Qualquer tipo de baile, festa ou divertimento; farra. 2. Baile de um CTG, animado com música gauchesca, do qual participam das danças pessoas tipicamente trajadas com vestimenta gaúcha.
O fandango é um estilo musical proveniente da Espanha, sendo que sua dança é derivada do Flamenco. As principais características dessa dança gaúcha são os seus movimentos considerados frenéticos pela agilidade e velocidade com que são executados. Outro ponto marcante é o sapateado.
De origem espanhola e com influências portuguesas, o Fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. E como era natural, sentindo nostalgia, procuravam recordar a pátria distante, com danças de sua terra.
O fandango faz parte da vida social de comunidades caiçaras no litoral de São Paulo e do Paraná. É uma expressão cultural que envolve música, tocada com violas, rabecas, adufos; dança em pares e em roda, com sonoro sapateado feito com tamancos; e ainda improviso de versos.
É considerado uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, com características particulares das culturas que colonizaram as regiões do litoral sul paulista e paranaense. Os primeiros colonizadores açorianos trouxeram o fandango ao litoral do Paraná, em 1750.
O fandango é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.
Vestuário: Mulheres: vestes tipicas gaúchas e sapatilha ou bota. Homens: os homens utilizam botas ou tamancos feitos de madeira resistente, como canela ou laranjeira, camisa xadrez e calça.
Inicialmente compreendido de forma ampliada, o termo fandango nestes estudos, poderia referir-se tanto ao “auto popular nordestino”, como também ao conjunto de danças presentes no sul do Brasil.
Durante 4 dias os dançarinos, chamados de 'folgadores' e 'folgadeiras', praticavam os mais diversos bailados – entre eles o Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Sabiá, Marinheiro, Xarazinho, Xará Grande, entre outros – e consumiam o tradicional Barreado, mistura de carne e toucinho.
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente.
Realizado em casamentos, aniversários e em eventos religiosos, o Fandango Ubatubano é composto por diversas danças com as mais variadas coreografias. Entre elas estão a xiba, tontinha, ciranda, recortado, cana-verde, marrafa entre outras.
As danças tradicionalistas gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade.
A dança surgiu do antigo minueto, claro que com forte influência de ritmos nacionais da Áustria como Leander e o Deustscher, Tanz sendo a primeira dança de salão de pares enlaçados firmemente.
O Fandango do Nordeste do Brasil, ou Fandango Nordestino, é uma festa popular brasileira em homenagem aos marujos, que acontece na época do Natal, no Norte e no Nordeste do Brasil e ainda em alguns lugares de São Paulo. Em algumas localidades também tem o nome de marujada.
O fandango é uma dança folclórica que foi criada na Espanha e chegou ao Brasil pelos portugueses. A coreografia é marcada pelos bailados e sapateados. O improviso é um elemento da dança. Entre os instrumentos utilizados nas apresentações estão a viola, sanfona, rebeca e maxixe.
Em 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu como Patrimônio Cultural brasileiro o Fandango Caiçara. Ele consiste de uma expressão cultural muito presente na vida social das comunidades litorâneas de São Paulo e do Paraná. Assim, é um misto de dança, música e prosa.
A formação instrumental básica do fandango normalmente é composta por dois tocadores de viola, que cantam as melodias em intervalos de terças, um tocador de rabeca, chamado de rabequista ou rabequeiro, e um tocador de adufo ou adufe.
Qual a relação entre o fandango e a formação do povo Paraná?
Acredita-se que o fandango chegou ao país por volta de 1750, junto com os imigrantes que vieram povoar o litoral de São Paulo e do Paraná. As influências açorianas e espanholas se misturam às contribuições indígenas e caiçaras da região, dando origem, assim, ao fandango que conhecemos hoje.
Quais são os instrumentos musicais usados no baile de fandango?
Sua formação instrumental básica é composta por dois tocadores de viola, um de rabeca e um de adufo. Os homens participantes usam tamancos feitos de madeiras duras para marcar as batidas do ritmo. Atualmente, violão e cavaquinho também são utilizados em vários grupos, além de pandeiros, surdos e tantãs.
Gente, o Fandangos é um salgadinho apetitoso, ótimo pra fazer um lanchinho da tarde ou pros dias em que você quer comer um alimento prático e rápido. Além disso, pode ser uma boa pedida pra aproveitar um filminho ou série com os amigos e a família.
O Fandango surgiu no Brasil por volta de 1750, na região Sul. Segundo pesquisadores, sua origem advém da região Ibérica, mais precisamente de Portugal e Espanha. Conjunto de várias danças de natureza popular, nessa manifestação os dançarinos recebem o nome de folgadores e folgadeiras.
O fandango é uma dança cantada e sapateada, e chegou na região através dos tropeiros que vinham do sul do país até o sudoeste paulista trazendo tropas de muares. Com o passar do tempo tendo grande influência caipira, o fandango tornou-se uma das mais antigas tradições de Ribeirão Grande.