Uma das palavras que mais gosto do idioma hebraico é kavaná , geralmente traduzida como intenção do coração. Kavaná vem de kivun, que significa direção ou direcionamento.
Literalmente, esta palavra significa "direção". Apenas focando as nossas palavras na direção correta, para um objetivo exaltado, enchemos a nossa oração de intenção e significado. É muito fácil fazer isso! A maneira de adquirir esta direção é ter uma compreensão profunda das palavras que recitamos.
Em hebraico, a palavra "Lev," que significa "coração", é uma palavra muito importante. Você pode vê-la em todos os lugares e sendo usada em muitas frases diferentes, principalmente positivas. Se alguém é ometz lev (אומץ לב), então é muito corajoso e tem um caráter muito firme.
Kavaná (no Hebraico כַּוָּנָה literalmente: "intenção" ou "direção") no judaísmo é a atitude ou mentalidade quando se executa os deveres religiosos, em especial a oração.
Mateus 15:8. Jesus também poderia dizer: “Esse povo faz muita obras, mas a intenção esta totalmente errada.” Que a sua intenção esteja certa para o Deus que te vê em secreto, que vê a intenção do coração seja o galardoador da sua Vida.
Kavaná - Qual a verdadeira intenção do coração humano
O que significa o coração no mundo espiritual?
Assim como o corpo é de exteriorização, na Bíblia, o coração é um símbolo de interiorização, de sabedoria, de inteligência e de amor. Entre os Hebreus, o coração é uma forma de vivência espiritual e um símbolo de controlo dos pensamentos, das ações e da vida.
Barukh ata Adonai, ha'mavdil bein kodesh l'hol. Tradução: "Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, que diferencia o sagrado do ordinário, a luz da escuridão, Israel das nações, o sétimo dia dos seis dias de trabalho. Bendito és tu, ó Eterno nosso Deus, que diferencia o sagrado do ordinário".
Podemos extrair da Bíblia Hebraica quatro grupos de significados distintos para o termo rûaḥ (חוּר)4: Ar, vento, vendaval, brisa. Alento vital, alma, espírito, respiração, fôlego, sopro. Expressões do espírito como temperamento humano, consciência, interioridade.
Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.
A Bíblia considera o coração como o centro da personalidade. Todas as ações da vida fluem dele, “o que o pensamos, sentimos e realizamos emana do coração.
Os hebreus, tendo como base o texto de Levíticos 17 entendiam que o "coração" era a própria vida das pessoas e assim os escritores bíblicos o empregaram pelo todo, pelo indivíduo, o considerando a sede da vida intelectual e emotiva, como o símbolo do amor e de todas as emoções.
Em conseqüência, a representação anatômica desse órgão conservou durante muitos anos a forma ovalada da fruta. A palavra coração deriva do grego e do latim cor.
Boas intenções nos ajudam a chegar no objetivo, do jeito certo e fazendo a coisa certa. Corrijo o ditado, porque você só afeta o mundo por meio de suas ações, suas intenções. São suas, internas, elas não modificam a realidade. Agora quando você age, quando toma uma ação, isso pode mudar a realidade de maneira objetiva.
Seu significado carrega uma ideia de propósito, desejo, aspiração. Intenção é, portanto, um substantivo feminino sinônimo de disposição. Tem como origem a palavra em latim intentio. Geralmente, palavras latinas com a terminação –tio tendem a sofrer evolução para a terminação –ção.
O primeiro diz que “o que vale é a intenção”. Isso é o mesmo que afirmar que Deus não se importa com o que o homem faz, mas sim com sua motivação. Neste caso, todos os caminhos que intentem levar à salvação são potencialmente válidos, ficando dependentes da sinceridade com que são buscados.
O significado da Escola Ruah Elohim é o sopro de Deus que traz entendimento ao homem o fazendo sábio para cumprir seu propósito nesta terra. Este sopro dá ao homem entendimento e sabedoria, discernindo assim o seu propósito de vida e agindo conforme a vontade do seu Criador.
Ele é, portanto, o Deus dos espíritos de toda a carne. O sopro de animais também é derivado dEle. Os corpos celestes também são seres vivos, que receberam seu espírito de Deus.
HaShem. HaShem (no hebraico: השם) significa O Nome, e é utilizado durante as ocasiões normais da vida cotidiana, enquanto Adonai é utilizado no contexto religioso. Este termo não é bíblico, aparecendo a primeira vez nos Rishonim (autoridades rabínicas medievais).
Baruch Hashem é a principal expressão judaica de agradecimento e apreciação. Significa “Graças a D'us,” ou “Louvado seja ao Senhor”. As palavras Baruch Hashem aparecem na parashá dessa semana.
Falar no coração significa pensar. Ou seja, o sentido é que o servo de Abraão orou em pensamento (não audivelmente) porque o coração é a mente. Quando ele diz, “não se apartem do teu coração“, o sentido é equivalente ao que é dito imediatamente antes, “não te esqueças“.
O que significa sentir o coração arder espiritualmente?
Hoje, Jesus Cristo vivo aborda seu caminho, caro leitor, e Ele quer se revelar a você! Quando o coração arde significa que o Espírito Santo está trabalhando sua vida, não O impeça, mas deixe toda tristeza, raiva, medo e tudo que possa te impedir e permita Ele se revelar a você.
Símbolo do afeto, do amor, dos sentimentos mais profundos e do caráter de uma pessoa, o coração desde sempre entrou para o imaginário de homens e mulheres como lugar onde são guardadas as emoções.