O que significa a palavra Gaudério no Rio Grande do Sul?
Aquele dicionário tem 556 páginas e contem 6.800 termos e expressões do regionalismo gaúcho. Vejamos a definição de Gaudério: Gaudério é uma pessoa que não tem ocupação séria e vive à custa dos outros, andando de casa em casa. Parasita, amigo de viver à custa alheia.
Castelhano ou gringo eram os termos utilizados pelos gaúchos sul-riograndenses para designar o colono espanhol oriundo da Província de Castella na Espanha e que migraram para Argentina e Uruguai. Já o termo "gaúcho" surgiu, provavelmente, nos quartéis do século XVIII e aparece como sinônimo de "gaudério".
Resposta: 1) Veja em nossa Lista de Palavras. 2) Do Espanhol platino GAUDERIO, “homem solto, de má vida”, provavelmente do Latim GAUDERE, “gozer, aproveitar, desfrutar”.
Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”
Guaipeca: modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas. Indiada: grupo de vários homens. Arreganhado: adjetivo que significa "exibido", pessoa que gosta de se exibir; ou uma aproximação com intenção de seduzir.
Significado de gaúcho. O que é gaúcho: Como substantivo define genericamente o habitante do RS (Brasil). No RS, designa especificamente o campesino (campeiro), homem de atividades rurais, especialmente o que usa o cavalo como meio de ação e locomoção.
Já o Dicionário Aulete traz a definição de “boca aberta” (=pessoa que se surpreende e se deslumbra com tudo; BOBO; SIMPLÓ- RIO; Pessoa aparvalhada, sem expediente e que age com lentidão).
Logo, tudo que era muito bom (ou muito ruim, ou muito qualquer coisa), era três vezes bom, então era “tri.” Porém, o que decorreu disso foi que o porto-alegrense pegou gosto pelo tal do “tri” e eventualmente começou a dispensar o adjetivo que vinha depois, quando se tratava de coisa boa.
Expressão de espanto ou admiração utilizada pelos gaúchos. Sendo bah, diminutivo de barbaridade e tchê, palavra herdada dos indígenas tupi-guarani, que significa "meu". Seria como dizer, mas que barbaridade meu.
Número um vamo começar com a peixada, que não tem nada a ver com peixe. Rapaziada, se alguém falar pra vocês que deu uma peixada, ele quer falar que deu uma batida de carro, mas não tem nada a ver com peixe. Sério, é uma batida de carro. É isso que é peixada.