Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria. Por ser uma divindade que rege o universo, Gadu é chamado ainda pelos maçons de Sadu (Supremo Arquiteto do Universo) —assim representado para não ferir as religiões dos irmãos.
O G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo, é o “deus genérico” da Maçonaria, a organização secreta mais antiga do mundo e cuja influência oculta está presente em quase todas as esferas da sociedade contemporânea. Presidentes, líderes religiosos e sociais governam o mundo sob o manto maligno da Maçonaria.
A presença do “G” no Templo é representativo da Geometria como a ciência maçônica; como foco do estudo, conhecimento e prática do trabalho maçônico; e principalmente como origem da Arte Real, base para o uso de todas as ferramentas do maçom.
Sadhus são sanyasi, ou renunciantes, que deixam todo seus bens materiais e que moram nas cavernas, florestas e templos da Índia e do Nepal. O sadhu é referido como Baba pelas pessoas comuns. A palavra baba também signifca pai, avô, ou tio em muitas línguas indianas.
Salmo da Fraternidade ou Salmo da Concórdia ou Salmo Maçônico, refere-se ao Salmo 133 no contexto da Maçonaria, no qual David enaltece a fraternidade citando Aarão no contexto dos montes Sião e Hermon.
O Grande Arquiteto do Universo (abreviado como G.A.D.U. ou GADU), segundo algumas religiões e sistemas de crenças, seria o principal Criador do universo, principalmente do mundo material (demiurgo) independente de uma crença ou religião específica.
O Salmo 133 exalta a beleza do fato dos irmãos estarem juntos, em harmonia, é uma eloquente descrição da beleza do amor fraternal, e por esta razão muito mais apropriado para ilustrar uma sociedade cuja existência depende daqueles nobres princípios.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
A maçonaria simbólica compreende o seguintes três graus obrigatórios, previstos nos landmarks da Ordem: Aprendiz; Companheiro e Mestre. O trabalho realizado nos graus ditos "superiores" ou filosóficos é optativo e de caráter complementar.
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."
Unidade e Equilíbrio, os três lados do triângulo podem ser interpretados como representando unidade (Deus), equilíbrio (equilíbrio entre forças opostas) e perfeição espiritual. Luz e Conhecimento, p triângulo como símbolo de luz e o Delta luminoso como uma fonte de conhecimento espiritual e moral para os maçons.
Hoje os maçons se identificam publicamente, fazem propaganda, carregam adesivo no carro. Então não haveria problema em se identificar ao assumir um cargo público.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.
Uma delas é sobre o significado da sigla Gadu, que, para os maçons, representaria o criador do universo. Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
“A Grande Loja de Londres foi inaugurada do dia 24 de junho de 1.717, exatamente no Dia de São João. Por conta disso, este é o santo padroeiro da maçonaria. Inácio Loiola ressaltou que a maçonaria tem como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e, na condição de integrante da organização, saudou a todos os maçons.
Maçonaria Grau 4 REAA: Mestre Secreto (Supremo Conselho Altos Graus de Maçonaria Livro 1) No momento, você tem o número máximo de títulos que pode pegar emprestado. Para pegar este título emprestado, selecione pelo menos 1 título para devolução.
A Maçonaria condena como contrária à moral, retrógrada e anti-social a existência de corporações religiosas que segregam seres humanos da sociedade e da família.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Em Israel, o bode era um dos animais preferencialmente escolhidos para expiar os pecados das tribos de Deus, concentrando-os simbolicamente na sua cabeça, e fazendo-os desaparecer pela sua morte em sacrifício, surgindo assim a figura e a expressão bode expiatório.
O Livro da Lei é o símbolo de Lei moral que cada Maçom deve respeitar e seguir; representa a filosofia que cada um adota ou a Fé que anima e governa os homens. simplesmente o Livro da Lei, livro que continha os Antigos Deveres, as regras, – os Old Charges – que regulavam a atividade das corporações.