A sigla GSXF significa Gold Super Xtreme Four, e a não menos famosa Suzuki GSX 750 “F” nasceu em 1985, com 748cc e 101HP a 10.500RPM, e começa a escrever a historia da Sport-touring que conquista milhões de pessoas pelo mundo afora. Os modelos GSX-F foram, por algum motivo chamados de Katanas nos EUA e Canadá.
Já as Honda CBR são mais recentes, nascidas no começo dos anos 1980, e tem o clássico “R” (de Racing ou Racer) para identificá-las como modelos mais esportivos do que as CB. Na sequência dos dígitos referentes a capacidade cúbica do motor – 400, 600, 900 entre tantas versões –, outras letras surgiram.
N é de naked e XR significa que é uma moto on e off-road, algo como dentro e fora da estrada, ou seja, para uso dentro da cidade e para viajar também. Citizens Band, “faixa do cidadão”, em inglês, designa motos urbanas. A linha CB, lançada em 1980, foi a primeira motocicleta nacional grande.
A própria sigla “ESi” ressalta duas destas características principais: a presença da partida elétrica (ES) e da injeção eletrônica (i). O modelo foi desenvolvido de olho em um público que deseja uma motocicleta mais potente que a CG 125 Fan, mas não quer abrir mão de robustez visual.
Top de linha da família CG, a Titan agora estará disponível somente em duas versões: ESD e EX. As antigas Titan KS (partida a pedal) e ES, que não tinham freio a disco, foram aposentadas. A diferença mais visível entre as duas versões do modelo 2011 – ESD e EX – é a roda de liga leve que equipa a versão EX.
O CDI é um circuito eletrônico que é responsável por dar o sinal para a bobina inicie o processo de faísca das velas, ou seja, o CDI é uma central que funciona antes mesmo que o próprio sistema de ignição em si, que muitos pilotos acreditam que começa com a ligação do motor na fase de combustão apenas.
O que é CRF? Em todas as 26 Unidades Federativas brasileiras mais o Distrito Federal, há um Conselho Regional de Farmácia (CRF) encarregado de fiscalizar e monitorar a atividade profissional farmacêutica com o objetivo de cumprir e fazer cumprir o disposto na lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais.
Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, abreviada por KTM, cuja razão social é KTM Sportmotorcycle AG, é uma empresa austríaca que fabrica motocicletas de alto rendimento.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
Tezos (XTZ) é uma rede Blockchain baseada em contratos inteligentes de primeira camada. Essa plataforma permite a criação e hospedagem de projetos, aplicativos e ativos em um ambiente autoatualizável de código aberto, seguindo os mesmos padrões da Ethereum.
Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.
Hornet é uma espécie de zangão, e nada mais adequado para nomear um modelo que cravou fundo seu ferrão nos corações de motociclistas de todo o planeta, seduzidos pela agressividade e potência do modelo.
Toda essa imersão tecnológica nos tornou verdadeiros experts na arte de economizar texto: oq (o que), qd (quando), vc (você), fz (fazer), sqn (só que não)...
1) Variáveis e índices: o símbolo xj (leia x índice j) representa qualquer um dos n valores x1, x2, ..., xn resultantes da mensuração de uma variável aleatória X na amostra (conjunto de dados). A letra j, usada como índice, indica um dos possíveis valores, de 1 a n, da variável aleatória.
A sigla MT significa Masters of Torque, “Mestres do Torque” na tradução para o português, uma alusão a característica mais marcante dos modelos da MT Series, que é torque generoso presente em seus motores. Consequentemente, as MTs são ágeis e extremamente rápidas nas acelerações e retomadas de velocidade.
A família XRE encerra nossa jornada, representada pelas XRE 300 e 190. Essas não são apenas motos off-road; são símbolos da versatilidade que marcou as XL e XLX dos anos 1980 e 1990. Assim como suas predecessoras, as XRE combinam o espírito aventureiro com a adaptabilidade para encarar as estradas urbanas.
A Yamaha YBR 125 K ganhou esse nome por oferecer apenas a partida a pedal, onde a letra 'K' indica que o sistema é por meio do chute (kick). Já a YBR 125 E apresenta partida elétrica e a ED, “electric start disc”. Sistema de partida por botão e freio a disco na roda dianteira.
A sigla CR-V vem de "Compact Recreational Vehicle". Trata-se de um veículo destinado a uso cotidiano, com dirigibilidade agradável, e alta praticidade. Assim, ele oferece espaço de utilitário, a versatilidade de uma minivan e a dirigibilidade de um sedan. Justamente por isso, ele não pode ser classificado como um SUV.
CG significa City General, e CB, City Bike. As CGs recebem esse título, pois são motos urbanas de uso geral, tal como a popular CG 160. Já as CBs recebem esse nome para caracterizar que, apesar de possuírem distinções esportivas em desempenho e estética, ainda são motos urbanas, tal como a CB 500F, por exemplo.
De acordo com a Honda, as siglas são utilizadas para caracterizar o conceito de seus modelos e as respectivas categorias em que se enquadram. A CG, por exemplo, líder de vendas no País, é uma moto para uso diário urbano. Por esse motivo, foi batizada de City General (uso geral na cidade, em tradução livre).
O CDI é a melhor referência para investimentos de renda fixa", disse Bona. O investidor precisa converter a taxa prefixada para um percentual do CDI. No exemplo dado, de um CDB que paga 8% ao ano, faça a seguinte conta: 8 (taxa do CDB pré) / 6,39 (taxa do CDI) = 1,25 x 100 = 125.
Entender para que serve o CDI da moto é essencial para qualquer motociclista. Esse pequeno dispositivo é o coração eletrônico da sua motocicleta e gerencia a faísca que acende o combustível. Sem essa peça, a moto simplesmente não vai funcionar.