa utilizado por pesquisadores que consiste em conhecer profundamente uma determinada realidade cultural. Para isso, o pesquisador imerge na cultura que pretende estudar e examina o grupo que ali vive, compilando todas as informações na pesquisa etnográfica.
Como as pesquisas do tipo etnográfico podem colaborar no campo educacional?
58), a pesquisa etnográfica seria um instrumento muito importante para compreendermos o ambiente educacional, pois nos oferece contatos diários com diferentes grupos e porque, dentro do meio educativo, são ilimitados os processos de aprendizado, de comunicação, e de inter-relação entre o pesquisador e o pesquisado.
Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.
A experiência etnográfica, como vimos, está intimamente ligada a necessidade de estar com outro no universo do outro, ou seja, do exercício real de se situar para além do seu próprio mundo, no ato material ou simbólico de viajar, vivendo e experimento de forma carnal a vida do outro.
Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas ati- vidades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.
Segundo SPRADLEY (1979), etnografia "é a descrição de um sistema de significados culturais de um determinado grupo", objetivando entender um outro modo de vida, mas do ponto de vista do informante.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
A pesquisa de desenvolvimento, com objetivos voltados à confecção de produtos educacionais, a pesquisa-intervenção e o experimento de ensino são modalidades cada vez mais utilizadas por pesquisadores, nas últimas décadas, em diversas temáticas e em uma grande variedade de abordagens teórico-metodológicas.
Quais são os benefícios de uma pesquisa etnográfica?
A pesquisa etnográfica é adequada para obter informações comportamentais, tais como: rituais, mitos, modelos culturais, estilo de vida, ambientes de consumo, comportamentos rotineiros de compra e consumo, assim como outros problemas de pesquisa em marketing, que necessitam de interações com o consumidor no dia-a- dia ( ...