A ILSAC GF-6, uma nova especificação de lubrificantes, será lançada pelo ILSAC (International Lubricant Specification Advisory Committee) em maio de 2020. Como sucessora da ILSAC GF-5, a GF-6 será uma nova norma da indústria e será compatível com as normas anteriores.
A ILSAC (International Lubricant Standardization and Approval Committee) – Comitê internacional de Aprovação e Padronização de Lubrificantes é uma agência reguladora dos Estados Unidos que reúne as marcas Ford, General Motors, Chrysler e a Japan Automobile Manufacturers Association, Inc.
Lubrificante sintético com exclusiva formulação 3E Technology, para veículos de passeio movidos a gasolina, etanol, Flex e GNV. Desenvolvido para oferecer máxima proteção do motor e melhor performance.
GF-5 Especificação ACTIVA (OBSOLETA a partir de 2021.05.01) que substituiu a GF-4 em 2010, similar à API SN e desenvolvida para cumprir padrões mais exigentes de controlo dos depósitos no pistão e de lamas. Maior economia de combustível, menor número de emissões poluentes e ainda maior compatibilidade com vedantes.
A API SN é similar à ILSAC GF-5. A especificação API SP foi desenvolvida para oferecer protecção contra a pré-ignição a baixa rotação (LSPI), melhor economia de combustível, melhor protecção do motor e melhor estabilidade ao envelhecimento do óleo. A API SP é similar à ILSAC GF-6A.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
SN não é um denominação ruim, apenas quer dizer que atende determinados tipos de motores, o SP, é feito para motores mais modernos, como os híbridos, GDI e start/stop, e que por consequência exige especificidades e componentes químicos diferentes.
Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto. Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
As siglas utilizadas (SL, SM e SN, por exemplo) são índices que classificam o tipo de óleo de acordo com suas propriedades. O API (American Petroleum Institute) se refere a modernidade, e, quanto maior a letra, melhores aditivos ele terá. Essa informação fica sempre no lado inferior direito da embalagem.
A ILSAC GF-6, uma nova especificação de lubrificantes, será lançada pelo ILSAC (International Lubricant Specification Advisory Committee) em maio de 2020. Como sucessora da ILSAC GF-5, a GF-6 será uma nova norma da indústria e será compatível com as normas anteriores.
Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG, etc.. O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho.
A primeira é a SAE (Society of Automotive Engineers), que qualifica o óleo pela viscosidade. Já a segunda classificação, chamada de API (American Petroleum Institute), avalia os níveis de desempenho dos óleos lubrificantes e os divide em duas categorias, que variam dependendo do motor do carro.
Qual é o tipo de lubrificante mais usado atualmente?
O óleo lubrificante, que é o tipo mais utilizado em aplicações industriais e automotivas, tem como principal vantagem a capacidade de auxiliar no controle da temperatura e da limpeza das peças lubrificadas.
Proteção superior contra a formação de borra contra o desgaste do que a ACEA C3 e maior benefício em economia de combustível do que a ACEA C2. Especificação para veículos que exijam perfil Fuel Economy, maior proteção contra o engrossamento por oxidação se comparado a ACEA C2.
A ACEA (Association des Constructeurs Européens d'Automobiles) é a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis e a evolução do antigo Comité dos Construtores do Mercado Comum (CCMC) sendo responsável pela definição da qualidade dos óleos para motores de 4 tempos de acordo com os requisitos das normas europeias.
Outro salto de qualidade, a especificação API SP representa avanço na tecnologia de aditivação dos lubrificantes e está um passo à frente da atual API SN como também da SN Plus.
Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Você já deve ter visto nos rótulos informações como SAE 5W30, SAE 10W40, API-SN, API-SL. A sigla SAE significa Sociedade de Engenheiros Automotivos, em inglês. E é essa a sigla que determina a viscosidade do lubrificante.
Pode usar óleo 5w30 se não houver stock do 0w20, porém na próxima manutenção coloque o óleo 0w20." A diferença nestes óleos é só a viscosidade e o preço...
O DexOs é um óleo que combina aditivos avançados para garantir a proteção e o desempenho ideais do motor. Além disso, o óleo DexOs atende a padrões rigorosos de qualidade e desempenho estabelecidos pela GM.
Quanto maior o grau de API, mais leve e de melhor qualidade é o petróleo. Para ser considerado um óleo leve, o API precisa ser acima de 31. Para o óleo ser considerado de densidade média, o API deve ser superior a 22 e inferior a 31, e o óleo pesado tem o grau API inferior a 22.
Óleo 100% sintético formulado para prolongar a vida útil do motor de veículos de diversos tipos e quilometragem. Promove excelente proteção e performance sob condições diversas de direção.
O óleo de motor 5W-30 dexos2 consiste numa mistura exclusiva de óleos base de alto rendimento e aditivos modernos, cuja formulação é totalmente compatível com os mais recentes filtros de partículas diesel (DPF) e catalisadores de veículos a gasolina (CAT).
Óleo lubrificante sintético de última geração, destinado aos mais modernos motores a gasolina, etanol, flex e GNV. Proporciona redução no consumo de combustivel em até 4,7% Além de proteção ao motor operando com etanol e ao sistema de controle de emissões, conforme norma ILSAC GF-6.