Hebreus 11:7 é um versículo importante da Bíblia, pois ele afirma que “a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das realidades que não se vêem”. Esse versículo é considerado um dos mais importantes do Novo Testamento porque fala sobre a fé.
O que significa herdeiro da justiça que é segundo a fé?
As palavras 'herdeiros da justiça' se referem a alguém que faz a obra de Deus. O Senhor nos salvou de todos os nossos pecados com sua obra da justiça. E àqueles que creem no evangelho da água e do Espírito, ele confiou sua obra, a obra de salvar almas e pregar sua Palavra.
Quem busca a Deus incansavelmente não O vê, mas sabe por intermédio da fé que Ele existe. Isso é mais do que esperança; e, pela fé, transforma-se em convicção, na “prova das coisas que se não vêem”.
Através de Seu sacrifício expiatório somos purificados dos nossos pecados e recebemos a promessa da vitória final. Perseveremos, pois, em sermos “imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas” (Hb 6:12).
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito daquilo que é visível.
Hebreus 11 Estudo: O TESTEMUNHO DOS HERÓIS DA FÉ (Bíblia Explicada)
Quais são os três tipos de fé?
Sem sombra de dúvida esse exemplo ilustra a segunda parte de Hebreus 11:1 “e a prova das coisas que se não veem”. Agora vamos considerar os três tipos de Fé que encontramos: a primeira é chamada de fé comum ou natural; a segunda de fé salvífica ou salvadora e a última de fé operante.
Segundo o dicionário, é um sentimento de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. A fé é um dos mistérios do planeta. É a forma como cada um de nós enxerga a verdade.
Paulo usou Melquisedeque como símbolo e representação de Jesus Cristo. Ele ensinou que Jesus Cristo e Seu sacerdócio eram necessários porque o sacerdócio levítico, com a lei de Moisés que ele administrava, não poderia aperfeiçoar os filhos de Deus (ver Hebreus 7:11).
1 Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; 2 e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa "rei de justiça"; depois, "rei de Salém" quer dizer "rei de paz".
Diferente dos sacerdotes levíticos, que eram incapazes de continuar a servir por causa da morte, Jesus vive sempre para fazer intercessão por nós. Jesus foi feito sacerdote através do imutável juramento de Deus. Os sacerdotes levíticos eram fracos porque pecavam assim como os homens pelos quais eles faziam intercessão.
O livro de Hebreus foi escrito por um autor desconhecido por nós, para judeus que tinham se convertido a Cristo. Por causa de perseguição, estes estavam prestes a voltar ao judaísmo.
Quem escreveu esse livro? A maioria dos santos dos últimos dias aceita que Paulo é o autor de Hebreus (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Contudo, algumas pessoas questionam se Paulo escreveu essa epístola porque seu estilo e sua linguagem são diferentes das outras cartas de Paulo.
Irmãos, são considerados herdeiros colaterais, não herdeiros necessário. Eles só herdam quando não há descendentes, ascendentes ou cônjuge sobrevivente.
Pois as Escrituras dizem: “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo”. O salário daquele que trabalha não é um presente, mas um direito. Contudo, ninguém é considerado justo com base em seu trabalho, mas sim por meio de sua fé em Deus, que declara justos os pecadores.
Conclusão. O ensino principal de Hebreus 7 é o de que o sacerdócio de Cristo é superior ao sacerdócio levítico, pois é um sacerdócio da ordem de Melquisedeque. O autor usa Gênesis 14.18-24 e o Salmo 110.4 em sua argumentação.
Enquanto as escrituras são repletas de referências sobre o Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo, Sua Ressurreição e Sua ascensão aos céus, Hebreus enfatiza o trabalho contínuo do Redentor na vida de todos os que se voltam a Ele em obediência e fé.
O tema de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. Jesus não é só um outro porta-voz; Ele é muito superior em natureza aos profetas que o precederam. Ele não é somente Criador e Redentor (Hebreus 1:2-3); Ele é também Divindade.
No entanto, o estudo de Hebreus 11 nos fornece informações suficientes para concluirmos que nem todos que afirmam confiar em Deus, de fato confiam. Ter fé em Deus inclui confiança plena em Seus propósitos, mesmo que estes sejam contrários às expectativas pessoais e à opinião geral.
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
O que a Bíblia diz sobre o dízimo no Novo Testamento?
A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).
Podemos exercer fé em Cristo quando temos certeza de que Ele existe, temos uma ideia correta de Seu caráter e sabemos que estamos nos esforçando para viver de acordo com Sua vontade. Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar em Seu poder, Sua inteligência e Seu amor infinitos.
Doenças, divórcios, sofrimentos e desempregos podem ser algumas das tentações que o inimigo utiliza para fazer com que as pessoas duvidem da ação amorosa de Deus. Sendo assim, inicia-se um processo de afastamento do Senhor, experimenta-se uma crise de fé na qual a existência de Deus é questionada.