A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.
"Os fosfenos são uma parte do funcionamento dos nossos olhos", afirma Schmid, em artigo para a plataforma The Conversation. Isso porque os olhos não "desligam" nem mesmo no escuro. Nessa condição, eles "criam sinais internos muito fracos que imitam a luz", acrescenta.
A pareidolia facial é o fenômeno que nos leva a ver rostos em artefatos do dia a dia. Segundo estudo, ela é consequência (e uma vantagem) da evolução humana.
São as chamadas "alucinações hipnagógicas" . Tais fenômenos são normais e você não deve se preocupar. Todavia, pode passar por uma avaliação médica para ficar mais tranquilo.
Isso acontece porque a pressão nos olhos acaba ativando as células ganglionares da retina de uma maneira muito semelhante com o que acontece quando elas respondem à luz. Os fosfenos são mais comuns quando fechamos as pálpebras com muita força ou quando esfregamos os olhos.
ENXERGAR FLASHES LUMINOSOS (FOTOPSIAS) É PERIGOSO? É UM SINAL DE DESCOLAMENTO DE RETINA?
É normal fechar os olhos e ver imagens?
Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.
Essas manchas coloridas são os fosfenos, e geralmente surgem por estímulos elétricos ou mecânicos, como esfregar os olhos ou bater a cabeça. Como resultado, impulsos nervosos gerados na retina são interpretados pelo córtex visual como pequenos flashes dentro do olho, sem necessidade de luz externa para brilhar.
O que são aquelas coisas estranhas que você vê flutuando no olho?
O interior do olho
No início da idade adulta, as pessoas podem notar fios flutuantes ocasionais na visão de um ou de ambos os olhos, relacionados à contração do humor vítreo. Esses tipos de moscas volantes (chamados moscas volantes vítreas de contração ou idiopáticas) raramente indicam qualquer coisa prejudicial.
Porque quando fechamos os olhos vemos estrelinhas?
Sabe aquelas “estrelinhas” que vemos quando esfregamos os olhos ou então, quando ficamos um tempo vendados? Essas manchas luminosas constituem um fenômeno descoberto há muitos anos e que recebe o nome de fosfeno (não confunda com o termo com fosfina, que é hidreto de fósforo, um gás tóxico e explosivo).
Alguém pode ter visões que o ajudam na vida espiritual, mas elas não lhe foram dadas para ser comunicadas. Em alguns casos é bom que não sejam difundidas, sob o risco de trazer confusão e interpretações equivocadas.
É comum as pessoas se queixarem da sensação de ver flashes ou pontos luminosos na visão, mesmos com os olhos fechados, após esfregar os olhos com força, ou ao realizar um movimento brusco ou ao levantar-se rapidamente. Esse fenômeno se chama FOTOPSIA.
Pareidolia: o fenômeno psicológico que nos permite ver formas nas nuvens. A pareidolia é um fenômeno neuropsicológico que, diante de estímulos ocasionais e ambíguos, como manchas, nuvens ou objetos inanimados, a pessoa tem a capacidade de reconhecer neles padrões significativos.
Podem ser fotopsias(visão de linhas de luz) ,pequenos flashes,moscas volantes ou outros . Seria importante realizar um exame de mapeamento de retina ou outro com seu oftalmologista,porque pode ser fisiológico ou não.
Ela acontece quando o olho não produz lágrimas suficientes ou, ainda, quando as lágrimas evaporam muito rapidamente. Isso pode acontecer por causa de diferentes fatores, como envelhecimento, efeitos colaterais de medicamentos ou fatores ambientais, como ar seco ou vento.
Quando o vítreo se separa da retina, esse líquido gelatinoso é liberado com pequenas partículas, que são as moscas volantes. Essa separação pode ter diversas causas, como: traumas oculares, complicações pós-cirúrgicas e até mesmo a idade avançada.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
A atitude correta a ser tomada ao perceber o aparecimento de manchas escuras na visão é procurar um oftalmologista. Apenas através de alguns exames específicos, o médico poderá determinar se você sofre com moscas volantes ou com alguma variação mais grave, como o descolamento da retina ou do vítreo.
Por que você enxerga Sujeirinhas flutuando nos olhos?
O surgimento das moscas volantes pode ser causado pelo envelhecimento, visto que podem ocorrer alterações no humor vítreo com o avançar da idade. Contudo, o problema também pode acometer quem tem miopia ou alguma inflamação ocular, passou pela cirurgia de catarata ou sofreu traumatismo no olho.
Na maioria dos casos, as moscas volantes não inofensivas, ou seja, não há com o que se preocupar! Por outro lado, os pontinhos pretos na visão podem indicar condições mais preocupantes, como descolamento do vítreo e doenças da retina.
A percepção dessas formas, também conhecidas como moscas volantes (do latim Muscae volitantes) ou floaters (flutuadores, em inglês), é chamada miodesopsia. Elas podem aparecer como pontos escuros, filamentos ou teias – e não são ilusões de ótica. Estão lá, vagando dentro de seus olhos.
As moscas volantes em jovens, habitualmente, são causadas por espessamento das fibras de colagéneo. Para além das causas apresentadas outras podem estar na origem das chamadas “moscas volantes”. Uma só mancha preta no olho ou a perceção de manchas nos olhos pode dever-se a várias outras doenças dos olhos.
O que significa ver um monte de pontinhos brilhantes?
A causa mais comum destes pontos luminosos é chamado de floaters (Manchas na visão que se parecem com pontos ou fios pretos ou cinzas que flutuam diante dos olhos) - também conhecido como Moscas Volantes. Neste caso, especificamente, não seria tão preocupante.