Qual a definição de intertextual?
Intertextualidade: a relação “entre textos”, o diálogo entre textos. Toma-se, aqui, texto num sentido amplo do termo: um poema, um romance, uma notícia de jornal, os quadrinhos são textos. Mas também o são uma propaganda, um filme, um quadro, uma música.O que é intertextualidade e exemplo?
A intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada pela referência de um pelo outro de maneira implícita ou explícita. Há oito tipos distintos de intertextualidade. São eles: alusão/referência, bricolagem, citação, epígrafe, paráfrase, paródia, pastiche e tradução.O que significa um intertexto?
Conjunto de referências ou influências de outro(s) texto(s) num texto. Origem etimológica:latim intertextus, -a, -um, particípio passado de intertexo, -ere, tecer, entrelaçar.O que é um processo intertextual?
Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso. Ela pode ocorrer de modo explícito (mais facilmente percebida) ou implícito (menos facilmente percebida).O QUE É INTERTEXTUALIDADE ?
O que é um recurso intertextual?
A intertextualidade se refere à presença de elementos formais ou semânticos de textos, já produzidos, em uma nova produção textual. Em outras palavras, refere-se aos textos que apresentam, integral ou parcialmente, partes semelhantes ou idênticas de outros textos produzidos anteriormente.O que é referência intertextual?
Referência explícita ou implícita que um texto faz de outro pré-existente. Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.Quais são os 3 tipos de intertextualidade?
Os 8 tipos de intertextualidade
- Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
- Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
- Citação. ...
- Epígrafe. ...
- Paráfrase. ...
- Paródia. ...
- Pastiche. ...
- Tradução.
Qual a diferença entre paráfrase e intertextualidade?
A paráfrase é um tipo de intertextualidade, pois consiste em uma citação indireta. Paráfrase e paródia apresentam dois tipos diferentes de processos intertextuais. A paráfrase deve manter o sentido original do texto parafraseado. A paródia deve subverter, alterar o sentido original do texto parodiado.Como estudar intertextualidade?
estude as características gerais de cada tipo de intertextualidade; experimente escrever textos utilizando esse recurso de diversas formas; faça exercícios de Literatura e simulados de vestibular; cadastre-se em sites com conteúdos de Língua Portuguesa, como o Trilha do Enem, e veja as dicas sobre redação.Quais efeitos de sentido são construídos a partir dessa relação intertextual?
Ademais, as relações intertextuais promovem a construção de diferentes efeitos de sentido como críticas, posicionamentos políticos, alertas e, sobretudo, o humor.Como a intertextualidade pode ocorrer?
Dessa forma, podemos dizer que a intertextualidade acontece quando os textos conversam entre si, estabelecendo assim uma relação dialógica, representada em citações, paródias ou paráfrases.Como trabalhar intertextualidade em sala de aula?
Explique aos alunos que os textos apresentados dialogam com textos que já existiam antes deles. Apresente cada texto e solicite às equipes, uma por vez, que identifiquem o texto que serviu de base a ele. Se a equipe acertar, marca um ponto; caso não acerte, proponha a mesma tarefa à outra equipe.O que é textualidade?
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.O que é intertextualidade na música?
Em suma, essa é a ideia de que todo texto é um intertexto: tudo o que lemos ou ouvimos, entendemos em relação a outros textos, e é a relação entre textos que dá sentido a cada texto.O que é alusão intertextual?
A alusão é o recurso intertextual utilizado para referenciar (por isso é também chamado de “referência”) ou aludir a um texto anterior, sem citá-lo diretamente, nem se aprofundar nele. Esse método de produção textual traz informações superficiais e objetivas, além de ideias de outros textos, com explicações breves.Qual a diferença entre hipertexto e intertexto?
É curioso observar ainda que, enquanto no texto, o reconhecimento do intertexto leva a outro texto já conhecido - posto que é um já-dito -, no hipertexto, em geral, ocorre um movimento inverso.O que é intertexto na redação?
O que é intertexto ou intertextualidade? Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos: quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo, no nosso caso, na redação.Qual a diferença entre paráfrase e intertextualidade?
A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.Como a intertextualidade aparece no texto?
Intertextualidade explícitaOcorre quando o texto faz uma referência direta e clara a outra obra. É facilmente identificável pelo leitor, pois geralmente inclui citações ou menções explícitas ao texto-fonte. Podem ser encontradas em resenhas ou trabalhos acadêmicos que discutem e analisam textos específicos.