Com origem no nome do seu fundador, a palavra “Honda” significa em japonês “aquele que provém da base dos campos”, uma referência às humildes origens de Soichiro Honda.
Fundada por Soichiro Honda. Teve sua pronúncia "ronda" consolidada — antes "ondá" — após sua expansão e entrada no mercado alemão, determinando assim uma marca universal. Embora seja uma empresa sediada no Japão, a Honda exporta os seus veículos para o mundo inteiro.
A história da Honda começou na segunda metade dos anos 40, em um Japão pós-guerra, caótico e precisando se reconstruir. Seu protagonista foi Soichiro Honda, o homem que preferiu fabricar suas peças em vez de consertá-las quando ainda era um jovem piloto de corrida.
O que poucos sabem é a razão de Soichiro Honda, o fundador da empresa, ter escolhido a imagem da asa para representar sua marca, inspiração que veio da deusa da vitória da mitologia grega, a deusa Nike.
A história de determinação do fundador da Honda Motors serve de inspiração tanto para os amantes da marca, para empreendedores. Soichiro Honda nasceu em 1906 na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores.
Foi nesse clima que o fundador da empresa, Soichiro Honda, decidiu vir ao Brasil em pessoa, no final de 1973. A viagem tinha propósitos múltiplos: ver seus negócios de perto, conhecer um pouco melhor o país e reencontrar um amigo de longa data, um conterrâneo, radicado no Brasil desde o finalzinho dos anos 1930.
A crença no poder dos sonhos, traduzida no slogan mundial da marca Honda – The Power of Dreams – é um dos principais legados deixados pelo criador da empresa, Soichiro Honda.
Marcas que usam fontes serifadas egípcias: Sony, Honda e Volvo. Psicologia das fontes serifadas egípcias: essas fontes passam uma imagem arrojada e chamativa. Elas transmitem uma sensação de confiança, segurança e pensamento criativo, graças às suas linhas pesadas e serifas menos delicadas.
Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 2 milhões de veículos. Em 2019, a Honda iniciou a produção de automóveis em uma nova fábrica, localizada na cidade de Itirapina (SP).
A ACURA (pronuncia-se É-kiu-ra) é uma empresa Nipo-Americana de origem japonesa, criada como divisão de luxo da Honda em março de 1986, para atuação primária nos mercados americano, canadense, mexicano e em Hong Kong.
A primeira Honda assim batizada foi a XR 500 de 1979, enduro que derivava totalmente da XL 250 Motosport, apenas dotada de motor maior. Logo a Honda dedicou a sigla XR à uma safra de motos realmente de briga, específicas para o off-road, com motores 4 tempos, fator que as diferenciava das CR da época, de motores 2T.
Não é uma palavra abreviada, como no caso da Honda ADV, mas sim uma sigla, as iniciais de Personal Confort Experience, o que nem exige tradução de tão óbvio que é, definindo exatamente o que esta scooter oferece para quem a escolhe como parceira do dia a dia.
O espírito jovem na Honda é uma expressão que representa a filosofia e os valores da marca. Ter espírito jovem na Honda significa ter uma mentalidade aberta, criativa e inovadora, buscando constantemente desafios e superação.
Buscamos ir além a tudo o que fazemos, extenuar alternativas, transformar desafios em oportunidades e aprender com cada erro e acerto. Esse é o ritmo que torna nosso ambiente dinâmico e mantém nosso espírito jovem, preparando-nos para antecipar mudanças, superar falhas, perseverar e seguir em frente e à frente.
Tal qual a BMW, a Honda possui sua divisão de motos e carros. Além disso, ela também é dona da Acura, divisão de luxo criada para os Estados Unidos seguindo o molde de Lexus e Infiniti.
O início de nossa história no Brasil se dá em 26 de outubro de 1971, no bairro da Pompeia em São Paulo/SP. Com a fundação da Honda Motor do Brasil Ltda, iniciamos as importações de motocicletas da marca para o território brasileiro e contribuímos para que elas se popularizassem no País.
Issao Mizoguchi – Minha missão será a de dar a oportunidade para uma nova fase de nacionalização dentro da Honda. Primeiro foi a dos componentes e agora uma gestão brasileira. Me sinto muito honrado em ser o primeiro presidente brasileiro a assumir este cargo.
Instalada em Sumaré/SP, a Honda Automóveis produzia em seu início 20 unidades do Civic por dia. Hoje, a fábrica já atingiu a marca de 1.500.000 de automóveis produzidos, incluindo os modelos: City, Fit, HR-V, além do Novo Civic Geração 10!
Em 1992 chegaram ao Brasil os primeiros automóveis de 4 rodas importados da Honda. 5 anos depois, o Brasil começava a produzir o Honda Civic, na unidade de Sumaré (SP), onde já foram produzidos mais de 2 milhões de veículos. Em 2019 a Honda começou a produção de veículos em uma nova fábrica em Itirapina (SP).
Os motivos seriam diferentes. No caso da Honda, o fim da produção local dos modelos Civic e Fit – dois carros muito admirados pelos brasileiros – seria o sinal de que a montadora japonesa estaria de malas prontas. Junte a isso o fato de que uma das fábricas da Honda foi desativada recentemente.