A única aceita é a abreviação da frase em latim: “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens). Algumas pessoas interpretam erroneamente as três letras como “Jesus Homem Salvador” ou “Jesus Hóstia Santa”.
Mas na realidade, JHS ou IHS é a sigla da expressão: “Iesus Hominun Salvator”, que significa: “Jesus Salvador dos homens”. JHS é um Monograma de Cristo que corresponde as três primeiras letras de “Ihsus” que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus).
A sigla JHS aparece em relevo na hóstia e, basicamente, significa Jesus Salvador dos Homens. Este (esse) é um símbolo da fé católica e que foi originalmente criado por São Bernardino de Sena, mais especificamente no século XV, e, posteriormente, foi adotado por Santo Inácio de Loyola, em meados do século XVI.
As letras IHS são usadas pela Companhia de Jesus, a ordem religiosa dos jesuítas e estão na base do pórtico de entrada da Praça Pinheiro Machado em Santo Ângelo. O monograma significa Jesus Salvador dos Homens que seria a abreviatura da afirmativa escrita em latim “Iesus – Hominium Salvator”.
A própria palavra crucifixo - e daí crucificação - significa, literalmente, fixo na cruz. Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus).
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
O nome da Igreja sofreu diversas alterações durante a década de 1830. Primeiramente era chamada de "A Igreja de Jesus Cristo", sendo chamada depois de "A Igreja de Deus", e em seguida, em 1834, o nome foi alterado oficialmente para "A Igreja dos Santos dos Últimos Dias".
▶️ Esse monograma é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego: ΙΗΣΟΥΣ. ▶️ Sua forma latina “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens ou Jesus Homem Salvador) foi criada por São Bernardo de Sena, no século XV. ▶️ Esses são os dois sentidos corretos do monograma JHS.
O símbolo PX, também conhecido como Chi-Rho, é uma combinação das duas primeiras letras do nome de Cristo em grego: Χ (chi) e Ρ (rho). A letra Χ (chi) é a primeira letra do título "Χριστός" (Christós), que significa "Cristo", e a letra Ρ (rho) é a segunda letra.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Henrique José de Souza (Salvador, 15 de setembro de 1883 — São Paulo, 9 de setembro de 1963) foi um eubiota, estudioso do ocultismo, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose e reconhecido como patrono de diversas lojas maçônicas e instituições de cunho cultural-espiritualista, além de ter realizado diversos estudos ...
Cruz das Cruzadas: 46. Cruz da Conquista e da Vitória: Cruz grega complementada com a primeira e a última letra do nome de Jesus em grego (IC), a primeira e última letra do nome Cristo em grego (XC), e a palavra grega para vitória (NIKA).
A Igreja Católica, em primeiro lugar, é una, não só por ser única (ou seja, não há outra Igreja além dela), mas também pela unidade de fé (cf. Mt 28, 18, 20; Lc 24, 47), a mesma para todos os fiéis; pela unidade de governo, centrado na autoridade suprema do Romano...
A Igreja Católica Romana ensina que Cristo fundou apenas "uma Igreja verdadeira", e que esta Igreja verdadeira é a Igreja Católica, o lugar de comunhão, com o bispo de Roma (o papa) como seu chefe supremo e infalível.
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...
Não. Segundo fatos da própria Bíblia, nenhuma "igreja" nos molde que denominamos ou conhecemos hoje foi criada. Quando Jesus delegou a Pedro a missão de edificar sua "igreja" ele não estava falando de uma instituição física ou secular.
Acredita-se que ele tenha nascido por volta do ano 6 a.C. e 4 a.C. Sua atuação como profeta religioso levou ao surgimento de uma nova religião: o cristianismo. Alguns historiadores acreditam que ele teria sido o líder de um movimento revolucionário na Palestina.
Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).
Ichthys ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador") é um símbolo que consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe, sendo um dos símbolos mais antigos do cristianismo.