A ILSAC (International Lubricant Standardization and Approval Committee) – Comitê internacional de Aprovação e Padronização de Lubrificantes é uma agência reguladora dos Estados Unidos que reúne as marcas Ford, General Motors, Chrysler e a Japan Automobile Manufacturers Association, Inc.
Certificação concedida pelo Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (International Lubricant Standardization and Approval Committee), a ILSAC é uma entidade conjunta dos fabricantes de veículos automotores dos Estados Unidos e do Japão, que cria e estabelece os níveis mínimos de desempenho ...
A ILSAC GF-6, uma nova especificação de lubrificantes, será lançada pelo ILSAC (International Lubricant Specification Advisory Committee) em maio de 2020. Como sucessora da ILSAC GF-5, a GF-6 será uma nova norma da indústria e será compatível com as normas anteriores.
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, e tem um desempenho muito melhor. Além disso, também há as combinações de letras e números que formam outra sigla. É o caso de "10W40", "15W30", "5W40" e por aí vai.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Se o manual do proprietário de veículo automotivo recomendar um óleo API SJ ou API SL, um óleo API SN fornecerá proteção total. Para os motores a diesel, a categoria mais recente geralmente, mas nem sempre, inclui as propriedades de desempenho de uma categoria anterior.
Pode usar óleo 5w30 se não houver stock do 0w20, porém na próxima manutenção coloque o óleo 0w20." A diferença nestes óleos é só a viscosidade e o preço...
O DexOs é um óleo que combina aditivos avançados para garantir a proteção e o desempenho ideais do motor. Além disso, o óleo DexOs atende a padrões rigorosos de qualidade e desempenho estabelecidos pela GM.
Óleo lubrificante sintético de alta performance para atender às demandas dos motores a gasolina e flex, além dos requerimentos de economia de combustível e redução de emissões. Formulado com óleos básicos 100% sintéticos e aditivos de tecnologia avançada.
Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc… O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.
Lubrificante sintético com exclusiva formulação 3E Technology, para veículos de passeio movidos a gasolina, etanol, Flex e GNV. Desenvolvido para oferecer máxima proteção do motor e melhor performance.
Qual é o tipo de lubrificante mais usado atualmente?
O óleo lubrificante, que é o tipo mais utilizado em aplicações industriais e automotivas, tem como principal vantagem a capacidade de auxiliar no controle da temperatura e da limpeza das peças lubrificadas.
Junto à especificação de viscosidade, temos o grau de desempenho definido pelo American Petroleum Institute (API), que está relacionado com a capacidade de proteger contra o desgaste e a corrosão, e a outros parâmetros, que são obtidos por meio da introdução de aditivos na formulação do óleo.
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.
Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Isso significa que a SN supera a SJ em termos de tecnologias. “Atualmente, a API SL é a mais antiga especificação do mercado, enquanto a SN é a mais moderna”, diz o consultor. Também não é raro que algumas montadoras estabeleçam seus próprios requerimentos de performance, definidos por testes adicionais aos da API.
Mobil 1™ 0W-20 é um avançado óleo de motor totalmente sintético projetado para ajudar a oferecer excelente proteção ao motor e maior economia de combustível*, mantendo o motor funcionando como novo e protegendo peças críticas do motor por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo**.
Quais carros utilizam o óleo 0W20? Recomendado para carros Honda (a partir de 2013), Toyota, GM e Fiat (a partir de 2017). No entanto, é importante verificar o manual do proprietário do veículo para ter certeza sobre a especificação correta do óleo a ser utilizado.
O óleo de motor 5W-30 dexos2 consiste numa mistura exclusiva de óleos base de alto rendimento e aditivos modernos, cuja formulação é totalmente compatível com os mais recentes filtros de partículas diesel (DPF) e catalisadores de veículos a gasolina (CAT).
A ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles) é a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis e a evolução do antigo Comité dos Construtores do Mercado Comum (CCMC) sendo responsável pela definição da qualidade dos óleos para motores de 4 tempos de acordo com os requisitos das normas europeias.