Em uma solução aquosa sempre haverá íons H+ e OH- (devido à ionização sofrida pela água) que serão utilizados para caracterizar uma solução em ácida ou básica.
O H+ é o ácido mais forte que pode existir no equilíbrio em solução aquosa. O OH- é a base mais forte que pode existir no equilíbrio em solução aquosa. As substâncias com acidez desprezível são aquelas como o CH4, que contém hidrogênio, mas não demonstram qualquer comportamento ácido em água.
pH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de cátions hidrônio (H3O+) em uma solução. pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.
Quanto maior concentração de íons H+, menor o pH de uma substância. Se a concentração de H+ é maior do que OH-, o material é ácido, ou seja, o valor de pH é inferior a 7. Se a concentração de OH- é maior do que H+, o material é básico, com um valor de pH maior do que 7.
Ácido – substância que libera íons H+ (prótons), quando dissolvida em água. Base - substância que libera íons – OH (hidróxido), quando dissolvida em água.
Afinal, o que significa pH feminino? O pH vaginal representa o nível de acidez ou alcalinidade presente na vagina. Para determinar esse número, é usada uma escala que varia de 0 a 14. Um pH menor que 7 é considerado ácido, um pH acima de 7 é considerado alcalino, já um pH de 7 é considerado neutro.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).
O regulamento indica claramente que a água potável deve ter um pH na faixa de 6,5 a 9,5 . São exceções a esta regra: água engarrafada – sua acidez pode ser 4,5, água gaseificada – pode ter um pH inferior a 4,5.
A acidez ou alcalinidade de qualquer solução, inclusive do sangue, é indicada pela escala de pH. A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45.
Esse tipo de notação indica o teor de íons H+ presentes na solução e é definido pela expressão matemática: De maneira semelhante, podemos definir o pOH ou potencial hidroxiliônico, que nos diz o teor de íons OH- presentes na solução.
O pH tem papel importante no funcionamento do organismo, pois atua em etapas metabólicas essenciais. O pH tem grande influência na atividade enzimática, havendo um pH ótimo de funcionamento para uma determinada enzima. Quanto mais próximo ao pH ótimo, maior a atividade enzimática.
Os alimentos apresentados e os seus respectivos valores de pH eram o seguinte: limão - 9,9; abacate - 15,6; alho - 13,2; manga - 8,7; tangerina - 8,0; abacaxi - 12,7; laranja - 9,2.
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida. Valores de pH maiores ou igual a 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.
A concentração de íons H+, chamada de concentração hidrogeniônica, indica se uma solução é ácida ou básica. O pH é utilizado como uma forma quantitativa de exprimir a acidez ou a basicidade de um meio. Quanto mais alta for a acidez de uma solução, mais baixo será o pH. Genericamente: [H+] = 10-x mol/L.
Qual a diferença entre lubrificação feminina e corrimento? O corrimento, diferente da lubrificação natural ou fisiológica, geralmente tem uma quantidade maior, sem estímulos sexuais e/ou físicos. Também tem odores desagradáveis e cores diferentes da clara de ovo, dependendo da causa.
Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.
O pH normal do sangue é entre 7,35 e 7,45, que é considerado um pH ligeiramente alcalino. Qualquer alteração nesses valores é uma situação muito grave, que coloca a saúde em risco, havendo até risco de morte.